Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que joguei muito pouco o primeiro Poly Bridge. Infelizmente. Gostaria de dizer, também, com toda a sinceridade, que não sou lá muito bom em physics-based puzzles, como é o caso de Poly Bridge 2 (site oficial).

Mas resolvi, assim mesmo, encarar o desafio. Bem, vamos lá. O jogo foi desenvolvido pelo estúdio neozelandês Dry Cactus. Poly Bridge 2 é um jogo de construção de pontes com grande ênfase na física.

O game foi lançado simultaneamente no Steam e na Epic Games Store, e custa menos de 30 Reais. No Steam, aliás, ele está com um desconto temporário, saindo por R$ 14,50.

Sobre Poly Bridge 2

Em Poly Bridge 2, você deve construir pontes sobre “vãos”. Temos uma “campanha”, dividida em vários mundos (4), a qual conta com 64 níveis, durante os quais você deve construir as tais pontes utilizando materiais e tecnologias os mais diversos.

Poly Bridge 2

Não apenas isso: é preciso, muitas vezes, lidar com obstáculos naturais e também com obstáculos impostos pelo próprio homem, digamos assim.

É assim, portanto, que Poly Bridge 2 “obriga” o jogador a criar pontes levadiças, pontes com estrutura em aço, pontes com declives ou aclives, devido à passagem de barcos no rio abaixo, “pontes móveis”, etc.

Diversos materiais, ferramentas e tecnologias vão sendo colocados à disposição do jogador, conforme ele progride, valendo também a pena lembrar que um orçamento “apertado” também existe, e dependendo da situação, caso o mesmo seja “estourado”, tudo vai por água abaixo.

O jogo é cheio de charme e carisma, e pode muito bem representar um verdadeiro paraíso para os amantes de jogos baseados em física e/ou construção, além de simulação.

Vale também lembrar que o antecessor de Poly Bridge 2 vendeu mais de 3 milhões de cópias. E o novo jogo conta com novas fases, mecânicas aprimoradas e uma engine de física customizada.

Isto sem falar em campanhas inteiras que podem ser criadas pelos jogadores e depois compartilhadas através do Steam Workshop.

Poly Bridge 2

Tais campanhas, na verdade, são formadas através da junção de diversos níveis. O jogador pode desenvolver campanhas com múltiplos níveis, criando até mesmo algo temático, digamos, e ir aumentando a dificuldade pouco a pouco. Bacana, não?

Algo muito bacana em Poly Bridge 2, também, é o fato do mesmo permitir que o jogador salve replays de seus níveis completados e/ou criados, para o posterior compartilhamento (um arquivo .MP4 em alta resolução é criado).

Jogando

Basicamente, o jogo lida com uma situação e várias e diferentes variáveis. Mas basicamente, mesmo, temos sempre que construir uma ponte a fim de ligar duas partes de um mesmo terreno.

Obs: partes estas que são separadas por um grande rio.

Poly Bridge 2

As maneiras de superar tais desafios são inúmeras, e ao jogar e completar cada nível com sucesso (ou não), você pode até mesmo consultar diferentes soluções, criadas por diferentes jogadores ao redor do mundo.

Barcos podem transitar pelo rio acima mencionado, veículos pesados podem desejar transitar sobre nossas pontes, e até mesmo sistemas hidráulicos são colocados à disposição do jogador, para a construção de suas pontes.

Bem, no meu caso, para a construção de verdadeiras “geringonças”, pois, ressaltando mais uma vez, tenho alguns problemas, digamos, com jogos baseados em física.

Poly Bridge 2

Isto não me impede, entretanto, de notar a altíssima qualidade de Poly Bridge 2, sua elegância, sua física apurada, seus belos gráficos em Low-Poly, e seu alto grau de dificuldade, obviamente.

O fato é que muita gente gostou do jogo, tanto é que neste exato momento (o jogo foi lançado ontem, 28 de Maio de 2020), já temos centenas de níveis criados pelos jogadores, disponíveis via Steam Workshop.

A campanha do jogo é dividida em quatro regiões, ou mundos, digamos: “Montanha Pinheiro”, “Desfiladeiro Deslumbrante”, “Oásis Tranquilo” e “Ravina Sanguínea”.

Cada uma delas conta com seu respectivo estilo artístico em Low-Poly. Porém, também temos dificuldades maiores, conforme vamos progredindo ao longo das mesmas.

Poly Bridge 2

Steam Workshop e conteúdo criado pelo usuário

O jogo conta com localização completa em português do Brasil, e existem tutoriais conforme novidades vão aparecendo: ou seja, você nunca fica perdido. O “complicado”, porém, é verdadeiramente o nível de dificuldade do próprio jogo em si.

Claro: de repente, para você, pode se tratar até mesmo de algo trivial – estou apenas aqui falando a respeito de minha dificuldade em relação a este tipo de jogo. Em especial, a estes tipos de quebra-cabeças baseados em física.

De qualquer forma, Poly Bridge 2 é um simulador de construção de pontes bastante competente. Eu diria até que trata-se do melhor e mais intrincado do gênero, no mercado.

O novo título da Dry Cactus, além disso, conta com um criador de campanhas completo, a quais podem, então, serem compartilhadas através do Steam Workshop.

Além disso, existe um modo “caixa de areia” (sandbox), através do qual os jogadores podem editar eventos, adicionar materiais, alternar entre os mundos, etc.

Também é possível, no modo sandbox, adicionar objetos os mais diversos ao “mundo” / nível em questão. Isto sem falar em veículos, equipamentos e recursos.

O orçamento também pode ser definido previamente, no modo sandbox, e o jogador/criador pode inclusive compartilhar tudo isto através da Oficina do Steam.

Tudo sempre de forma rápida e simples, pelo menos no tocante ao compartilhamento e à disponibilidade de conteúdo criado pelo usuário/jogador.

Vale também a pena lembrar que não apenas concreto, madeira e aço são materiais disponíveis. Temos também, por exemplo, cordas, cabos de aço e molas, o que pode dar origem a pontes extremamente inusitadas, muitas vezes.

Algumas considerações finais

Poly Bridge 2 é um excelente simulador de construção de pontes, com uma física extremamente apurada, gráficos charmosos em Low-Poly e uma trilha sonora que tenta relaxar o jogador (sem no entanto conseguir, dados os desafios impostos).

Poly Bridge 2

O novo jogo da Dry Cactus é o melhor simulador do gênero, em minha opinião, uma vez que trata tudo ligado ao tema com enorme realismo (salvo uma ou outra maluquice aqui e ali).

O game, além disso, conta com um fator replay praticamente ilimitado, dada sua integração com o Steam Workshop e ao fato de que ele permite que o jogador crie seus próprios níveis e campanhas completas.

Se você gosta de puzzles baseados em físicas e aprecia um belo desafio, não pense duas vezes: compre o quanto antes. E aproveite: no Steam Poly Bridge 2 está custando apenas R$ 14,49 até o próximo dia 04 de Junho.

Ficha técnica

Título: Poly Bridge 2

Gênero: Construção, Simulação, Puzzle

Desenvolvedora: Dry Cactus

Publisher: Dry Cactus

Lançado em: 28 de Maio de 2020

Plataformas: PC

Versão analisada: PC

Fique agora com o trailer de lançamento do jogo:

Pin It on Pinterest