A Electronic Arts revelou alguns dados bem interessantes a respeito do MMORPG Star Wars: the Old Republic. Segundo a empresa, mais de um milhão de pessoas passaram o feriado em frente a seus PCs, jogando o título e lidando com Cavaleiros Jedi, Siths e Sabres de Luz. Segundo a BioWare, o número de novas assinaturas não pára de crescer, e os servidores do game continuam recebendo enormes multidões de novos jogadores.
Star Wars: the Old Republic, que já ganhou mais de 105 prêmios, incluindo o de “Best Multiplayer Game of 2011”, da MSNBC, conta, certamente, com muitos fãs da série Star Wars ajudando a compor estes grandes números. O título foi lançado em 20 de Dezembro de 2011, e já acumula alguns dados extremamente expressivos:
– Mais de 60 milhões de horas in-game;
– Mais de 850.000 mil guerreiros Sith e 810.000 Cavaleiros Jedi criados;
– Mais de 260 milhões de quests completadas;
– Mais de 44 milhões de batalhas PvP (Player versus Player);
– Mais de 9 milhões de missões de combate espacial completadas;
– Mais de 3 bilhões de NPCs mortos;
Tudo isto é fantástico, sem dúvida. Só não sei se o MMORPG conseguirá se manter por muito tempo com tão grande força. Trata-se de um jogo online onde é necessário pagar-se uma assinatura para se jogar, e estamos bem no meio de uma verdadeira onda de MMO’s gratuitos. É claro que este fato por si só não quer dizer muita coisa. World of Warcraft e Rift, mesmo com um ou outro problema, continuam por aí, cobrando suas assinaturas mensais e com grande número de jogadores.
Mas Star Wars: the Old Republic é oriundo de uma série que possui grande quantidade de fãs pelo mundo todo, série esta que além disso conta com um universo e uma profundidade imensos. Será que pelo menos metade dos participantes dessas mais de 44 milhões de batalhas PvP conhecem algo do universo Star Wars? Será que eles sabem que o MMORPG que estão jogando se passa milhares de anos antes da série de filmes que todos conhecemos?
Será que eles pelo menos sabem quem é Anakin Skywalker, Obi-Wan Kenobi, e Jabba the Hutt, só para citar alguns personagens da obra de George Lucas? Não se trata, é claro, de exigir um “teste de conhecimentos gerais em Star Wars” antes de aceitar um jogador. Estou tentando imaginar se algo não imersivo terá força suficiente para se manter no mercado, tendo sido baseado em algo extremamente profundo e, também, imersivo. Aliás, segundo John Smedley, da Sony Online Entertainment, Star Wars: the Old Republic “será o último MMO a tentar o modelo pago (assinaturas)“.
E você, o que acha?
“Será que pelo menos metade dos participantes dessas 44 batalhas milhões de batalhas PvP conhecem algo do universo Star Wars?”
Acho que isso é irrelevante, caro Marcos. Como você mesmo se respondeu algumas linhas mais abaixo, um jogador não precisa conhecer Guerra nas Estrelas pra se interessar por um jogo baseado nessa franquia de filmes. Muito embora um fã de Star Wars vá realmente aproveitar bem mais a experiência, podemos estar diante de um motivo para que surjam fãs novos dos filmes de George Lucas.
Aliás, lembremos que Guerra nas Estrelas não é o único nome de peso neste novo MMORPG: Qualquer um que já tenha ouvido falar na qualidade dos fenômenos Dragon Age e Mass Effect vai ao menos querer experimentar o Star Wars: The Old Republic.
@Giancarlo Zer0,
É, não sei, Giancarlo. Acho que é porque se trata de outra série que gosto muito, assim como Mass Effect. Aliás, odiaria ver um MMO de Mass Effect…rsrs
Eu penso em um MMO como algo menos denso, digamos. Penso que, talvez, por exemplo, um Mass Effect MMO seria como que transformar algo grandioso em algo fútil. Não que eu não goste de MMOs: eu gosto. O problema é que diversos elementos destas séries são esquecidos ou diminuídos, quando vamos para o “lado MMO” da coisa. Existe isso que você mencionou, também, de jogadores conhecerem “as origens” através destes jogos.
Mas “falou neste texto” meu lado de fã que não gosta muito de ver grandes obras transformadas em jogos que não possuem a devida profundidade. Um MMO como esses dilui muitas coisas. Faz com que o jogador muitas vezes nem se dê conta de onde está. Sei lá, viu…rsrsrs 🙂
Marcos tu não sabe o que aconteceu. Eu tive a oportunidade de jogar o beta e justamente na semana que eles abrirão a internet da Embratel (que eu uso) ficou ou sem conexão ou com a conexão muito lenta, tornando assim impossível eu conseguir jogar o jogo. Mas estes números gigantescos não me surpreendem ao contrário de quem gerencia os servidores do jogo, pois este jogo tava bem hypado.
@Homer,
Nossa, sério, cara? Olha, eu esperava por algo assim, devido ao hype, claro. Agora, será que esse MMORPG vai se manter por muito tempo, pelo menos como um P2P? Eu tenho interesse em dar uma conferida, mas sei lá, viu. Acho que o grande problema é enxergar o mesmo lado “ruim” que enxergarei em um hipotético Mass Effect MMO.
É cara eu fiquei meio frustrado com esse lance do beta, por isso e por ter uma grande quantidade de jogos pra jogar (Finalmente peguei o Skyrim \o/), não voltei a tentar jogar o Star Wars, agora acho que há um grande potencial neste potencial, pois a história do game está bem desenvolvida, e as CGs são bem legais. Na minha opinião acho que este MMORPG deve se manter por um bom tempo.
@Homer,
Então, Homer, bom ler isso que você escreveu. Eu só fico “meio assim” com esses jogos devido ao fato de explorarem franquias de filmes e/ou games já consagradas, e transporem tudo para algo que, muitas vezes, não condiz com a profundidade da origem. Eu queria ter participado do beta, mas não deu. 🙁
Bom, também, com tanta coisa na fila…rsrsrsrsrsrsrs