Confesso que The Complex (página no Steam) foi o primeiro filme interativo que joguei/assisti. O jogo/filme está sendo lançado hoje, 31 de Março de 2020, e conta uma história bastante interessante, além de, de certa forma, aterrorizante. Gostei bastante do que vi, vale ressaltar logo de início.

Game The Complex

O título foi publicado pela Wales Interactive, empresa responsável também por outros filmes interativos, tais como, por exemplo, Late Shift, The Shapeshifting Detective e The Bunker.

Obs: fica aqui uma  recomendação, entretanto: dependendo de sua situação em relação ao Coronavírus, dependendo de seu nível de stress, de ansiedade, de medo, é melhor não jogar este título por agora, devido aos temas nele abordados e às cenas que poderão ser vistas. Espere até que a pandemia tenha terminado, neste caso. Dito isto, vamos enfrente.

Game The Complex

A história de The Complex

Tudo começa no sudeste asiático, no estado totalitário de Kindar, onde um ataque químico promovido por um tal “Líder Supremo” acaba deixando vários mortos. A Dra. Amy Tenan e o Dr. Rees Wakefield estão em tal país, tentando ajudar às vítimas.

Sendo um filme interativo, The Complex coloca o jogador frente à frente com diversas opções durante vários diálogos. São decisões que devemos tomar, geralmente em situações críticas, e logo aí, neste início, temos de enfrentar uma situação bastante difícil.

Game The Complex

The Void

Temos dois doentes, Talo e Dima, e apenas uma dose do remédio (injetável) necessário para a cura. E somos obrigados, infelizmente, a escolher entre um e outro. É algo verdadeiramente dramático.

The Complex, aliás, obriga o jogador a tomar decisões rápidas: existe uma barra de progresso, quando é chegado o momento de tomarmos decisões, e caso ela se esgote, perdemos nossa chance e o jogo escolherá automaticamente (e isto pode até mesmo resultar em situações catastróficas).

5 anos depois

O jogo, após os acontecimentos acima, avança cinco anos. Agora, estamos em Londres, e a protagonista, Dra. Amy Tenan, é chefe de pesquisas em uma empresa farmacêutica chamada Kensington Corporate.

Amy logo recebe a ajuda de seu velho amigo de Kindar (no jogo, uma ex-colônia britânica), e sua pesquisa tem a ver com nanocélulas. Mais precisamente, em uma espécie de entrelaçamento de células tronco através de nanotecnologia.

Game The Complex

Tudo com fins, pelo menos a princípio, pacíficos e benéficos, vale ressaltar. Vale também destacar que existe uma área totalmente isolada, na Kensington Corporate.

Trata-se do “Laboratório de Segurança Alfa”, o qual é isolado do restante da empresa por diversas portas blindadas, além de uma enorme área “repleta” de vácuo (The Void).

Game The Complex

Tudo isto para evitar que vírus e outros micro-organismos escapem, caso algo errado aconteça. Caso algum problema no laboratório possa colocar em risco, por exemplo, a população de Londres.

Game The Complex

O laboratório de alta segurança conta também com outros dispositivos de segurança, é importante destacar, mas você já sabe: sem spoilers nos reviews aqui no XboxPlus.

Problemas acontecem

O filme interativo The Complex acaba mostrando ao jogador uma mulher, Clare, que está bastante doente. Ela passa mal no metrô de Londres e acaba indo parar justamente no “Laboratório de Segurança Alfa” da Kensington Corporate.

As coisas acabam piorando bastante, pois existem indícios de traições dentro da Kensington Corporate, além de terrorismo e interesses escusos.

Game The Complex

A empresa, aliás, emprega diversos estagiários de Kindar (veja acima), o que faz com que Amy, a protagonista, juntamente com Rees (veja acima), passem a temer que coisas bem ruins aconteçam.

A verdade é que os dois acabam trancados no tal laboratório de segurança máxima, após alguns incidentes, com o oxigênio se esgotando rapidamente. É preciso sair o mais rápido possível: mas como?

Jogando

The Complex é muito interessante. A narrativa é ágil, a ação praticamente não para, e os momentos em que temos que tomar decisões são muitos.

Game The Complex

Tais decisões, aliás, impactam no final do jogo: temos um total de 8 finais diferentes, dependendo de nossas escolhas e também de nosso relacionamento com os outros personagens do jogo.

Game The Complex

Vale ressaltar que escolhemos não apenas quais frases dizer. Escolhemos também como agir. Quem condenar. Quem abandonar. Em quem confiar. Quais formas de abordagem tomar em relação a determinados problemas.

Por exemplo: foi necessário arrancar um vaso sanitário do lugar, dentro do laboratório selado, e as opções de ação disponíveis eram:

1) Utilizar meios químicos;

2) Agir com “brutalidade”;

Game The Complex

Tudo transcorre de forma bastante natural, durante o gameplay de The Complex, e você fica o tempo todo se perguntando se este ou aquele personagem está do seu lado ou não.

Além disso, existem outras ameaças além das nanocélulas (as quais são resultado do trabalho de Amy e de Nathalie, sua amiga íntima e CEO da Kensington Corporate).

Game The Complex - Clare

Existem ameaças na forma de, digamos, outros seres humanos, os quais possuem suas próprias motivações em relação à tecnologia desenvolvida pela gigante farmacêutica. Digamos, aliás, que até o MI6 é mencionado no jogo, veja só!

Game The Complex

É óbvio que conflitos armados podem chegar a acontecer, mas tudo depende da maneira como o jogador conduz a história, o enredo, através de suas escolhas durante o gameplay, as quais, vale ressaltar mais uma vez, vão além de simples opções em diálogos.

O drama e o suspense

The Complex é um filme interativo/jogo eletrônico que conta com grandes doses de drama e de suspense. Muita ficção científica também está envolvida, obviamente, vale ressaltar.

Mas o thriller consegue manter o tempo todo a atenção do jogador. Temos personagens extremamente interessantes e complexos, sendo que inclusive é possível que alguns sacrifícios tenham de ser feitos.

Game The Complex

Trata-se de momentos em que o jogador pode até mesmo sentir grande mal-estar, uma vez que em diversos pontos da narrativa o controle em relação a tais sacrifícios está em suas mãos.

Além disso, o jogo conta com um recurso que analisa a personalidade da protagonista, conforme o modo de agir do jogador, e cria uma espécie de quadro de estatísticas da mesma em relação aos vários outros personagens.

Game The Complex

Isto tudo acaba influenciando nos relacionamentos com os outros personagens, ao longo do gameplay, e também no final do jogo.

Participações

O game conta com a participação de alguns atores bem conhecidos, como por exemplo Kate Dickie (Lysa Arryn em Game of Thrones) e a streamer e apresentadora Leah Viathan. Dentre outros.

Algumas considerações finais

The Complex é muito bacana, e está sendo lançado para várias plataformas: Windows, Mac, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Game The Complex

O filme interativo, algo bastante diferente de tudo o que já joguei até hoje, trata de temas extremamente atuais. O título foi escrito por Lynn Renee Maxcy (O Conto da Aia) e dirigido por Paul Raschid. Recomendo bastante, desde que você preste atenção na minha observação inicial.

Game The Complex - Estatísticas

Estatísticas exemplo – Imagem do site oficial

Lembre-se: no game, cada decisão é extremamente importante. E a título de curiosidade, devo dizer que ao final do jogo constatei que tomei cerca de 80 decisões, ao longo de cerca de 2,5 horas de gameplay.

Com tudo isto em mente, aliás, fica claro que o fator replay do game é até que bem alto, uma vez que temos inúmeros tipos de decisões a tomar, e vários finais diferentes. Talvez meu único “problema” com The Complex seja sua curta duração. Mas tudo bem.

[Atualização – 09:35]: obtive algumas informações extras da Wales Interactive. Segundo a empresa, The Complex começou a ser idealizado cerca de 6 anos atrás, e as filmagens levaram cerca de 1 mês, em Maio de 2019.

Ficha técnica

Título: The Complex

Gênero: aventura, filme interativo

Desenvolvedora: Wales Interactive, Good Gate Media, Little Jade Productions

Publisher: Wales Interactive

Lançado em: 31 de Março de 2020

Plataformas: Windows, Mac, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch

Versão analisada: PC

Obs: The Complex conta com legendas em português do Brasil, dentre outros idiomas.

Fique agora com o trailer oficial do FMV:

Pin It on Pinterest