Streets of Rage 4 (site oficial) é o primeiro título da famosa franquia em 25 anos. A série começou no anos 90, e muita gente se divertiu bastante com os jogos lançados para o Mega Drive, na época.

O novo jogo também é um beat ‘em up, claro. Um em que a pancadaria também come solta. Ele foi desenvolvido pela Dotemu em parceria com os estúdios Lizardcube (Wonder Boy: The Dragon’s Trap) e Guard Crush Games (Streets of Fury) – todos franceses.

Streets of Rage 4

Streets of Rage 4 foi lançado ontem, 30 de Abril de 2020, para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. O jogo é uma verdadeira obra prima dentro de seu gênero, capaz de oferecer a fãs e novatos diversão de altíssima qualidade.

Sobre Streets of Rage 4

O novo título da série conta com vários elementos que farão a alegria dos hoje marmanjos, que lá nos começo dos anos 90 se descabelavam com os jogos anteriores da franquia.

Streets of Rage 4

Este não é, porém, um jogo desenvolvido oficialmente pela SEGA. Entretanto, ele é capaz de fazer a alegria de quem cresceu jogando nos consoles de 16 bits, “lares” de títulos como por exemplo Road Rash, Final Fight e a própria franquia Streets of Rage, obviamente.

Streets of Rage 4

O novo game consegue manter a essência da série. Sabe aquela nostalgia que bate quando pegamos algum jogo da época em algum emulador, ou até mesmo, voltando ainda mais no tempo, quanto jogamos algum game do Atari?

Pois bem, você sentirá tudo isto novamente, ao jogar o novo Streets of Rage, sem contar, obviamente, que o jogo está muito bonito, muito divertido, conta com diversas novidades, e certamente não decepcionará os fãs nostálgicos. E até mesmo os novatos, obviamente.

A história de Streets of Rage 4

Como de praxe, não espere por nada muito profundo. Espere, isto sim, por coisas bastante divertidas, por personagens exageradamente poderosos, por inimigos engraçados e por muita diversão.

Mas tudo bem, afinal de contas, todos sabemos que estamos jogando um beat ‘em up com foco na pancadaria descompromissada.

Streets of Rage 4

Em Streets of Rage 4, os vilões são os filhos de Mr. X (após a queda do Sindicato). Em Wood Oak City, temos agora como vilões os irmãos Mr. Y e Ms. Y.

Eles desenvolveram uma espécie de sistema sonoro (música eletrônica, de verdade) capaz de dominar as mentes das pessoas, e assim sendo, conseguem até mesmo colocar pessoas, digamos, do bem, para trabalhar à seu favor.

Streets of Rage 4

Na verdade, o que temos que fazer ao longo das 12 fases do game é bater em inimigo atrás de inimigo, pertencentes a diversos tipos, alguns desarmados, outros equipados com pistolas, facas, espadas, etc.

É um fato, entretanto, que ninguém esperava por isso, pois Wood Oak City passou por muitos anos em paz, com a derrota de Mr. X e do Sindicato criminoso.

Streets of Rage 4

Jogando Streets of Rage 4

Para lutar contra todo este mal, ou seja, contra Mr. Y, Ms. Y e seus capangas, contamos com velhos conhecidos da franquia, como por exemplo Axel Stone e Blaze Fielding, além de Cherry (filha de Adam – o qual também se transforma em um personagem jogável, a partir de determinado momento) e Floyd.

Vale lembrar, obviamente, que o game coloca em cena novos aliados e vilões, e o jogador até mesmo perceberá a volta de alguns rostos bem antigos.

Streets of Rage 4

Em Streets of Rage 4, cada um dos protagonistas conta com seus próprios e variados golpes. Também podemos realizar combos verdadeiramente devastadores, além de contarmos com ataques especiais (variando conforme o personagem em questão), etc.

Streets of Rage 4

Tais ataques especiais, aliás, são capazes até de atingirem um grande número de inimigos – são bem úteis para aqueles momentos em que você está encurralado, por exemplo.

É um fato, entretanto, que todo este poder tem seu custo: nossa energia vital é reduzida, gradativamente, conforme vamos lançando ataques especiais. Neste caso, precisamos atacar o maior número de inimigos possível para fazer com que ela se restabeleça.

Os frangos assados e as maçãs estão de volta, também, para a devida restauração de energia vital, e também podemos “comprar” novas vidas, através da coleta de dinheiro escondido geralmente em objetos destrutíveis (através de porrada, mesmo).

Streets of Rage 4

Golpes avassaladores

Tais golpes especiais, aliás, contam com um botão específico para seu desencadeamento. E existe também um golpe poderosíssimo (cada personagem conta com o seu, próprio).

Tal super golpe, no caso do controle do Xbox 360, pode ser desencadeado se pressionarmos simultaneamente as teclas Y + B. O resultado é verdadeiramente devastador, e varia, como já dito acima, conforme o personagem que estamos controlando no momento.

Streets of Rage 4

Podemos também trocar de personagens, entre uma fase e outra, e Streets of Rage 4, além disso tudo, permite que sequências avassaladoras de combos sejam iniciadas, com direito a um contador de golpes sequenciais em tela e tudo, o que é muito bacana.

Streets of Rage 4

Trilha sonora e gráficos

A trilha sonora de Streets of Rage 4 foi composta por Yuzō Koshiro, Motohiro Kawashima, Yoko Shimomura, Harumi Fujita e Keiji Yamagishi.

Todos artistas que já trabalharam em vários outros títulos e séries famosos, como por exemplo Streets of Rage 1, 2, e 3, Sonic, Shinobi 2, Ninja Gaiden, etc.

Isto sem contar com o trabalho espetacular de Olivier Derivière, o qual trabalhou também em Vampyr e A Plague Tale: Innocence.

Streets of Rage 4

Basicamente, como já de praxe na franquia, temos música eletrônica durante a maior parte do tempo, e ela é bastante cativante, para não dizer instigante. Muito apropriada para a “porradaria” que temos em tela.

Isto sem falar que também é possível ouvir a trilha sonora em 16 bits enquanto jogamos, o que é algo muito bacana. Belíssimo trabalho realizado pelos desenvolvedores do game, sem sombra de dúvidas, além de ser uma grande carta de amor aos fãs.

Já os gráficos do jogo são belíssimos. Todos desenhados à mão, eles são charmosos ao extremo, e falam por si próprios. Eu confesso que durante o gameplay, não cansei de ficar embasbacado tão logo chegava a um novo nível. Inclusive os reflexos e as sombras, por exemplo, são elementos extremamente bonitos.

Outros modos de jogo

O jogo conta com alguns modos multiplayer muito interessantes, tanto locais quanto online. Em modo local, é possível reunir até quatro jogadores, o que lembra muito a saudosa época dos fliperamas, quando jogávamos com algum amigo (muitas vezes, até com desconhecidos).

Streets of Rage 4

Já no modo online, são suportados até 2 jogadores por partida, sendo possível a criação de salas privadas ou públicas.

Há também o modo de jogo “Desafio dos Chefões”, através do qual entramos em “salas” específicas para enfrentar todos os chefes do jogo e seus capangas, em sequência.

E não posso esquecer do modo “Arcade”, através do qual você pode morrer rapidamente se não tomar os devidos cuidados: se você perder todas as suas vidas, é game over – não há continues.

Streets of Rage 4

Ah, tem também o famoso Modo Batalha, o qual coloca jogadores contra jogadores, bem em um estilo PvP, mesmo. É muito divertido.

Com tudo isto em mente, fica fácil perceber que o game possui um fator replay altíssimo, apesar da curta duração de sua campanha (algo em torno de 4 horas – para 12 níveis).

Algumas considerações finais

Streets of Rage 4 é um jogo verdadeiramente grandioso. Uma excelente carta de amor aos fãs da franquia, mas também um título perfeitamente adequado a quem nunca jogou nada da série.

Seus gráficos são lindos, sua trilha sonora é perfeita, e a jogabilidade é excelente. Apenas notei alguns pequenos lags, em determinados momentos online, e algumas pequenas quedas na taxa de quadros por segundo, mas nada muito sério.

Streets of Rage 4

Vale também lembrar dos personagens desbloqueáveis, os quais podem ser jogados também em suas versões retrô, originais. Para isto, entretanto, é necessário atingir determinadas pontuações durante o gameplay.

E vale lembrar também que desbloqueando tais personagens “do passado”, você ganha também todos os golpes e efeitos sonoros retrô. É muito bacana.

Minha recomendação é: Compre!

Ficha técnica

Título: Streets of Rage 4

Gênero: ação, beat ‘em up

Desenvolvedora: Dotemu, Guard Crush Games, Lizardcube

Publisher: Dotemu

Lançado em: 30 de Abril de 2020

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest