Um trabalho monumental. Uma obra de arte em diversos sentidos, capaz de fazer com que o jogador literalmente se perca em meio a seus meandros, nuances, grandiosidades e belezas. Assim podemos começar a descrever Red Dead Redemption 2, da Rockstar.

A desenvolvedora, que não brinca em serviço jamais, lançou RDR2 para PlayStation 4 e Xbox One em Outubro de 2018. No PC, o jogo foi lançado em 05 de Novembro de 2019, repleto de melhorias e novidades, incluindo várias missões adicionais. Isto sem falar que, nos computadores, Red Dead Redemption 2 está muito, muito mais bonito.

Red Dead Redemption 2 - PC

Digamos que aquilo que já era lindo nos consoles (a Rockstar sempre consegue lançar algo que leva os consoles de última geração ao limite) ficou ainda mais fantástico nos computadores.

Red Dead Redemption 2 é, também, uma carta de amor a todos os fãs da empresa, da franquia, dos velhos filmes de faroeste, de bons e imersivos títulos de mundo aberto, e de jogos dotados de narrativas profundas e envolventes.

Red Dead Redemption 2 - PC

Temos aqui um verdadeiro épico. Um jogo de cair o queixo, com gráficos lindíssimos e capaz de exigir, no PC, e dependendo das configurações usadas, o máximo do hardware onde ele se encontra instalado (isto sem falar que o jogo ocupa quase 150 GB de espaço no disco).

Obviamente, existem diversas configurações que podem ser ajustadas, nos computadores, e eu recomendo que você dê uma olhada nos requisitos mínimos e recomendados para o game antes de adquiri-lo (via Rockstar Launcher/site ou Epic Games Store).

Red Dead Redemption 2 - PC

Digamos que valeu a pena esperar 8 – 9 anos por esta sequência. Ou melhor, sequência não, pois RDR2 é uma prequel do jogo lançado em 2010, para Xbox 360 e Playstation 3, o qual tinha como protagonista John Marston, o qual também aparece neste último título.

Tentar exprimir em simples palavras uma obra tão monumental quanto esta é uma tarefa até mesmo um tanto quanto difícil. O mundo aberto criado pela Rockstar para Red Dead Redemption 2 é grandioso, lindo, crível, vivo, repleto de coisas para fazermos e de NPCs com os quais podemos conversar, interagir e até mesmo “coletar” sidequests.

Red Dead Redemption 2 - PC

Não é brincadeira: o jogo permaneceu em desenvolvimento por mais de 8 anos, e nele trabalharam cerca de 1.200 atores. Além disso, ele possui mais de 500 mil linhas de diálogos e mais de 300 mil animações.

Temos aqui um título de mundo aberto cuja campanha pode ultrapassar as 60 horas, o qual também conta com uma parcela online (de certa forma semelhante a GTA Online) capaz de estender sua “vida útil” indefinidamente.

Um pouco do enredo de Red Dead Redemption 2

A narrativa de Red Dead Redemption 2 é riquíssima. Ambientado no século século XIX, no selvagem velho oeste americano, em uma época na qual a sociedade tentava progredir e avançar industrialmente e, ao mesmo tempo, acabar com os velhos foras da lei que tanto mal causaram no passado (e ainda causam, no jogo), temos como protagonista alguém chamado Arthur Morgan, sujeito duro, rude, de modos grosseiros, mesmo, e sempre disposto a acertar tudo na base da bala ou de sopapos.

Red Dead Redemption 2 - PC

Morgan, aliás, parece nutrir uma certa antipatia por John Marston (protagonista do primeiro título da franquia), e deixa isto sempre bem claro. Aliás, é até mesmo interessante destacar que Marston, também parte da gangue de Dutch van der Linde, (a mesma que, no primeiro jogo da série, ele é obrigado a caçar), tem lá um certo papel importante em RDR2 (temos várias missões interessantes na companhia do pistoleiro), além de ser objeto frequente da fúria e dos impropérios do bruto porém quase sempre sensato protagonista.

Arthur Morgan tem plena noção de que está inserido em um mundo que não tolera mais gente de seu tipo. Ele sabe que “sua época está quase acabando”, de certa forma, e isto parece ser algo que Dutch, o inteligente porém cabeça-dura líder da gangue, discorda.

Após um “trabalho” que não deu certo em uma cidade do oeste chamada Blackwater, os membros da gangue van der Linde acabam indo se refugiar em meio às montanhas cobertas de neve, local e momento que também funcionam como uma espécie de tutorial para Red Dead Redemption 2.

Red Dead Redemption 2 - PC

Há uma recompensa sobre todos os membros da gangue. Uma recompensa por suas cabeças, é importante destacar, e agentes da lei e caçadores de recompensa estão por todos os lados, atrás deles, visando, obviamente, levá-los à forca ou matá-los.

Enquanto isto, todos os membros da gangue devem tentar sobreviver, à qualquer custo. É possível planejar novos assaltos, incluindo assaltos a trens de passageiros ou de carga, além de golpes e outras maneiras de obter dinheiro, como por exemplo extorsão e cobrança de dívidas (através do estelionatário, agiota e membro da gangue Herr Strauss).

Red Dead Redemption 2 - PC

Durante as horas que passamos no vibrante e interessantíssimo mundo aberto de Red Dead Redemption 2, são inúmeras as atividades nas quais podemos participar, divididas entre missões principais e secundárias, além de caça, pesca, conversas variadas com os mais diversos NPCs (as quais com bastante frequência resultam em mais missões secundárias), etc.

Um mundo vivo

É realmente incrível como a Rockstar consegue criar mundos abertos interessantíssimos, vivos, repletos de oportunidades de diversão e de NPCs que mais se parecem com seres de carne e osso.

Red Dead Redemption 2 - PC

Foi assim, por exemplo, com GTA V e o primeiro Red Dead Redemption, e é assim com Red Dead Redemption 2, jogo que é ambientado nos Estados Unidos da América em uma época na qual a população do país desejava se industrializar e deixar para trás velhos costumes e personagens que acabaram, ao longo do tempo, se transformando em espécies de tristes caricaturas de um tempo violento que acabou sendo futuramente explorado por diversas mídias, como por exemplo cinema, livros e jogos eletrônicos.

Red Dead Redemption 2 - PC

A violência é uma constante no velho oeste

Se você já assistiu a algum daqueles velhos filmes de faroeste, bem, saiba que RDR2 tem muito a ver com eles. Encontramos aqui as mesmas pequenas e muitas vezes decadentes cidades com seus saloons repletos de bêbados e arruaceiros (Morgan chega a se envolver em brigas em tais lugares, vale ressaltar), além de xerifes durões e de vez em quando amedrontados devido a notícias a respeito da presença de bandidos perigosíssimos e muito procurados na região.

É verdadeiramente incrível, também, como o mundo do jogo é vivo, crível, vibrante, interessante, notável. É impossível cavalgarmos por muito tempo sem nos depararmos com algo de interesse, com alguma briga em andamento (na qual podemos ou não intervir), com alguém pedindo ajuda, com algum animal selvagem (animais perigosos como ursos e lobos, aliás, causam enorme desassossego em nosso cavalo) que pode ser caçado.

Red Dead Redemption 2 - PC

Dignos de nota, aliás, são os diálogos que podemos travar com inúmeros NPCs no mundo do jogo. Muitas vezes, tais diálogos são capazes de dar início a alguma sidequest, e eu não consegui identificar nenhum diálogo repetido, nenhuma frase repetida, nenhum NPC insosso: tudo é extremamente vivo, original, verdadeiramente, e parece mesmo, como eu já disse acima, que estamos lidando com criaturas de carne e osso.

Com seres humanos introduzidos, de alguma forma, em um mundo virtual que pede para ser explorado à exaustão. Cada diálogo com um NPC representa sempre uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais a respeito do mundo do jogo e de suas nuances.

Os personagens com os quais travamos conhecimento muitas vezes pedem nossa ajuda. Muitas vezes, porém, eles apenas querem jogar conversa fora, e não pense você que neste último caso a conversa será “papo furado”: não! O universo do jogo é rico o suficiente para nos manter entretidos até mesmo durante encontros casuais, sempre com algo interessante sendo dito, sempre com algo único, sempre com NPCs dignos de nota.

Durante o gameplay, podemos participar de assaltos a trens (inclusive parando tais trens com a ajuda, por exemplo, de uma carroça contendo explosivos posicionada bem no meio dos trilhos). Podemos cavalgar ao lado dos trens, também, saltar para dentro deles e assaltar todos os passageiros – e de vez em quando até mesmo sermos obrigados a lidar com agentes da lei que viajavam no mesmo veículo.

Red Dead Redemption 2 - PC

Podemos assaltar transeuntes em locais ermos, podemos participar de competições de tiro ao alvo com estrangeiros que recém chegaram aos Estados Unidos, e podemos também participar de verdadeiros e emocionantes resgates de prisioneiros.

Enquanto cavalgamos, podemos observar veados e coelhos correndo entre o mato verdejante, e o mundo de Red Dead Redemption 2 é variado ao extremo, por falar nisso.

Red Dead Redemption 2 - PC

Temos desde terrenos repletos de neve até matas verdejantes e luxuriantes, passando por pântanos repletos de perigos e desertos causticantes. Tudo é belo, movimentado, cheio de momentos épicos e inesquecíveis.

A trilha sonora de Red Dead Redemption também é um caso à parte: parece que você foi inserido em um bang-bang à italiana. Gaitas solitárias ecoam em momentos de contemplação, enquanto cavalgamos sozinhos em meio a paragens desconhecidas e desertas. Por outro lado, a trilha assume ares mais épicos e até mesmo imponentes enquanto estamos em um tiroteio, ou durante fugas desesperadas.

A gangue van der Linde

A gangue van der Linde, por falar nisso, é obrigada a mudar o local de seu acampamento mais de uma vez, devido às forças da lei que estão no encalço de Dutch, Morgan e os demais.

Até mesmo tentativas de “suborno” são feitas por agentes da lei, tendo como alvo nada mais nada menos que a cabeça de Dutch: uma determinada agência de detetives (Pinkerton) oferece ao protagonista total imunidade caso ele entregue Dutch e os demais. Obviamente, Morgan relata tudo isto a seu “chefe”, para que as devidas providências sejam tomadas.

Vale ressaltar que os acampamentos da gangue contam com diversas tendas úteis, sem contar com o fato de que doações, sempre oriundas, é claro, de atividades criminosas, devem ser feitas de vez em quanto para manter as engrenagens em funcionamento.

Red Dead Redemption 2 - PC

Temos, por exemplo, um local apropriado para alimentação, e também a tenda do próprio Arthur Morgan, local onde ele pode trocar de roupa e até mesmo se barbear.

O nível de realismo do jogo é tão grande, que é possível até mesmo passarmos brilhantina (a qual deve ser adquirida) nos cabelos do protagonista, e em estabelecimentos apropriados nas diversas cidades de Red Dead Redemption 2, podemos encontrar barbeiros que são capazes de realizar diversos tipos de cortes, tanto na barba quanto no cabelo.

A gangue van der Linde é bastante unida, isto não podemos negar, e existem até mesmo mulheres dentro dela. Todos, digamos, trabalham em prol do grupo, e “dissonâncias” são quase sempre rapidamente resolvidas por Dutch e/ou Morgan, o qual possui enorme admiração por seu líder.

Red Dead Redemption 2 - PC

É interessante também destacar que existe um lado de “microgerenciamento” ligado aos acampamentos: podemos, ou devemos, é melhor dizer, trazer animais oriundos de caçadas para serem preparados, podemos realizar as já acima mencionadas doações, e podemos inclusive aprimorar os acampamentos, através de um livro de registros localizado na tenda do líder.

É assim, por exemplo, que podemos adicionar mais espaço para cavalos, galinheiros (para melhorias no que tange à alimentação do grupo), etc.

E em tempos como os atuais, é até mesmo interessante destacar determinada missão secundária durante a qual lutamos lado a lado com uma pistoleira famosa chamada Black Belle: a missão em questão é verdadeiramente empolgante – participamos de um tiroteio contra inúmeros agentes da lei e caçadores de recompensa, todos eles atrás da famosa e pomposa “heroína”.

Red Dead Redemption 2 - PC

Um protagonista e tanto

Arthur Morgan pode morrer com bastante facilidade, isto é um fato. Ele é até mesmo lento, devo dizer, quando comparado aos personagens principais de tantos outros games por aí (ele pode correr, mas temos de lidar com seu fôlego limitado, neste caso). Tudo isto, porém, é passível de aprimoramento.

Em Red Dead Redemption 2, temos um personagem principal que se parece bastante com um ser humano, e isto pode ser até mesmo bastante apreciado durante combates corpo a corpo: Morgan apanha, sangra, cai, e pode até mesmo desmaiar.

Red Dead Redemption 2 - PC

Sua movimentação e atuação está mais para uma criatura normal, de carne e osso, digamos, do que para um “super protagonista”, um super-herói. Ele não se cansa, também, de maldizer o destino, de se lamentar pelo que aconteceu em BlackWater (bem como pelo dinheiro da gangue que ficou lá).

Morgan conta com o já famoso Dead Eye (ou Olho da Morte), recurso que coloca tudo em uma espécie de câmera lenta, permitindo que o personagem principal mire com mais cautela, marcando alvos e sucessivamente eliminando-os de uma só vez.

Red Dead Redemption 2 - PC

O cavalo de Morgan, por falar nisso (isto é até mesmo uma característica inerente à franquia), pode carregar armamento e mantimentos, além de poções, tônicos, gomas e outros itens capazes de restaurar o fôlego, o Dead Eye e a vida do protagonista.

Gráficos no PC

Um jogo que já era lindo nos consoles ficou ainda mais bonito no PC. Trata-se de algo verdadeiramente embasbacante. Isto sem falar que o título da Rockstar conta com um muitíssimo bem vindo modo fotografia, o qual inclui várias opções de filtros e lentes, além de posicionamentos variados da câmera.

Para os amantes da fotografia, é também possível lidar com a intensidade do desfoque (caso tal recurso seja utilizado) e com a exposição, vale ressaltar.

Mas os gráficos de Red Dead Redemption 2 no PC são de cair o queixo. No início do jogo, por exemplo, é incrível como a neve parece real. É indescritível a sensação de ver as pernas dos personagens nela afundando, enquanto o respectivo rastro é deixado para trás.

RDR2, além disso, conta com variações climáticas diversas e ciclos dia/noite completos, e você poderá se surpreender, enquanto cavalga, ao perceber que uma tempestade vem chegando.

Somos capazes de notar os relâmpagos, ao longe, e quando a chuva nos atinge em cheio, tudo fica melhor ainda, incluindo poças d’água, respingos, roupas molhadas e pingando e a chuva inclemente nos castigando.

O jogo é lindíssimo, no PC. Podemos, por exemplo, definir o nível do filtro anisotrópico, e assim aumentar a qualidade das texturas dependendo do ângulo. Podemos também mexer em diversos parâmetros ligados à efeitos de iluminação, partículas, sombras, SSAO, reflexos, água, tesselação, FXAA, MSAA, etc.

Red Dead Redemption 2 - PC

Tudo depende, é claro, do seu hardware, e se você conferir os requisitos mínimos e recomendados para Red Dead Redemption 2 (link acima), perceberá que o jogo pode rodar em uma ampla gama de setups.

Algumas considerações finais

Red Dead Redemption 2 pode muito bem “tomar” dezenas, ou centenas, de horas, do seu tempo. Tempo este, eu garanto, que será muitíssimo bem aproveitado. Se aqui no XboxPlus eu trabalhasse com notas em reviews, seguramente eu daria um 10/10 a RDR2.

Red Dead Redemption 2 - PC

O jogo é espetacular, e trata-se de mais uma enorme prova do imenso talento da Rockstar em criar jogos de altíssima qualidade. Mais uma prova do quão competente é a empresa quando se trata de criar mundos abertos verossímeis, lindíssimos e repletos de atividades prazerosas.

RDR2 é uma enorme carta de amor aos fãs da franquia. Um grande jogo, produzido por um estúdio que é capaz de nos emocionar e instigar com pequenas e grandes quests em seus títulos.

Red Dead Redemption 2 é um verdadeiro must have para todas as pessoas que apreciam jogos de mundo aberto e/ou títulos criados com enorme esmero, atenção a detalhes, nível técnico elevado ao cubo e muito, muito conteúdo de altíssima qualidade.

Red Dead Redemption 2 - PC

Se você ainda não jogou/comprou, faça este favor a si mesmo: jogue o quanto antes. E não se preocupe, vale lembrar mais uma vez, se você ainda não jogou o primeiro RDR: RDR2 é uma prequel. Uma prequel, aliás, que deve, e vai, ficar na história.

Ficha técnica

Título: Red Dead Redemption 2

Gênero: ação, aventura, terceira pessoa, mundo aberto

Desenvolvedora: Rockstar Games

Publisher: Take-Two Interactive

Data de lançamento: 26/10/2018 (PlayStation 4 e Xbox One) / 05 de Novembro de 2019 (PC)

Plataformas: PC, Xbox One, PlayStation 4

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest