O Steam inaugurou uma funcionalidade bastante interessante. Trata-se do “Play Next”, ou “Jogar a Seguir” (acessível através desta página – faça login no Steam).

Trata-se, segundo a loja da Valve, de um sistema baseado em aprendizagem de máquina, capaz de recomendar, com base na sua biblioteca, o que jogar a seguir com base no que você tem jogado.

Muito interessante, mas será que funciona de verdade, principalmente se considerarmos a grande distribuição de nossas bibliotecas, em lojas e launchers diferentes?

Bem, no meu caso, foram recomendados logo de início Dead Space 2, Alan Wake’s American Nightmare e LIMBO.

Steam Play Next

Realmente, nunca joguei tais games. No steam, porém. Joguei todos eles ainda em meu velho Xbox 360, mas esta “falha” não é culpa do Steam, uma vez que o sistema considera apenas os títulos disponíveis na plataforma.

Se você clicar no botão “Exibir Mais”, localizado no canto inferior direito, mais 3 jogos são carregados. Mais recomendações, relativas a títulos que você nunca jogou no Steam. Interessante.

O sistema chega a exibir inclusive games similares aos recomendados, através de pequenos banners à direita.

O “Play Next” do Steam faz parte do “Steam Labs“, ou “Laboratório Steam”. Bem, uma coisa é certa: à partir de agora você pode contar com uma ferramenta extra para te ajudar naquelas situações onde você tem uma penca de jogos mas está indeciso quanto ao que jogar.

Ou até mesmo em casos onde você não saiba mesmo o que jogar a seguir, quem sabe devido a um backlog enorme, etc. Muito interessante.

Pin It on Pinterest