Segundo anunciado pela Sony Corporation e pela Sony Computer Entertainment (SCE), a Sony Network Entertainment International (SNEI) inicia hoje a restauração da PSN, prometendo novas medidas de segurança e afirmando que “a proteção dos dados dos consumidores tornou-se um compromisso para a empresa“. Opa, mas já não deveria ser “desde sempre”?
A restauração dos serviços se dará por região, começando pelas Américas e partindo, então para Europa, Austrália, Nova Zelândia e Oriente Médio. A primeira fase da restauração inclui a redefinição de senhas, playback de vídeos alugados no PS3, PSP e MediaGo, restauração do modo online para todos os jogos do Playstation 3 e do PSP, “Music Unlimited” através do Qriocity, lista de amigos, comparação de troféus, chat, PlayStation Home e acesso a serviços como Netflix, Hulu, Vudu e MLB.tv. A Sony também informa que aumentou considerávelmente a segurança de seus servidores, incluindo “monitoramento adicional de software e testes de vulnerabilidade à invasão“.
“Eu gostaria de expressar meu profundo pesar pelo inconveniente que este incidente causou a vocês e gostaria de agradecer a todos pela paciência que tiveram enquanto realizamos o processo de restauração. Não posso agradecê-los o suficiente por sua paciência e apoio durante esse período. Sabemos que até os clientes mais leais ficaram frustrados por esse processo e estão ansiosos para utilizar seus produtos e serviços Sony novamente. Estamos realizando ações agressivas em todos os níveis para abordar os problemas levantados por este incidente e estamos tornando a proteção de dados de consumidores um compromisso permanente em toda a empresa“, disse Kazuo Hirai, Vice Presidente Executivo da Sony Corporation.
Estou observando que diversas pessoas já estão conseguindo fazer “uma coisa ou outra” na PSN, atualmente. É muito bom que tudo esteja voltando ao normal, e que os donos de um Playstation 3 possam novamente acessar a PSN plenamente. Entretanto, não posso deixar de sentir um certo desapontamento em relação à atitude da Sony durante este processo todo. Aliás, se pensarmos bem, ela cometeu o erro bem antes do ocorrido, vide, ataques.
Seus servidores, como se sabe, continham, por exemplo, versões do Apache desatualizadas. E a própria declaração de Hirai, dizendo que a proteção dos dados dos clientes é agora um compromisso permanente nos leva a supor que antes esta preocupação, talvez, não passasse pela cabeça dos chefões da empresa. Isto demonstra muita falta de cautela, e grande desrespeito para com o consumidor. É claro que, nesta triste história, os culpados mesmo foram os atacantes. Mas a Sony tem grande parcela de culpa, por não ter tido o cuidado necessário.
Sabemos também que, dificilmente, algum servidor web é livre de problemas ou ataques. Mas deixar a porta aberta foi um erro grosseiro, que facilitou as coisas. Vamos agora torcer para que tudo volte ao normal.
É lamentável o que ocorreu, concordo com você que a sony tem um grande parcela de culpa neste incidente.
Agora com certeza terá mais cautela com os dados dos usuários,como pretendo futuramente ter um play3,fico feliz por ter menos chance de passar por isso rs.
Marcos enviei um email para você pelo formulário,mas deletei sem querer(mesmo marcando como “não é spam”) e se possível me envie outra resposta sobre os temas de blogs de jogos como o xboxplus.
Abraço!
@Rafael,
Realmente, Rafael. Ela TEM que ter mais cuidado, agora. Senão, é bem provável que os usuários migrem mesmo em massa para a concorrência…rsrsrsrsrsrs
Então, já te respondi o e-mail. Dá uma olhada. 🙂