Vive num abacaxi e mora no mar… Bob Esponja Calça Quadrada!” Certamente você já deve ter ouvido este início da música tema do desenho animado do Bob Esponja. Neste caso, é muito provável que você precise pelo menos dar uma olhada em SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

O jogo, na verdade, é um remake do título lançado em 2003, para PlayStation 2, Xbox, GameCube e Game Boy Advance. Um remake, aliás, com “R” maiúsculo, e no vídeo abaixo você pode conferir algumas diferenças entre o velho jogo e a versão “reidratada”, lançada no último dia 23 de Junho:

Como você pode ver, as diferenças entre uma versão e outra, obviamente, são bem grandes. De qualquer forma, me parece que o gameplay se manteve intacto. Entretanto, posso dizer uma coisa a vocês: mesmo assim, o título é divertidíssimo e belíssimo.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated é um daqueles jogos focados no público infantil mas que pode muito bem ser aproveitado pelos adultos. Aliás, muitíssimo bem aproveitado.

Me lembro até hoje de ter assistido ao filme “Bob Esponja: O Filme”, em 2004, na companhia de um de meus sobrinhos. A experiência foi inesquecível, e até hoje me pego assistindo aos desenhos da “esponja amarela” na Netflix ou até mesmo na TV.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

O personagem Bob Esponja, bem como todo o universo em torno dele, foi criado por Stephen Hillenburg, ator, diretor, animador, educador, cartunista e mais uma série de coisas. Hillenburg, infelizmente, faleceu em decorrência de complicações relacionadas à ALS/ELA, aos 57 anos.

Sobre SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated

Se você curte ótimos jogos pertencentes ao estilo plataforma e/ou se é fã do desenho animado, este jogo é para você. Ele custa menos de R$ 70,00 e dura algo em torno de 12 – 16 horas.

Entretanto, sua duração pode ser maior, uma vez que é sempre possível retornar a fases anteriores em busca de coletáveis e outras coisas. O jogo é verdadeiramente delicioso, com uma dificuldade na medida certa, e personagens pra lá de carismáticos.

SpongeBob SquarePants, conhecido no Brasil como Bob Esponja Calça Quadrada, é a grande estrela do jogo, mas também temos outros personagens controláveis, como por exemplo Patrick e Sandy, seus grandes amigos, digamos assim.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

Temos 13 níveis muito bem humorados, nos quais o grande humor e sarcasmo existentes no desenho animado transparecem, juntamente com aquela inocência meio infantil. Uma mistura que funcionou muito bem nas telinhas, nas telonas e também nos videogames.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom foi um dos melhores games já lançados, segundo a crítica especializada, tendo a esponja amarela como protagonista. E Rehydrated deixa isto em grande evidência, ao entregar ao jogador belíssimos gráficos, uma trilha sonora sensacional e uma jogabilidade sólida.

Gostaria de dizer de antemão que não, não joguei o primeiro jogo, o de 2003. Entretanto, jogar a versão “Rehydrated” foi algo extremamente prazeroso, tanto devido ao fato de controlar personagens que gosto bastante, quanto por ser capaz, assim, de reviver toda aquela atmosfera dos desenhos, tão cheios de carisma, inocência, beleza, pureza, muitas vezes e, é claro, sempre com grandes toques de humor.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

História

Plankton, o eterno vilão da série, sempre em busca da fórmula do Hambúrguer de Siri do Sirigueijo, decide criar uma máquina, uma espécie de robô, chamada Duplicatotron 3000.

Com tal “equipamento”, digamos, o vilão acaba criando um exército de robôs, tudo com vistas a roubar, finalmente, a tão cobiçada fórmula secreta. Algo dá errado, entretanto, e os robôs passam a não obedecer a Plankton.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

O que se segue a partir de então é uma deliciosa aventura em busca de espátulas douradas, de cuecas quadradas (no jogo, símbolos de vidas), e de volantes. Afinal de contas, Bob Esponja está sempre em busca de sua carta de motorista.

A Fenda do Biquíni acaba sendo, então, invadida pelos robôs “malvadões”, e no controle dos três personagens acima mencionados, o jogador acaba tendo de se virar para destruí-los ao mesmo tempo em que se aventura em diversos níveis “no fundo do mar”.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

Tais robôs, aliás, acabam causando grandes problemas na Fenda do Biquíni. No centro da fenda, por exemplo, há inclusive a intenção de evacuação, dada a “gravidade” da situação. E a própria Sra. Puff dá ao Bob Esponja a tarefa de coletar todos os volantes roubados pelos robôs, para que os carros-barcos ou barcos-carros, possam então ser utilizados na tal evacuação. É bizarro, porém engraçadíssimo.

O enredo de SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated não é, obviamente, nada inovador, nem tampouco profundo. Ele é, basicamente, aquilo que poderíamos eventualmente visualizar algum dia no desenho animado, digamos.

Simples e direto, sem muitas firulas ou profundidade, porém extremamente hilário e cativante. Marmanjos e crianças podem muito bem se divertir com este ótimo platformer em 3D, sem sombra de dúvidas.

Jogando

Com referências inúmeras à série animada, além de diversos easter eggs, fãs não se surpreenderão muito, mesmo aqueles que, como eu, não jogaram o Battle for Bikini Bottom de 2003.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

Lagoa Goo, Siri Cascudo, Navio do Holandês Voador, Fenda da Pedra, além do próprio Centro da Fenda do Biquíni: todos lugares conhecidíssimos pelos fãs de longa data.

É muito bacana, aliás, revisitar tudo isto dentro de um jogo modernizado, com gráficos que não deixam nada a desejar mesmo se comparados a outros platformers de ponta recentes. Rehydrated é uma bela homenagem, tanto aos fãs quanto ao próprio Stephen Hillenburg.

Iniciamos o gameplay na pele amarela do simpático Bob Esponja, o qual não esconde jamais sua paixão em caçar águas-vivas. Aliás, ele utiliza seu utensílio de caça às águas-vivas para bater nos inimigos, além de ser capaz de dar uma espécie de “cabeçada”.

Trata-se de um ataque na vertical, o qual é capaz de atingir alvos que estejam imediatamente acima do personagem principal amarelo. Ele também é capaz de dar uma espécie de “pisão” nos robôs, vale ressaltar.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

Já Patrick ataca com sua grande barriga, arrancando diversas vezes muitas risadas do jogador, principalmente com seus comentários nonsense. Sandy, por sua vez, é um personagem jogável extremamente versátil.

A personagem pode utilizar golpes de karatê e também um prático laço, o qual, além de laçar e assim dar cabo dos robôs invasores, é capaz também de ser mantido em rotação, acima de sua cabeça, permitindo assim que ela atravesse grandes distâncias.

O título conta com grandes sequências em que é necessário ser rápido e preciso nos saltos, mas não espere por grandes dificuldades. Você poderá morrer, obviamente, algumas vezes, mas não é nada demais, e o game nem mesmo conta com um seletor de nível de dificuldade, para ser sincero.

Vale ressaltar, aliás, que o local próximo às casas do Bob Esponja e do Lula Molusco (além do Patrick), na Fenda do Biquíni, funciona como uma espécie de “hub”, de central.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

Gráficos e trilha sonora

Os gráficos de SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated são extremamente coloridos. Lindíssimos, eu diria. Motivos enormes para grande nostalgia, em marmanjos e crianças.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

O mato rasteiro e verdejante dos campos de águas-vivas, por exemplo, é de fazer brilhar os olhos de qualquer fã da franquia e/ou do desenho animado. Digamos que agora o jogo possui um visual bastante fiel ao desenho, aliás.

Existe uma enorme riqueza de detalhes em todos os cenários, e apesar de alguns espaços um tanto quanto vazios, geralmente o que vemos em tela é bastante agradável aos olhos.

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

Morrendo…

Há um grande cuidado no tocante a tons coloridos e texturas, e tudo é sempre bastante vívido, colorido, entusiasmante. A trilha sonora tem muito a ver com a trilha original da TV, sempre bonita, divertida, imersiva e de vez em quando incluindo aqueles trechos característicos da praia (sim, da praia!), com toques meio havaianos.

Finalizando

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated é um ótimo jogo de plataforma, indispensável para todos os fãs da série de desenhos animados criada pelo norte-americano Stephen Hillenburg.

O jogo é bonito, simpático, bastante hilário, e não deixa o jogador desgrudar dos controles enquanto não finalizar a aventura. Recomendadíssimo!

GOG.com

Ficha técnica

Título: SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated

Gênero: Aventura, Plataforma, Ação, 3D

Desenvolvedora: Purple Lamp Studios

Publisher: THQ Nordic

Lançado em: 23 de Junho de 2020

Plataformas: PC, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest