Observation foi lançado para PC (via Epic Games Store) e para PlayStation 4 inicialmente em 21 de Maio de 2019. Um ano depois, ou seja, em 21 de Maio de 2020, o jogo finalmente foi lançado no Steam e no GOG.

Temos aqui um jogo eletrônico verdadeiramente único. Um título onde não atuamos como uma pessoa, e sim como uma inteligência artificial. Uma IA chamada S.A.M., a qual é capaz de lidar de forma bastante direta com sistemas e câmeras de uma estação espacial.

Observation - Game

Observation foi desenvolvido pelo estúdio escocês No Code, responsável também pelo ótimo Stories Untold, o qual, aliás, encontra-se atualmente em promoção no GOG, saindo por apenas cinco Reais!

Obs: o próprio Observation encontra-se em promoção no GOG – dê uma conferida, o título está saindo por apenas 24 Reais!

Sobre Observation

Observation é mais um excelente jogo publicado pela Devolver Digital, publisher famosa por seus títulos não convencionais, diferentes, únicos, dotados de características que os distinguem bastante daquilo que estamos acostumados a ver na indústria de games.

Observation - Game

O título é o terceiro da No Code (o primeiro foi um jogo para iOS e Android). Em seu lançamento inicial, o game recebeu reviews bastante positivos de diversos veículos mundo afora, e eu confesso que também gostei muitíssimo dele.

A começar pelo fato de não estarmos no controle de um personagem, digamos, de “carne e osso”, mas sim de um sistema de computador. De uma inteligência artificial que, de certa forma, está imbuída na estação espacial onde transcorre a ação no jogo.

Observation - Game

S.A.M., a tal IA protagonista, possui a devida frieza em sua voz, de maneira tal a fazer também com que o jogador perceba o ambiente de certo modo hostil onde se encontra.

Afinal de contas, o espaço sideral não é para qualquer um, e os problemas na estação espacial Observation são claramente uma ameaça à vida da “atriz coadjuvante” que trabalha em conjunto com a IA.

S.A.M. pode até mesmo ser equiparado a HAL 9000, de “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, e só este elemento já é capaz de fazer com que qualquer fã da obra e/ou de ficção científica fique extremamente alvoroçado.

Observation - Game

História

Embrenhados nos sistemas da estação espacial acima mencionada, somos testemunhas dos horrores vivenciados pela Dra. Emma Fisher. A estação passou por problemas. Um acidente, talvez.

Observation - Game

Uma explosão, uma colisão com alguma coisa: a própria Dra. Fisher parece não saber bem ao certo o que aconteceu. O fato é que, além disso tudo, sistemas começaram a falhar ou a não responder corretamente.

Observation - Game

Em paralelo a isto tudo, membros da tripulação espalhados pela estação espacial pararam também de se comunicar, o que causou ainda mais medo na astronauta.

A Dra. se lembra de S.A.M., então, ou seja, do jogador. Ela o chama e requisita acesso de administrador, o que pode ser inclusive negado pela IA (não cheguei a testar a negativa, entretanto).

Observation - Game

Vale lembrar que a médica começa, a partir daí, uma verdadeira jornada em busca de respostas e de soluções para os problemas pelos quais passa a estação espacial, uma estação, aliás, internacional.

Seu desespero aumenta quando ela percebe que está próxima a Saturno. Como ela foi parar lá? Como a estação espacial Observation foi parar naquele local, próxima ao planeta dos anéis?

Neste ponto, qualquer comparação que alguém porventura tenha feito entre Observation e Gravidade (o filme estrelado por Sandra Bullock e George Clooney) cai por terra. Não, estamos diante de algo bem diferente.

Observation - Game

Os problemas não pararam no mal funcionamento dos sistemas da estação, nem tampouco nos incêndios e no desaparecimento misterioso de membros da tripulação. Não, agora a Dra. Emma Fisher está muito, muito longe de casa.

E quando ela pergunta a você, o jogador, na “pele” de S.A.M., como isto foi acontecer, automaticamente uma fria resposta é recebida: “- Eu não sei”.

Jogando

Sim, a máquina, o sistema, o controle, aquilo que vive entre os cabos, os metais, as câmeras e os sistemas da estação espacial não sabe como a mesma foi parar ali, próximo ao planeta Saturno.

Observation - Game

E como jogamos, neste espetacular jogo da desenvolvedora escocesa? Jogamos interagindo com interfaces da estação espacial. Lidando com sistemas, controlando câmeras de segurança. Abrindo ou fechando escotilhas.

Também podemos navegar pelos diversos compartimentos da Observation utilizando certas esferas que, de certa forma, fornecem então um “corpo” à IA S.A.M.

Podemos, à pedido da Dra. Fisher, realizar verdadeiras expedições em direção a áreas incomunicáveis, ou até mesmo inspecionar áreas com possíveis problemas.

Observation - Game

Existem puzzles, também, e eles são geralmente bastante complexos, tudo isto enquanto tentamos proteger Emma Fisher e buscar possíveis sobreviventes.

Tais puzzles geralmente estão ligados a elementos eletroeletrônicos da nave. Por exemplo, podemos ter de resolver determinado puzzle, com base em um determinado diagrama, apenas para abrir uma certa escotilha que está entre dois módulos da estação. E assim por diante.

O jogador, entretanto, é sempre “alfinetado” com indícios de que há algo mais ali. Algo mais, não explicado ainda, misterioso, e que somente será revelado mais adiante. Quaisquer explicações mais profundas neste sentido implicariam em spoilers, portanto, paro por aqui.

O fato é que S.A.M. é um mistério à parte, e sua voz metálica e fria não traz conforto algum em meio à imensidão do espaço, e creia-me: o jogo é bastante imersivo, de maneira tal que eu recomendo bastante o uso de um bom headset.

Observation - Game

Logo no início, aliás, somos confrontados com uma mensagem estranha. Nós, jogadores, no controle da IA da nave. Trata-se de uma mensagem aparentemente inocente, mas que está imbuída de grande mistério.

Sendo um programa de computador, também podemos interagir com diversos outros sistemas dentro da estação espacial, incluindo notebooks e computadores espalhados pelos vários módulos da mesma.

De vez em quando, somos também brindados com “missões” que exigem que sejamos redirecionados a câmeras externas: a fim de averiguar possíveis avarias no corpo da estação, por exemplo.

Observation: um thriller psicológico

Observation é um jogo que também poderia ser classificado como um grande thriller psicológico. Conseguirá a Dra. Emma Fisher voltar para a Terra? E o papel de S.A.M. nisto tudo?

E quando nós, como jogadores, acessamos câmeras externas e nos deparamos com a frieza do espaço? Que sentimento nos invade, frente a toda aquela imensidão e ao enorme corpo da estação, com seus longos braços?

Observation - Game

Medo? Angústia? Desolação? O fato é que o terceiro título da No Code é também uma grande experiência psicológica, mexendo com nossos sentidos, com nossas sensações, trazendo à tona aquele medo mais profundo do desconhecido que temos dentro de nós.

Gráficos

Digamos que eu tenho pouco a dizer sobre os gráficos do game, a não ser que eles são belíssimos, muitas vezes beirando o fotorrealismo.

Temos até diversas interferências e distorções, como geralmente acontece, por exemplo, ao lidarmos com transições entre sistemas, entre câmeras. Ao ligarmos uma nova câmera, um novo equipamento, etc, por exemplo.

Observation - Game

Sim, os gráficos do título são belíssimos, e mais parece, muitas vezes, que estamos “jogando um filme”.

Finalizando

Observation é um belíssimo thriller psicológico. Um jogo que mistura aventura e ficção científica, tudo isto no espaço sideral.

O game da No Code consegue de forma magistral introduzir o jogador na “pele” de uma inteligência artificial, e o gameplay, por incrível que pareça, transcorre tranquilo. Sem problemas.

Recomendadíssimo!

GOG.com

Ficha técnica

Título: Observation

Gênero: Aventura, Psicológico, Ficção Científica

Desenvolvedora: No Code

Publisher: Devolver Digital

Lançado em: 21 de Maio de 2020 (lançado inicialmente em 2019, para PS4 e PC, via Epic Games Store)

Plataformas: PlayStation 4, PC

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest