Um roadmap da Epic Games Store já existe há algum tempo, mas somente tomei conhecimento dele ontem à tarde, quando precisei do suporte técnico da empresa (o qual, aliás, está anos luz à frente do triste suporte técnico do Steam, em termos de tempo de resposta, gentileza e resolução de problemas).

O roadmap pode ser encontrado neste link, no Trello, e inclui algumas coisas muito interessantes. É notório o fato de que através dele podemos perceber que a Epic Games Store pretende mesmo ampliar sua participação no mercado de jogos digitais, adicionando à sua loja e a seu cliente recursos já existentes em outros launchers e lojas.

Isto sem falar no fato de que a atenção a preços e moedas regionais também faz parte das programações, e devemos também nos lembrar de que pouco tempo atrás foi introduzido o Real como opção para nós, brasileiros.

Epic Games Store

No Roadmap, há também menção a reembolsos e a um sistema de envio de jogos para presente, além de conquistas, carrinho de compras (uma grande mancada não existir algo assim atualmente), wishlists e possibilidade dos jogadores seguirem aqueles jogos que são de seu interesse.

Há também menção a reviews por parte dos usuários, e também a moedas e meios de pagamentos adicionais (algo imprescindível também, em minha opinião).

Vale lembrar que tudo isto deve acontecer em tempos variados, entre 1 a 6 meses, na maioria dos casos (alguns itens já estão expirados, mas segundo o suporte técnico da Epic Games Store, trata-se de algo que já estava previsto, inclusive devido a certas dificuldades técnicas).

Obs: vale também destacar que existem itens sem um “prazo de entrega” definido. São aqueles especificados nos cards “TBD.

De qualquer forma, o que mais me chamou a atenção no roadmap todo foram 4 itens, conforme abaixo:

  • Cloud saving (devido à falta de tal recurso, perdi meu save de Metro Exodus, infelizmente, formatando meu PC sem antes ter o cuidado de copiar os arquivos relativos ao save do jogo);
  • Rastreamento do tempo de jogo;
  • Conquistas/Achievements;
  • Overlay;

Também são mencionados diferentes modos de lidarmos com nossas bibliotecas, incluindo filtros e diversos modos de visualização, um redesign da página da loja, incluindo maiores detalhes a respeito de cada jogo, e também mais opções no que diz respeito à maneira como os desenvolvedores apresentam seus títulos; ah, e há também o suporte a mods, embora a descrição constante no referido card não forneça detalhes mais profundos a respeito.

Com todas as informações acima, me parece que a Epic Games Store deseja, pouco a pouco, ganhar mais espaço no mercado gamer, embora eu não goste muito das exclusividades, mesmo que temporárias, pois estamos falando a respeito de uma plataforma (PC) totalmente aberta, e que até então jamais havia visto algo assim (ou estou enganado?).

De qualquer forma, torço para que a loja se fortaleça, receba mais jogos e mais funcionalidades (principalmente os saves na nuvem, pelo amor de Deus), e se transforme em um concorrente à altura de todas as outras lojas atualmente presentes no mercado mundial de jogos eletrônicos para PC, incluindo (senão principalmente) o Steam. Afinal de contas, também, sabemos que a concorrência é altamente saudável.

Posso estar na contramão de muitos jogadores, por exemplo, mas acredito que o Steam está em uma posição muito confortável, e não se mexe para quase nada. Nem melhora o lado dos desenvolvedores e pouco faz para aprimorar a experiência dos usuários no geral, além de algumas firulas bonitas aqui e ali (quanto tempo faz que o cliente Steam não recebe um redesign?).

Isto sem falar no suporte técnico, obviamente, e eu torço para que a Epic Games Store, com seu possível crescimento, ao longo do tempo, não transforme seus clientes em meros números, como o Steam, e não os deixe na mão, por exemplo, quando estes precisarem de suporte técnico.

Sobre a afiliação com a Tencent? Bem, eu não temo este tipo de coisa. Afinal de contas, quem é jogador de longa data, sabe muito bem que a gigante chinesa possui participação e cooperação em várias outras gigantes e games, como por exemplo Blizzard, Riot Games, PUBG, etc.

E você, o que acha disto tudo?

Pin It on Pinterest