A cópia de Weedcraft Inc utilizada neste review foi gentilmente cedida pelo GOG.COM, uma das mais famosas lojas de jogos digitais para PC do mundo, que vende também títulos livres de qualquer tipo de DRM (como é o caso de Weedcraft Inc).

A loja também oferece um cliente bastante prático e bacana (mas seu uso não é obrigatório), o GOG Galaxy, o qual conta com recursos extremamente valiosos, como por exemplo captura de screenshots, medição da taxa de quadros por segundo, saves na nuvem e atualizações automáticas dos jogos.

Um jogo profundo sobre um assunto polêmico

A princípio, Weedcraft Inc pode parecer simplesmente um jogo a respeito de “ficar doidão” através do uso de maconha. Ou, pelo menos, alguns jogadores podem ser levados a assim pensar quando ouvem falar pela primeira vez a respeito do game desenvolvido pelo estúdio polonês Vile Monarch. Aliás, vale ressaltar que temos aqui outro excelente título publicado pela caríssima Devolver Digital.

Weedcraft Inc, na verdade, é um título de gerenciamento de recursos e estratégia. Ele fornece ao jogador uma sensacional mescla entre estes dois elementos e permite que um “verdadeiro” negócio seja gerenciado (temos aqui um gerenciador e simulador de negócios, talvez?). Um negócio completo de cultivo e comercialização de maconha.

Weedcraft Inc

Em tempos como os atuais, quando discute-se em vários lugares do mundo a respeito da liberação do consumo de tal substância, para fins medicinais ou puramente recreativos, sempre com muita polêmica envolvida, um jogo como este pode servir muito bem, também, como ponto de partida para discussões mais profundas relacionadas.

No jogo, encarnamos alguém chamado Johnny, o qual foi obrigado a largar a faculdade de administração devido à morte de seu pai (o qual bancava tudo). Sem recursos, Johnny acaba indo parar em sua cidade natal, Flint, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Lá, ele acaba encontrando seu irmão, Clyde, e os dois resolvem então iniciar um negócio de cultivo e venda de maconha.

Weedcraft Inc

Clyde, é importante ressaltar, é o irmão mais novo do protagonista. Alguém mais “libertário”, digamos, mais revoltado e também um tanto quanto paranoico. É até um tanto quanto engraçado reparar em uma das revelações que Clyde faz a Johnny logo no início do jogo: ele ajudou o pai, em seus últimos anos de vida, com sua maconha medicinal. Ele ainda chega a mencionar que a droga era melhor que os “tais benzodiazepínicos”.

Weedcraft Inc também é um título que lida de maneira bem intensa com aspectos políticos, financeiros e culturais relacionados à tão polêmica Cannabis. Há toda uma “rede” ao redor do negócio do jogador, envolvendo polícia (e corrupção dentro dela), outros traficantes/concorrência, aspectos morais no momento de lidar com a tal concorrência e também com nossos próprios funcionários, e também na forma como iremos direcionar nossos esforços, pois é possível cultivar e vender tanto dentro da lei, para fins medicinais, por exemplo, quanto partir para o submundo do crime e vender quilos e quilos de nossa maconha, ou beck, ou fumo, ou verdinha: o céu é o limite.

Weedcraft Inc

O jogo é verdadeiramente desafiador, e o início, até, é um tanto quanto complicado. Começando no porão de casa, Johnny tem apenas alguns poucos vasos, onde deve então plantar alguns pés de maconha e cuidar do plantio, da irrigação e da colheita.

Clientela e plantas exigentes

Vale lembrar que Weedcraft Inc conta com diversos estereótipos quando se trata de clientes: temos os “vagabundos”, por exemplo, assim como temos os “cidadãos comuns” e os “atletas”.

Cada um destes grupos possui suas próprias preferências, e cabe ao jogador cultivar e ajustar os preços de acordo com as “necessidades” de cada um deles. Isto está ligado diretamente à necessidade de pesquisar e descobrir (bem como cultivar e vender) mais variantes de maconha, como por exemplo “Reggie”, “Super Lemon Haze”, “Northern Lights”, “Granddaddy Purple” e “Maui Wowie”, dentre diversas outras.

Weedcraft Inc

Grupos distintos possuem suas próprias preferências em relação às variantes, e estão dispostos a pagar um valor máximo por grama. Ajustar tudo isto é tarefa que cabe ao jogador, tarefa para a qual, aliás, deve ser dada máxima atenção.

É importante ressaltar que investir na produção de novas cepas faz com que mais clientes nos procurem e, consequentemente, mais dinheiro entre no caixa. Isto, obviamente, também acaba atraindo a atenção da concorrência e da polícia, e nestes casos, todo o cuidado é pouco, inclusive durante os diversos diálogos que acontecem com as forças da lei ou com outros traficantes.

Cada variante possui suas próprias exigências no que diz respeito ao NPK, sigla que diz respeito aos três principais nutrientes para as plantas (nitrogênio, fósforo e potássio). Cada uma delas também possui exigências distintas relacionadas à temperatura ambiente, à iluminação e também ao nível de umidade do local de cultivo.

Weedcraft Inc

Cuidar de tudo isto com esmero resulta em um produto final de maior qualidade, capaz de agradar bastante aos mais variados gostos e também de fazer com que a concorrência, caso possua um produto de qualidade inferior, seja literalmente massacrada.

A estufa de cultivo, que começa pequena, pode aos poucos ser expandida, e o jogador pode instalar iluminação melhor conforme vai progredindo, a fim de melhor ajustar a temperatura, além de umidificadores e outros equipamentos, visando sempre a boa saúde das plantas.

Weedcraft Inc

Ajustar todos estes valores pode parecer difícil: e é, feliz ou infelizmente. No entanto, pesquisando no Google você já pode encontrar alguns guias bastante completos a respeito, os quais te ajudarão bastante e evitarão aquela coisa de “tentativa e erro”. Claro, você pode também trabalhar assim, não há impedimento algum. Mais adiante, através dos laboratórios (mais abaixo), também podemos averiguar tais valores, vale ressaltar.

Os clientes representam uma parte importantíssima do jogo, pois é através deles que o dinheiro jorra (ou pinga a conta-gotas) em nosso caixa. Mantê-los satisfeitos resulta também em elogios frequentes, assim como o inverso é verdade: aumente demais os preços e/ou deixe a qualidade de seu produto cair e você ouvirá reclamações constantes, além de perder clientela para a concorrência, a qual não brinca em serviço.

Mais adiante, no jogo, temos acesso a um laboratório completo, através do qual também podemos desenvolver nossas próprias cepas de Cannabis. Neste ponto, podemos não apenas introduzir novos produtos no mercado, mas também podemos batizá-los, com os nomes que bem entendermos. Através do laboratório, também podemos pesquisar a respeito dos valores de NPK corretos para cada variante de Cannabis.

Weedcraft Inc

Delegando tarefas para outros

A princípio somos nós mesmos quem plantamos, podamos, regamos e colhemos nossa verdinha. Mas chega um momento em que os negócios se expandem a tal ponto que somos meio que obrigados (para nosso próprio bem, obviamente) a deixar o microgerenciamento e a partir para o macrogerenciamento, contratando funcionários para as vendas ou, dependendo do caso, traficantes.

Também podemos contratar funcionários para trabalhar nas estufas, bem como em bocas de fumo que podemos montar em vários locais espalhados pela cidade (sem falar nos negócios de fachada para desviar atenção indesejada). Isto, obviamente, após alugar tais locais, pagando uma taxa vultosa de “luva” seguida do respectivo aluguel mensal.

Assim sendo, podemos nos focar em outros aspectos do nosso promissor negócio, como por exemplo, pesquisas para o desenvolvimento de novas cepas e relacionamento com a polícia, com a concorrência (outros traficantes) e também com nosso próprio pessoal.

Relacionamentos

Nossos funcionários nos abordam várias vezes, também, seja para reclamar da concorrência, seja para avisar da presença policial mais reforçada, ou até mesmo para negociar salários melhores. É importante sempre manter uma relação cordial com eles, até mesmo porque é através deles que recebemos o dinheiro que tanto ansiamos.

Weedcraft Inc

Em Weedcraft Inc, temos a possibilidade de conversar com vários NPCs: funcionários, policiais, traficantes, concorrência, etc. Em tais momentos, somos apresentados a um sistema de diálogos bastante desenvolvido, e vale ressaltar que através de tais conversas podemos fazer amizades, pedir favores (como o acesso a uma nova cepa que determinado traficante desenvolveu), dar ordens e lidar também com um sistema moral muito bacana.

Cada funcionário, por exemplo, possui sua própria “ficha técnica”, e colocar alguém não lá muito favorável em relação ao uso e à venda de maconha como traficante pode resultar em alguns acontecimentos um tanto quanto catastróficos.

Durante tais conversas, também, podemos descobrir “podres” sobre determinados NPCs, como traficantes rivais, por exemplo. Assim, teremos informações extremamente úteis em mãos quando eles chegarem nos ameaçando, pedindo para que abandonemos determinado ponto de tráfico: poderemos chantageá-los, por exemplo.

Conversar com a concorrência também é sempre uma boa ideia, e não pense você que sair atropelando tudo e todos pode ser a melhor saída, sempre. Grande parte das vezes, manter uma relação amigável com a concorrência pode ser a chave para o sucesso e para a manutenção de bons pontos de venda. Podemos fazer com que eles abandonem os mesmos pontos, aliás, através de outras táticas, como por exemplo através da venda de produtos melhores a bons preços.

Também podemos solicitar que nossos funcionários sabotem a concorrência, vale ressaltar – mas aí incorremos no risco de fazer com que nossa relação com tais funcionários se deteriore, o que pode resultar até mesmo em um pedido de demissão: tudo depende das características do personagem em questão e da (boa) qualidade de nosso relacionamento com ele.

O roubo de variantes também pode ser praticado, mas vale lembrar que sempre haverá algum tipo de pedido por parte de nossos queridos funcionários, o qual quase sempre envolve alguma boa soma em dinheiro.

A polícia sempre de olho

A polícia, em Weedcraft Inc, sempre está atenta ao que acontece na cidade, mas nós podemos manter tudo sob controle através do pagamento de propinas. Assim, eles podem fazer vista grossa e deixar que continuemos trabalhando sossegados.

Weedcraft Inc

Também pode ocorrer do chefe de polícia em questão alterar toda a rotina da região, trocando policiais de áreas e, assim, fazendo com que tenhamos de molhar mais algumas mãos, novamente.

Mas tomando os devidos cuidados, seremos até mesmo avisados pelos próprios policiais a respeito de odores em excesso ao redor de nossas instalações, por exemplo, e assim já sabemos que temos que dar uma aprimorada marota em nossos sistemas de ventilação e exaustão.

Temos constantes indicadores do nível da vigilância policial, na porta de todos os nossos estabelecimentos, e em determinados momentos temos de renovar nossos pagamentos, agindo, ativamente, através de um botão exibido em tela.

Weedcraft Inc

Batidas policiais em nossas instalações também podem ocorrer, vale ressaltar, e nestes momentos tudo dependerá do nosso nível de relacionamento com a lei e/ou do quanto estamos dispostos a pagar para evitar maiores problemas. Nossos funcionários também podem ser presos, de vez em quando, vale lembrar – as mesmas medidas remediadoras podem então ser tomadas.

Obs: vale lembrar que o título conta com legendas em português do Brasil.

Finalizando

Weedcraft Inc não é apenas um jogo sobre a maconha propriamente dita. Ele possui diversas camadas estratégicas e de gerenciamento. Trata-se de um jogo complexo, que levanta várias questões morais e que também lida com aspectos políticos, culturais e financeiros envolvidos no “trabalho” daqueles que labutam em prol de todos os que apreciam “dar um tapa na pantera”.

Ficha técnica

Título: Weedcraft

Gênero: estratégia, simulação, gerenciamento

Desenvolvedora: Vile Monarch

Publisher: Devolver Digital

Data de lançamento: 11 de Abril de 2019

Plataformas: PC

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest