A ideia de um “MMO Elder Scrolls” nunca me pareceu interessante. De qualquer forma, já temos que contar pelo menos com a possibilidade do jogo chegar ao mercado, pois The Elder Scrolls Online foi anunciado em Maio deste ano, e se encontra em desenvolvimento pela ZeniMax Online Studios.
O jogo será lançado, segundo informações da empresa, para PC e Mac, e Matt Firor, diretor do título, chega a dizer que a intenção da equipe é criar o melhor MMO de todos os tempos (não sei não). Claro, Skyrim está aí, fazendo enorme sucesso desde seu lançamento, sendo fortemente ajudado pela comunidade de modders e contando inclusive com grande apoio da Bethesda, que lançou o Creation Kit. E o The Elder Scrolls Online meio que pegará carona neste sucesso todo, não é?
Mas tenho cá minhas dúvidas a respeito do MMO. Ou melhor dizendo: tenho medo. Da mesma forma que não gostaria de ver um MMO de Mass Effect, creio também que não gostaria de ver um MMO de Elder Scrolls.
Me parece que universos tão amplos, tão ricos e tão fascinantes podem ser facilmente esquecidos por uma enorme parcela de jogadores ávidos por eventos PvP e outras coisas tão comuns em MMOs. Obviamente tudo pode mudar (incluindo opiniões), o jogo pode ser bom, etc. Mas a princípio confesso que sou bastante avesso à ideia.
Mas e você, o que acha da ideia? Apoia? Não? Jogaria o The Elder Scrolls Online? Enquanto isso, veja mais algumas das 14 novas imagens de The Elder Scrolls Online:
Mais um WoW killer ou esse vai ser F2P desde o início?
@Hideki T,
Olha, não encontrei nenhuma informação sobre isso. Mas, não duvido que seja pago…hehehe
[Editado:] é, pode ser que saia primeiro exigindo pagamento de assinatura:
https://www.computerandvideogames.com/346874/elder-scrolls-online-will-be-subscription-based-before-going-free-to-play-analyst-says/
@Marcos A.T.Silva, andei atarefado e quase não li seu comentário, não vou nem clicar no link que você gentilmente postou, já resumiram na URL rs.
@Hideki T,
Hehehehe… Já, né…rsrs 🙂
Fala, Marcos!
Olha, como você, também estou com medo deste MMO. Não que a idéia não me agrade. Ter Tamriel inteira aberta para que jogadores interajam parece ótimo. Claro, isso se todos se focassem no roleplay da coisa, o que sabemos que jamais acontecerá. Griefers sempre existirão e estes sempre encontrarão uma forma de abusar do sistema unica e exclusivamente para estragar as experiências dos outros. E nada pode mudar isto, infelizmente.
Enfim, mas pode ser que a Zenimax nos surpreenda com um bom jogo, uma boa política e uma boa cash shop quando virar F2P. Pelo menos, este vídeo me deu esta esperança:
https://www.youtube.com/watch?v=KxJTsq2XeKY&hd=1
Segundo um dos desenvolvedores, haverá uma espécie de questionário que formará um “perfil gamer” do jogador e o agrupará com pessoas de gostos parecidos. Se você prefere PvE e roleplay, o sistema não te agrupará com PvPers. Só ficou meio confuso como isto vai funcionar com o super server que eles dizem ter, que colocará todos os jogadores num único server. De novo, em tese parece muito interessante, mas vamos ver como isso vai funcionar na prática. De promessas já estou de saco cheio. Ainda mais depois de um ano com eleições.
@Bruno Gurgel
Realmente, bem complicado, Bruno. A princípio, a ideia até parece ser boa. Mas, sei lá. Em muito pouco tempo vai chover jogadores, e gente que não está nem aí para contexto, etc. Pode ser mesmo que sejamos surpreendidos, mas…rs
Achei legal essa possibilidade do questionário. Nem me fale em promessas, viu…hehehe
mais um wow like……
poxa sinto falta de inovação nesse meio….
@matheus,
Eu também. Uma grata surpresa esse ano foi o GW2.