SnowRunner (site oficial), pelo menos para mim, é uma verdadeira delícia. O jogo nos coloca para pilotar caminhões e outros tipos de veículos em condições climáticas e em terrenos bastante problemáticos e adversos.

Desenvolvido pela Saber Interactive (World War Z, MudRunner e vários outros), o simulador de caminhões peso-pesado em terrenos pra lá de complicados é capaz de fazer com que qualquer fã do gênero fique extremamente alegre e se divirta bastante, desde que tenha a paciência necessária.

SnowRunner

Até poderíamos comparar SnowRunner com simuladores de caminhões como Euro Truck Simulator 2 e American Truck Simulator, ambos desenvolvidos pela SCS Software.

Entretanto, o foco do novo jogo da Saber Interactive está na entrega de cargas em locais inacessíveis por veículos e motoristas despreparados.

SnowRunner

Em riscos enormes, tanto para a carga quanto para o motorista. Mas calma: não há morte em SnowRunner – o máximo que pode acontecer é você ser transportado de volta para sua garagem.

SnowRunner

Sobre SnowRunner

SnowRunner conta com um enorme mundo aberto pronto para ser explorado, da mesma forma que a franquia Euro Truck Simulator.

Podemos explorar o mapa à vontade e aceitar contratos os mais diversos, valendo a pena lembrar que o mapa inicial do jogo possui 30 Km². É muita coisa!

Obs: a título de comparação, vale mencionar que o mapa de MudRunner tinha 8,25 Km².

SnowRunner

E que bom, pois assim, temos terrenos, condições e “problemas” os mais diversos e em grande quantidade, com os quais temos de lidar se desejarmos nos transformar em motoristas bem sucedidos.

Imagine que você tem à sua disposição um enorme “playground” virtual, o qual pede para ser desbravado. De forma um pouco similar ao que acontece em Assassin’s Creed, aliás, temos também torres de vigia que, quando acessadas, liberam um pouco mais dos mapas.

Imagine também que você pode pilotar veículos off-road e caminhões verdadeiramente peso-pesado. Imagine, aliás, condições extremas, climas “horríveis”, terrenos assustadores.

SnowRunner

Terrenos repletos muitas vezes de água, de barro, de gelo e neve. Muita lama, verdadeiros atoleiros e rios e riachos que precisam ser atravessados, pois muitas vezes as respectivas pontes foram destruídas, devido a algum desastre natural.

Tudo isto, e muito mais, você encontra em SnowRunner, esta espécie de sequência espiritual de Mudrunner. Não espere, entretanto, por altas velocidades: caso você tenha esta expectativa, ficará bastante decepcionado.

SnowRunner

O que temos aqui, acima de tudo, são experiências off-road. Trechos asfaltados são bastante raros, e quando os encontramos, eles geralmente estão tomados por terra, lama, água, gelo, etc. Isto quando não encontramos asfalto esburacado, é claro.

SnowRunner

Situação difícil…

Sistemas indispensáveis

É preciso jogar com bastante paciência e cautela, pois o novo título da desenvolvedora Saber Interactive assim o exige. Geralmente pilotamos veículos bastante pesados e rodamos a velocidades bem baixas. Geralmente, aliás, temos de utilizar o guincho para sair de verdadeiras enrascadas.

Isto sem falar no sistema AWD: aqui, em SnowRunner, mais do que nunca precisamos comprar ou atualizar nossos veículos pensando neste recurso, o qual nada mais é do que tração nas quatro rodas.

SnowRunner

Também podemos adicionar à nossa garagem veículos (mediante dinheiro ganho in-game) que permitem o bloqueio do diferencial, o qual também força todas as rodas a girarem ao mesmo tempo. Isto, veja bem, independentemente de questões de tração ou aderência ao terreno.

Contratos e evolução

O jogo começa com uma espécie de tutorial que fornece ao jogador seu primeiro veículo, uma picape Chevrolet CK1500. Trata-se de um veículo com tração nas quatro rodas, e com ela, temos que transportar parte de alguns materiais necessários para a reconstrução de uma ponte.

SnowRunner

A tal ponte, aliás, foi destruída durante uma inundação avassaladora, e o jogo não poupa o jogador dos detalhes de tais desastres (que bom), valendo a pena lembrar também que ele está totalmente localizado em português do Brasil.

Após a picape supracitada, o jogador ganha um caminhão, de verdade. Um GMC MH9500, veículo não apropriado para lamaçais e coisas do tipo. Minha recomendação é: venda-o assim que puder e adquira um caminhão com bloqueio de diferencial e AWD.

Um Fleetstar F2070A, por exemplo. Com o dinheiro da venda do MH9500 e mais alguns “trocados”, você consegue a nova máquina numa boa. E não vai se arrepender por algum tempo.

SnowRunner

SnowRunner conta com 40 veículos desbloqueáveis, os quais podem ser adquiridos à partir de dois pré-requisitos: dinheiro na conta e nível do personagem.

SnowRunner

Sim, há uma evolução do protagonista do jogo, a qual está diretamente relacionada com tarefas completadas, áreas e jobs descobertos e torres de vigia desbloqueadas.

Através dos pontos de experiência ganhos através das tarefas acima, ganhamos pontos de experiência, e assim a evolução (e os novos níveis) chega naturalmente.

Vale ressaltar que também é preciso evoluir para obter acesso a equipamentos e peças melhores, como por exemplo pneus, caixas de transmissão, suspensão, etc. Vale também a pena lembrar que tudo isto influencia a maneira como cada veículo se comporta. E de acordo também com o terreno.

É muito divertido (pelo menos para os apreciadores de simuladores do gênero) jogar SnowRunner. Perceber como cada veículo responde de maneiras distintas em momentos distintos e em terrenos e condições climáticas distintos.

A Saber Interactive, além disso, trabalhou bastante na física do jogo, a qual é bastante realista, e muitas vezes é preciso muita perícia nos momentos certos, para ativar ou desativar os recursos necessários (inclusive o guincho), para sair de situações extremas, perigosas e aparentemente “perdidas”.

SnowRunner

Estradas perigosíssimas nas montanhas

Jogando SnowRunner

O jogo é uma verdadeira delícia, como eu disse no primeiro parágrafo (pelo menos para mim e para, quem sabe, os fãs do gênero). Eu diria que trata-se de compra obrigatória para quem aprecia experiências off-road e similares.

E para quem não possui um conjunto de volante + pedais, como os da Logitech e os da Thrustmaster, aliás, a melhor escolha é um controle, como o do Xbox 360.

Estou jogando SnowRunner no PC com ele, e não me arrependo nem um pouco. Dadas as características do jogo, acredito que utilizar mouse e teclado dificultaria bastante as coisas, principalmente no que diz respeito a bloqueio de diferencial, mudança de marchas e ativação do AWD.

SnowRunner

Além disso, o controle da câmera fica muito mais natural com o uso de um controle, e acredite: você vai querer visualizar seu caminhão à partir de todos os ângulos possíveis, tanto para sair das “enrascadas” quanto para apreciar os belíssimos visuais.

Como um bom jogo off-road, enfrentamos terrenos bastante difíceis. Situações extremas. E verdadeiros becos sem saída, também, o que pode nos  forçar a refazer todo o caminho, de volta.

Obs: por exemplo, a menos que determinada torre de vigia da região tenha sido liberada, você nunca saberá se uma ponte caiu ou se a estrada se encontra bloqueada devido à queda de alguma subestação de energia.

O jogo conta com ciclo dia e noite completo, e você também pode “avançar” o tempo, caso desejar, saindo do ciclo normal e automático e escolhendo o horário em que realizará determinado contrato, por exemplo.

Além disso, SnowRunner conta com mudanças climáticas dinâmicas, e muitas vezes bastante drásticas. Imagine que você está em uma estrada enlameada, quase se atolando, e começa a cair uma chuva torrencial: é verdadeiramente emocionante (além de perigoso, no jogo).

Saber usar o guincho de cada veículo é essencial, também: ele pode ser preso a objetos os mais diversos, como por exemplo árvores e postes, e muitas vezes, pode representar uma verdadeira tábua de salvação.

Tarefas

Além dos contratos, os quais podem requerer a entrega de materiais em locais inacessíveis por veículos/motoristas comuns, existem as tarefas, as quais podem exigir, por exemplo, que você resgate pessoas presas em lugares altos e difíceis de serem alcançados.

SnowRunner

Os belos interiores dos veículos

Tudo devido à neve intensa, por exemplo, e nestes casos, é primordial escolher um veículo adequado para a tarefa, pois em caso contrário você correrá um sério risco de ficar atolado e/ou de precisar ser resgatado e retornar à garagem.

Veículos em SnowRunner

SnowRunner conta com 40 veículos licenciados, de marcas bastante famosas, incluindo Caterpillar, Ford, GM, Pacific, Chevrolet, Freightliner. Tanto o interior quanto o exterior dos veículos foi reproduzido com grande fidelidade.

Além disso, podemos instalar nos mesmos diversos tipos de implementos, de acordo com a missão que temos adiante, tais como, por exemplo, reboques do tipo plataforma, graneleiros, cisternas, tanques, etc.

Isto sem falar em upgrades e melhorias nos veículos, incluindo motores, câmbio, suspensão, pneus, guinchos, bloqueios de diferencial (para casos de veículos que não contem com o recurso), carrocerias, etc.

Há também a possibilidade de instalação de vários itens cosméticos, e podemos até mesmo mudar as cores dos veículos, na faixa, de graça, “for free”.

Cada veículo, além disso, possui seus próprios valores e peculiaridades no que diz respeito à capacidade de combustível.

Obs: felizmente, o combustível é de graça, nos postos que você encontra pelo caminho.

SnowRunner

E temos também, por exemplo, valores/peculiaridades ligados a peso, potência, durabilidade, consumo de combustível (algo extremamente importante), capacidade do tanque, tipos de suspensão e de pneus, etc.

Temos aqui um jogo bastante complexo, mas que felizmente conta com um amplo tutorial, além de um menu de ajuda que pode ser sempre consultado pelo usuário, caso alguma dúvida surja durante o gameplay.

Gráficos e áudio

Os gráficos do jogo são lindíssimos. Trechos molhados, então, são fantásticos. Efeitos de partículas foram muito bem implementados, e o jogo é um verdadeiro espetáculo audiovisual.

A SCS Software que me perdoe, mas em se tratando de simuladores de caminhões (guardadas as devidas diferenças entre os títulos, obviamente, também), graficamente SnowRunner é bem superior a ETS2 e American Truck Simulator.

Graficamente falando, aliás, e em se tratando de simuladores, SnowRunner também é muito superior a Bus Simulator 18, da stillalive studios, por exemplo.

Sério, mesmo: o título da Saber Interactive é um espetáculo: neve, gelo, lama, sujeira, asfalto, céu, dia, noite, chuva: tudo isto foi recriado com um altíssimo nível de fidelidade.

Os efeitos sonoros também são fantásticos, em SnowRunner. O som de um caminhão varia em relação a outro de maneira bastante drástica. Aceleração, desaceleração, frenagens, derrapagens, pneus na lama “rodando em falso”: tudo está sonoramente incrível.

SnowRunner

Trilha sonora

E vale também destacar a trilha sonora, bastante pitoresca e característica do interior dos Estados Unidos, valendo lembrar que a “história” se divide entre Michigan, Alasca e Rússia.

SnowRunner

A trilha sonora também conta com o som de muitas guitarras, vale ressaltar, o que é muitíssimo bem vindo e ajuda a “injetar” no jogador uma dose extra de adrenalina, principalmente naqueles momentos mais complicados.

Finalizando

SnowRunner é um verdadeiro must have para todo fã de experiências off-road e/ou simuladores de caminhões. Complexo na medida certa, porém acessível a quem estiver disposto a se inteirar de seus meandros, o jogo é, em minha opinião, um dos grandes lançamentos de 2020.

Claro, pelo menos para os fãs do gênero. E ele ainda conta com suporte a mods! Recomendadíssimo!

Ficha técnica

Título: SnowRunner

Gênero: simulação

Desenvolvedora: Saber Interactive

Publisher: Focus Home Interactive

Lançado em: 28 de Abril de 2020

Plataformas: PC, Xbox One, PlayStation 4

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest