A Acer apresentou em Setembro de 2019 dois novos notebooks da linha Acer Aspire 3. O Acer Aspire 3 com AMD Ryzen 3 e o Acer Aspire 3 com AMD Ryzen 5. É sobre este último que falarei neste review.

O Acer Aspire 3 (código de produto A315-41G-R21B) que testei, conta com processador AMD Ryzen 5 2500U, placa de vídeo dedicada AMD Radeon 535 com 2 GB de memória dedicada GDDR5, 8GB de memória RAM DDR4 e tela de 15,6 polegadas, equipada com a tecnologia Acer BluelightShield, capaz, segundo a fabricante, de reduzir a emissão de luz azul em até 54%. 

Trata-se de um modelo de notebook “básico-intermediário”, capaz de dar conta das tarefas do dia a dia, incluindo aí alguns softwares gráficos, e até mesmo jogos menos exigentes, como veremos abaixo.

Construção e design

Construído totalmente em plástico, o Acer Aspire 3 – A315-41G-R21B mede 2,4 x 38,1 x 26,2 cm, e pesa apenas 2,3KG. O notebook possui linhas sóbrias, com corpo na cor cinza, logotipo prateado da Acer em baixo relevo na tampa, e a área ao redor da tela na cor preta.

Não se trata de algo muito robusto, isto é verdade. Mas o peso reduzido e as dimensões podem acabar compensando este fator, uma vez que estamos falando a respeito de um notebook voltado a tarefas mais leves, e não de um notebook gamer, como por exemplo o Acer Predator Helios 300 com sua construção metálica.

Notebook Acer Aspire 3 - A315-41G-R21B

A parte inferior da tela do Acer Aspire 3 também também conta com o logotipo da Acer prateado, em baixo relevo, e logo à frente temos o nome da linha, “Aspire”, impresso, logo acima da área destinada ao teclado.

Suas bordas, além disso, são levemente arredondadas, o que ajuda a remover um pouco do “peso” daquela primeira e negativa impressão que temos quando nos deparamos com dispositivos tecnológicos “quadradões”.

Vale também a pena destacar que a carcaça plástica do laptop é bastante resistente a marcas de dedos, o que é uma grande vantagem sobre outros notebooks de segmentos similares e/ou notebooks construídos em metal.

De qualquer forma, sobriedade é o que temos aqui, no A315-41G-R21B. O acabamento do notebook está bem de acordo com aquilo para o qual ele foi desenvolvido, isto é, para as tarefas básicas do dia a dia, utilização de um ou outro software gráfico, navegação na web, uso de redes sociais, jogos mais leves, graças à GPU AMD Radeon 535 com 2GB de memória GDDR5, e uso de serviços de streaming, como por exemplo Apple Music, Deezer, Spotify, etc.

Se você pensa em adquirir um notebook, além disso, para utilizar com sua suíte de escritório preferida, o novo Acer Aspire 3 pode ser uma boa pedida.

Características técnicas

O novo Acer Aspire 3 está equipado com um processador AMD Ryzen 5 2500U, com tecnologia de 14nm e quatro núcleos, rodando a 2.0 GHz e podendo atingir até 3.6 GHz via overclocking.

Tal processador, além disso, possui 4 MB de Cache L3, além da placa gráfica integrada Radeon Vega 8 Graphics. Tal recurso, no entanto, pode permanecer de lado, pois o equipamento dispõem de uma GPU dedicada.

Trata-se da AMD Radeon 535, a qual possui 2GB de memória GDDR5 totalmente dedicada e clock base de 1024 MHz. Tal GPU permite que o notebook rode aplicações gráficas e jogos medianos (ou pelo menos, com as configurações no “médio”).

Obs: logo mais abaixo você poderá conferir mais detalhes a respeito de games no Acer Aspire 3 – A315-41G-R21B.

Além de tudo isto, temos um aparelho com 8GB de memória RAM DDR4, disco rígido SATA de 1 terabyte, tela LED LCD de 15,6 polegadas com resolução de 1366 x 768 pixels e Windows 10 Home Single Language de 64 bits.

Bateria

O Acer Aspire 3 que analisei possui uma bateria de polímero de Lítio com 2 Células, com capacidade de 4810 mAh e 4 horas de duração, segundo a Acer. Em meus testes, entretanto, a história não foi bem assim. A bateria durou cerca de 3 horas.

Temos de levar em conta aqui, entretanto, o fato de que eu estava o tempo todo ouvindo música na Deezer, por exemplo. Além disso, utilizei a suíte de escritórios SoftMaker por diversas vezes, naveguei na internet, e realizei os testes de benchmarking com o 3DMark Professional Edition (veja abaixo) com o notebook desplugado da tomada, tarefas que, obviamente, contribuiram para que a bateria fosse drenada com maior rapidez. Portanto, acredito que tudo esteja de acordo com o prometido, neste quesito.

Ah, sim, também joguei um pouco de Trine 3 com o notebook desplugado da tomada, e se você conhece este jogo, sabe que ele é belíssimo, além de ser totalmente em 3D. Com este cenário em mente, tive um tempo de bateria de cerca de 3 horas, como disse acima.

Notebook Acer Aspire 3 - A315-41G-R21B

Tudo bem, não é lá grande coisa, mas se pararmos para pensar nas atividades que realizei com o notebook fora da tomada, este período de tempo se torna extremamente aceitável.

Roda games?

Roda. Apesar deste não ser o foco do Acer Aspire 3 – A315-41G-R21B (não se trata de um notebook gamer, como por exemplo aqueles pertencentes às linhas Nitro ou Predator), ele é capaz de rodar alguns jogos leves com um desempenho até que bastante satisfatório.

Por exemplo, consegui rodar o battle royale Fortnite, da Epic Games, com todas as configurações ajustadas para o “médio”, a 30 quadros por segundo. Tudo transcorreu tranquilamente, e joguei durante cerca de meia hora, sem problema algum.

Trine 3

Trine 3 rodando no Acer Aspire 3 – A315-41G-R21B

Também rodei o famosíssimo Counter Strike: Global Offensive, com todas as configurações no “high”, e obtendo entre 45 a 50 frames por segundo. Já Trine 3 rodou com quase todas as configurações definidas no máximo, v-sync desligado e anti-aliasing no médio. Obtive, aqui, algo em torno de 30 frames por segundo. Aceitável.

Com tudo isto em mente, apesar do Acer Aspire 3 não ser um notebook gamer, fica bem claro que ele pode muito bem ser utilizado para jogatinas que não envolvam jogos muito pesados, ou então em situações onde o jogador sabe o que está fazendo e é capaz de ajustar os parâmetros gráficos de um jogo de maneira tal a fazer com que ele rode no hardware em questão.

Testes no 3DMark Professional Edition

Realizei alguns testes no software de benchmarking 3DMark Professional Edition. A princípio, tentei executar o teste Time Spy, o qual não rodou de forma satisfatória e apresentou um resultado verdadeiramente lastimável.

Isto, no entanto, é compreensível, pois tal teste em específico se destina a máquinas mais parrudas, com hardware capaz de rodar jogos de ponta, o que não é o caso do A315-41G-R21B.

3DMark Professional Edition - Sky Diver Test

Mudei meu foco, então, e ainda no 3DMark Professional Edition, executei o teste Sky Diver, focado em notebooks gamers e PCs mid-range. Aqui o Acer Aspire 3 – A315-41G-R21B se saiu muito melhor, obtendo 4.664 pontos, conforme você pode conferir através do link abaixo (e também na imagem acima):

https://www.3dmark.com/3dm/40727572

Teclado, portas, som e conexões

O notebook da Acer possui um teclado do tipo membrana e Padrão ABNT 2, com tecla “Ç” e sem retroiluminação. Não há nem sequer luzes indicando a ativação das teclas CAPS LOCK e NUM LOCK, o que pode ser um problema e tanto.

Tudo bem que, tão logo uma destas teclas é pressionada, um breve aviso OSD aparece. No entanto, é algo que pode até passar desapercebido por grande parte dos usuários, e que pode levar a erros, principalmente na hora da digitação de senhas (recomendo, entretanto, que você utilize sempre um gerenciador de senhas). Em contrapartida, o Acer Aspire 3 possui teclado numérico dedicado, o que facilita bastante as coisas no dia a dia.

O touchpad passa uma certa impressão de fragilidade, principalmente quando precisamos clicar em seu canto inferior direito (o que substitui o clique com o botão direito do mouse). No entanto, ele responde bem aos comandos, inclusive ao movimento com dois dedos para rolagem de tela. Em caso de problemas, plugue um mouse USB em uma das portas disponíveis no laptop e seja feliz (meu caso).

O equipamento possui 3 portas USB: duas 2.0 e uma 3.0. Além disso, temos slot para cartões de memória, porta HDMI e porta ethernet (RJ-45).

Também temos no Acer Acer Aspire 3 dois alto-falantes localizados em sua parte frontal inferior, os quais não entregam um som de boa qualidade. Há pouca ênfase nos graves, por exemplo, e o volume é bastante baixo.

Notebook Acer Aspire 3 - A315-41G-R21B

Agora, se você utilizar um bom fone de ouvido, a coisa muda de figura, e você poderá até mesmo curtir suas músicas com qualidade satisfatória. No quesito “conexões”, temos Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.1 LE.

Software pré-instalado

O A315-41G-R21B da Acer vem com alguns programas pré-instalados de fábrica, conforme abaixo:

  • Norton Security Ultra (válido por 30 dias);
  • Acer Care Center, para criação de um disco de recuperação em um pendrive, por exemplo;
  • PhotoDirector for Acer e PowerDirector for Acer, para edição de fotografias e vídeos, respectivamente;

A utilização dos softwares acima é totalmente opcional, vale ressaltar. E salvo o Acer Care Center (indispensável), você pode até mesmo desinstalá-los.

Finalizando

O notebook Acer Aspire 3 A315-41G-R21B é um bom modelo “básico-intermediário”, capaz de dar conta de diversas tarefas de seu dia a dia, seja em seu escritório ou em sua residência. A presença da GPU AMD Radeon 535, além disso, é capaz de fazer com que ele vá além, rodando jogos não muito pesados (ou até mesmo rodando jogos um pouco mais pesados com alguns ajustes nas configurações gráficas).

Eu só não entendo o porquê da Acer não incluir neste modelo uma tela full HD. Existem no mercado notebooks com telas de 15,6″ full HD, como sabemos, e a presença de algo assim nesta máquina seria algo bastante interessante.

O computador portátil também possui, vale ressaltar, um slot M.2 para que o usuário instale, se desejar, um SSD, o que é algo extremamente interessante, como sabemos.

O A315-41G-R21B pode ser encontrado no site oficial da Acer, atualmente por R$ 2.499,00, e também em diversos varejistas brasileiros.

Ficha técnica

Modelo: Acer Aspire 3 – A315-41G-R21B

Fabricante: Acer

Processador: AMD Ryzen 5 2500U 4 núcleos – 8 threads

Disco rígido: 1TB SATA 5400 RPM

Memória RAM: 8GB

Placa de vídeo: AMD Radeon 535 2GB GDDR5

Tela: 15,6 polegadas (1366 x 768 pixels)

Wi-Fi: padrão 802.11ac

Bluetooth: 4.1 LE

Teclado: padrão ABNT-2 sem retroiluminação

Portas e conexões: fones de ouvido, 2 USB 2.0, 01 USB 3.0, 01 HDMI, ethernet (RJ-45), entrada para cartões de memória

Webcam 640 × 480

Dimensões: 2,4 x 38,1 x 26,2 cm

Peso: 2,3KG

Pin It on Pinterest