O episódio 5 de Life Is Strange 2, Wolves, pode certamente ser aquele que deixará um gosto amargo na boca de muitos jogadores. Ele também pode ser o mais prazeroso, e pode nos forçar a tomar decisões, durante o gameplay, bastante complicadas.

Estamos falando aqui do último episódio do jogo, e Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves pode muito bem ser considerado como o capítulo mais forte até agora.

Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves

Os dois irmãos fugitivos, Sean e Daniel, têm agora de enfrentar um mundo muito mais duro e cruel, em sua jornada para Puerto Lobos, no México, isto após permanecerem por algum tempo em uma pequena comunidade no Arizona, na qual se encontrava inclusive sua mãe.

A relação entre Daniel e Sean está mais forte, ambos evoluíram bastante, e os superpoderes de Daniel se mostram cada vez mais fortes, também à medida que o menino começa a controlá-los melhor.

Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves

Aliás, dignos de nota são os momentos em que o garoto os utiliza, seja durante fugas, seja durante pequenas travessuras. É pena, entretanto, que não seja dada ao jogador a chance de controlá-los mais vezes, uma vez que eles sempre rendem bons momentos (e algumas vezes boas gargalhadas).

Bem, os dois irmãos lobos estão em fuga. Eles são acusados de diversos crimes, inclusive da morte de um policial no primeiro capítulo de Life is Strange 2, quando o pai de ambos foi também morto.

Mais uma vez, aliás, temos um jogo em mãos que lida com vários, necessários e delicados temas, como por exemplo xenofobia (melhor detectada nos momentos finais de Wolves) e homossexualidade. No tocante a este último tema, aliás, vale ressaltar que trata-se de um momento breve durante o gameplay, durante o qual tudo é transmitido ao jogador com a leveza, a seriedade e a delicadeza merecidas.

Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves

Sean e Daniel têm um objetivo: cruzar a fronteira entre Estados Unidos e México e chegar até um local onde possam viver em paz e segurança, livres do braço inclemente da lei de seu país, que não compreende verdadeiramente o que acometeu os dois irmãos (e jamais iria compreender, venhamos e convenhamos), e que deseja apenas trancafiá-los (no máximo, Daniel, o menor, seria enviado para a casa de seus avós, enquanto Sean seria preso, verdadeiramente).

Não faltam momentos de tensão durante o gameplay, em Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves, bem como momentos de paz e sossego, incluindo aí serenas contemplações de um belo canyon.

Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves

É sensacional como a DONTNOD Entertainment, responsável por Vampyr (outra obra fabulosa) e por Remember Me, conseguiu criar, em Life is Strange 2, algo tão grandioso, dotado de uma narrativa tão rica e com personagens profundos ao extremo.

Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves

Durante o jogo, somos capazes de nos identificar com vários personagens e acontecimentos, tamanha a qualidade do trabalho da desenvolvedora. Diversas situações, por mais corriqueiras que sejam, poderiam até mesmo estar acontecendo conosco, em nossa rotina diária, por exemplo.

É fabuloso perceber que ainda há espaço, no mercado, para jogos focados na narrativa, como Life is Strange 2, e que títulos como este, no qual nossas escolhas realmente são capazes de alterar o rumo dos acontecimentos, têm lugar cativo no coração dos jogadores.

Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves

Sean e Daniel sofrem. Perdem. Ganham, vez ou outra. Se ferem. Conhecem boas e más pessoas durante sua longa jornada através dos Estados Unidos. Brigam entre si. Se distanciam, se perdem um do outro, para logo depois se reencontrarem e perceberem que ainda são os mesmos que um dia fugiram de Seattle.

É notável a evolução dos personagens, desde que empreenderam sua fuga desesperada, sem pai nem mãe para guiá-los, sem sequer a presença de alguém mais experiente que pudesse conduzi-los.

É fantástico notarmos o quão dura foi a vida dos dois irmãos desde que começaram a fugir, e, no entanto, é melhor ainda percebermos que independentemente de qualquer coisa, os dois sempre permaneceram unidos, apesar de uma ou outra rusga que de vez em quando surgia.

Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves

O episódio 5 de Life is Strange 2 é o ápice desta espetacular narrativa, e como tal, pode desagradar a alguns em seus momentos finais (não que isto seja uma regra, é claro). Eu mesmo confesso que fiquei um tanto quanto estupefato no final do episódio, pois imaginava algo totalmente diferente como desfecho.

As forças inclementes da lei dos EUA não deixaram de afetar a vida dos dois fugitivos, e há inclusive a presença de justiceiros que demonstram enorme desprezo, e até mesmo ódio, por todos aqueles que não tenham nascido na Terra do Tio Sam.

Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves

Daniel sente medo, durante a jornada, e não deixa de mencionar isto a seu irmão mais velho (afinal, ele nem sabe falar espanhol). Sean, por sua vez, tem a oportunidade de acalmar o irmão por diversas vezes, sempre através de diversas opções disponíveis durante os diálogos, as quais o jogador pode escolher conforme melhor lhe convir (e dependendo de seu estilo de jogo, é claro).

Uma coisa é certa, entretanto: Wolves é o episódio mais chocante, mais dramático, mais triste e mais impactante de Life is Strange 2. Trata-se de algo extremamente especial, de mais uma prova de que a DONTNOD sabe como criar boas histórias e personagens.

Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves

Se você ainda não jogou Life is Strange 2, faça este favor a si mesmo: adquira o game (ele está disponível para PC, Xbox One e PlayStation 4, e vale cada centavo).

Este quinto capítulo do game é fenomenal, apesar do supracitado “gosto amargo” em seu final (o qual tem tudo a ver, entretanto, com a proposta do jogo e com o rumo que os acontecimentos vão tomando ao longo do gameplay).

Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves

Life is Strange 2 é espetacular. Uma obra prima. Um trabalho capaz de emocionar, de trazer lágrimas aos olhos e de provar, mais uma vez, que jogos eletrônicos podem ser, sim, algo grandioso. Jogue o quanto antes, se ainda não o fez.

Ficha técnica

Título: Life is Strange 2 – Episódio 5: Wolves

Gênero: aventura

Desenvolvedora: DONTNOD Entertainment

Publisher: Square Enix

Data de lançamento: 03 de Dezembro de 2019

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest