Muita gente pode até não ter esperado por isto, apesar do grande hype sobre The Elder Scrolls V: Skyrim. O fato é que o RPG da Bethesda vendeu mais de 3,4 milhões de unidades em 2 dias, é um título fantástico, e merece todo este sucesso. Não só merece como tem tudo para, por exemplo, continuar sendo o game mais jogado no Steam: neste momento, cerca de 179 mil pessoas estão jogando Skyrim.
A ZeniMax Media, aliás, dona da Bethesda, fez hoje alguns anúncios muito interessantes. Sete milhões de unidades de The Elder Scrolls V: Skyrim foram enviadas a lojas no mundo todo, e a empresa espera gerar mais de 450 milhões de dólares através das vendas das “launch units”. É fantástico o modo como Skyrim continua surpreendendo, desde seu lançamento, em 11/11/11.
Mais de 50% das primeiras unidades foram vendidas durante as 48 horas pós lançamento, e a Bethesda Softworks vem recebendo contínuos e grandes pedidos de lojas varejistas dos Estados Unidos, Europa e Austrália, lojas estas que desejam, é claro, garantir o estoque. A ZeniMax ainda menciona que, segundo o Steam, durante as primeiras 24 horas Skyrim atingiu a marca de 280 mil jogadores simultâneos, o que representou um novo recorde e o distanciou de outros títulos em relação à atividade online na plataforma da Valve. Aliás, esta distância continua grande, mesmo passados 5 dias do lançamento do game.
Skyrim já foi muito elogiado por diversos críticos influentes e respeitados na indústria de games, como por exemplo USA Today, G4TV, GameSpy, Wired, Eurogamer, Destructoid, GamePro, Official Xbox Magazine, Joystiq, The Guardian e GamesRadar. “Sem dúvida, este foi nosso projeto mais ambicioso até agora. Após mais de 3 anos de desenvolvimento, finalmente estamos animados por colocá-lo nas mãos de todos“, disse Todd Howard, diretor de Skyrim.
“Estamos gratos pela resposta dos fãs a Skyrim. Todd Howard e sua equipe na Bethesda Game Studios criaram um game muito especial. A antecipação por Skyrim superou qualquer game na história de nossa empresa, e estamos satisfeitos pelo fato das vendas e reviews refletirem a qualidade e as maravilhosas horas de jogo que ele fornece”, disse Robert Altman, CEO da ZeniMax Media.
Tanta surpresa, felicidade e elogios não são indevidos. The Elder Scrolls V: Skyrim e seu fantástico “Radiant Story System” fazem do jogador uma espécie de joguete nas mãos dos consoles e PC’s. Coisas surpreendentes acontecem durante o gameplay, e você pode visitar um mesmo local duas ou mais vezes de forma consecutiva e se deparar com acontecimentos distintos. Ontem, aliás, eu me aventurei em “Bleak Falls Barrow”, e me deparei com puzzles, cavernas belíssimas e misteriosas que talvez causassem inveja até mesmo em Lara Croft, e pude inclusive combater esqueletos ambulantes armados até os dentes.
Vale lembrar que esta era uma “mera” side quest dada por um comerciante de Riverwood chamado Lucan Valerius. É impressionante como “simples” side quests podem nos tomar bastante tempo e fornecerem experiências inesquecíveis. Logo depois me encontrei com o Jarl Balgruuf, o chefão de Whiterun, em seu belo castelo, enquanto o belíssimo céu estrelado parecia me chamar de novo à noite onde lobos uivavam incessantemente. E em meio a tudo isto, a oportunidade de me alistar na Legião Imperial continua pendente.
Este é o tipo de jogo que “toma” muito tempo do jogador. O tipo de jogo que provoca aquela deliciosa ansiedade, e você não vê a hora de jogá-lo novamente. Eu já havia até me esquecido do limite de itens que podemos carregar, e fui lembrado disto em um momento não muito apropriado. Se você adora se perder em mundos fantásticos, este título pode lhe agradar bastante.
Estou com medo de pegar esse jogo, minha vida social, que já não é grande coisa, vai se resumir a postar alguns comentários aqui e twittar alguma reclamação.
Já matou algum dragão?
@Hideki T,
Olha, o jogo é muito bom, Hideki. Dá medo mesmo, ao imaginarmos a quantidade enorme de conteúdo e sua “vida útil” extremamente longa…rsrsrsrsrsrs
Ainda não topei com nenhum dragão. Quer dizer, só com o dragão que “ajudou” na minha fuga enquanto prisioneiro, mas não combati nenhum, por enquanto. 🙂
Po Marcos tu não facilita minha vida mesmo hein, só aguçando. aahuahauh zuera. Já podemos dizer Game Of The Year??? E olha que este ano está díficil escolher hein.
@Homer,
Hehehehehehehehe… Nossa, mas o game é um primor, Homer. Olha, esse ano está mesmo difícil. Muitos bons lançamentos, e lançados muito perto um do outro. Mas acho que o Skyrim é candidato fortíssimo.
Parece ótimo um dia talvez eu dê uma chance!
@Daniel(Guaxupé),
Olha, Daniel, quando puder jogar, não vai se arrepender nem um pouco. Procure ver alguns vídeos de gameplay, trailers, etc, antes. Mas, mesmo você dizendo que não é muito chegado em RPG’s, vai que você começa a gostar a partir do Skyrim? 🙂