A Valve confirmou o lançamento de mais uma funcionalidade para o SteamOS e para o modo Big Picture do seu sistema de distribuição digital (o cliente para desktop também será contemplado “logo depois”). Trata-se do Steam Music, que na prática nada mais será do que um player de música embutido na interface do Steam, permitindo com que o jogador construa sua biblioteca de músicas e as reproduza enquanto joga.
“Assim que você selecionar o seu diretório local de músicas, sua biblioteca do Steam passará a incluir os álbuns e os artistas da sua coleção”, diz o comunicado no grupo oficial do Steam Music. Inclusive, quem se juntar ao grupo terá a chance de ser convidado para participar do beta do sistema. “Como sempre, os próximos passos serão influenciados pelas suas impressões do beta”.
Basta apertar o botão guia do seu controle (ou acessar o menu do modo Big Picture usando o bom e velho teclado e mouse) para abrir a tela de onde é possível reproduzir suas músicas, controlar o volume e gerenciar listas de reprodução. Assim, o player de música o acompanhará através do overlay do Steam enquanto estiver jogando.
A ideia do Steam Music busca sanar um empecilho que incomoda aqueles que gostam de ouvir suas canções preferidas enquanto estão jogando: ter que minimizar o jogo constantemente para ir até o seu player de música e alterar o volume ou trocar de faixa. Com o tempo e com o amadurecer dessa funcionalidade, quem sabe não teremos um sistema de distribuição de músicas ao estilo iTunes construído pela própria Valve? Seria bem interessante.