Minecraft Dungeons (site oficial) é o mais novo lançamento da Mojang, empresa fundada por Markus Persson e vendida à Microsoft por uma cifra bilionária em 2014.

Bem, esta história você já deve conhecer muito bem. Vamos falar aqui a respeito de Minecraft Dungeons, jogo lançado em 26 de maio de 2020, para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Ao jogar Minecraft Dungeons, você pode até mesmo se lembrar de Diablo, por exemplo, ou de vários outros RPGs de ação bastante conhecidos.

Minecraft Dungeons

O novo título, desenvolvido pela Mojang Studios e pela britânica Double Eleven, é uma espécie de dungeon crawler. Trata-se de um spin-off, adequado até mesmo para crianças, algo que não podemos dizer do RPG de ação da Blizzard, por exemplo.

Muita aventura e ação aguardam por você neste jogo que é, de certa forma, ambientado naquele mesmo universo que todos os jogadores de Minecraft conhecem muito bem.

Ao contrário do Minecraft lançado em 2011, aqui temos o abandono completo das mecânicas de construção em mundos abertos enormes. Temos, isto sim, um RPG “centrado”, redondinho, capaz de divertir bastante quem aprecia o universo e o estilo da série.

Minecraft Dungeons

Sobre Minecraft Dungeons

Não é a primeira vez que a franquia se aventura em novas direções, pois tivemos, em 2015, um título não lá muito bem recebido (Minecraft Story Mode, da Telltale).

Minecraft Dungeons

Minecraft Dungeons, por sua vez, é um jogo com uma história meio “bobinha”, e até mesmo dispensável: o bacana, aqui, é sua jogabilidade, seu universo, a personalização do protagonista sem nome.

Em Minecraft Dungeons, jogo que faz uso da Unreal Engine, também temos gráficos de primeiríssima qualidade, personagens fofos, cenários lindíssimos e inimigos bastante variados.

Isto sem falar no fato de que estamos no mesmo universo já conhecido por milhões de jogadores mundo afora, universo este que no jogo principal é capaz de dar origem a obras sensacionais.

Isto, é claro, quando nas mãos de gente competente, criativa, disposta a labutar bastante, muitas vezes construindo verdadeiros colossos bloco a bloco.

Minecraft Dungeons

Pois bem, esqueça tudo isto no novo jogo da Mojang e da Xbox Game Studios. O que temos aqui é algo bem mais “compacto”, digamos, bem mais simples, porém com o seu devido (e alto) valor.

História

Não espere por nada muito profundo. A história pode até mesmo ser perfeitamente desconsiderada, e você pode até jogar se focando única e exclusivamente na jogabilidade, por exemplo. Em derrotar inimigo após inimigo. Em equipar melhor seu herói sem nome.

Minecraft Dungeons

No título, um determinado Illager é desprezado por seus próprios entes queridos. Vagando pelo mundo, desorientado e triste, ele acaba encontrando um determinado artefato que faz com que ele mude, então, radicalmente.

Trata-se do Orbe da Dominância (o qual é um cubo, na verdade), através do qual ele se transforma, então, em um vilão que passa a ser conhecido como Arch-Illager, ou simplesmente Archie.

O Arch-Illager é o grande inimigo em Minecraft Dungeons, um inimigo, aliás, extremamente opressor, que fez com que todos a ele se curvassem. Menos nosso herói anônimo, é claro.

Esta é a tal história “bobinha” do jogo, e se você está em dúvida sobre se fornece o título a seu filho ou não, saiba que o mesmo possui classificação etária para maiores de 10 anos.

Minecraft Dungeons

Digamos que trata-se, de certa forma, de um “Diablo para crianças”, talvez. Ou, de outra maneira, de uma ótima forma de introduzir a garotada no gênero de RPGs de ação, dungeon crawlers, e similares.

Pois bem, na pele do herói sem nome, o jogador vaga por 10 cenários, ou níveis, enfrentando uma grande variedade de inimigos, e contando com um arsenal bem interessante de armas.

Jogando Minecraft Dungeons

Digamos que a jogabilidade é bastante simples. Como em qualquer RPG de ação que se preze. Você clica com o mouse, basicamente, apontando para a direção para a qual deseja caminhar.

O mesmo botão do mouse (esquerdo) serve para ataques, enquanto o botão direito utiliza armamento especial, como por exemplo arco e flecha e bestas.

Podemos equipar diversos tipos de armaduras em nosso personagem, cada uma delas com suas respectivas peculiaridades no tocante a proteção, magias, encantamentos, etc.

Conforme você joga, e conforme adquire itens junto ao ferreiro do acampamento ao qual sempre retorna entre uma missão e outra, você vai ficando mais poderoso.

Minecraft Dungeons

Evoluindo, você ganha pontos de encantamento, os quais podem ser então, por exemplo, aplicados em diversos elementos mágicos disponíveis para armas e armaduras.

Há em Minecraft Dungeons, também, um vasto arsenal de artefatos especiais, valendo lembrar que é possível equipar até 3 ao mesmo tempo (sendo possível selecioná-los através de numerais).

Também como em Diablo III, por exemplo, é necessário aguardar até que o tal artefato se recarregue, entre uma utilização e outra. Isto vale também para a poção que restaura a energia vital do protagonista.

Minecraft Dungeons

Habilidades passivas também podem ser adquiridas, vale destacar, e dentro de algum tempo, você será até mesmo capaz de disparar flechas envenenadas.

Minecraft Dungeons também permite, com várias ressalvas, que coletemos loot valioso de inimigos caídos. Tal loot, entretanto, geralmente é algo bastante limitado.

Minecraft Dungeons

Diferentemente do que acontece em outros jogos do gênero (esqueça qualquer semelhança com a personalização que vemos em Mount & Blade II: Bannerlord, por exemplo), entretanto, aqui podemos apenas vestir uma espécie de “manto”.

Ou seja, trata-se de um “pacote” que veste o personagem em sua totalidade, conferindo a ele, então, os atributos inerentes a tal “pacote”. É impossível, por exemplo, equipar luvas diferentes, torso distinto, botas, etc.

Minecraft Dungeons

Eu até entendo isto tudo: Minecraft Dungeons funciona como uma espécie de “porta de entrada” para o gênero no qual ele tenta se enquadrar.

Algumas considerações finais

A trilha sonora do jogo é muito bacana, cheia de orquestração e incluindo até canto gregoriano e órgão. Isto sem falar que entre uma fase e outra uma voz feminina narra os acontecimentos em andamento, em bom português do Brasil.

Minecraft Dungeons é um jogo “compacto”. Um RPG de ação cativante, isto não se pode negar, além de belíssimo. Ele é bastante curto (10 níveis – cerca de 5 a 6 horas de gameplay), também.

Digamos que é realmente impossível não se sentir cativado pelo novo jogo da Mojang. O grande problema, eu diria, além da curta duração, é a história boba e as mecânicas simplificadas ao extremo.

De qualquer forma, trata-se de um bom jogo. Um RPG bem divertido e apropriado não só a crianças, mas também a muitos marmanjos que um dia já se aventuraram nos imensos e fantásticos mundos de Minecraft.

Ah, sim, já ia me esquecendo: o game comporta também partidas online e locais, para até 4 jogadores simultaneamente.

Ficha técnica

Título: Minecraft Dungeons

Gênero: RPG de ação, Dungeon Crawler

Desenvolvedora: Mojang Studios, Double Eleven

Publisher: Xbox Game Studios

Lançado em: 26 de maio de 2020

Plataformas: PC, Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest