Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith é, sem sombra de dúvidas, um dos episódios mais marcantes do jogo episódico da DONTNOD Entertainment. Após os eventos dramáticos no final do “Episódio 3: Wastelands“, vemos Sean, o irmão mais velho, ferido em um hospital e com sérios problemas em um dos olhos.

Sean, aliás, aí permaneceu por cerca de 2 meses, tendo permanecido em coma durante a maior parte do tempo. O pior de tudo é que seu irmão Daniel, que possui apenas 10 anos de idade (o irmão com os tais poderes especiais), está desaparecido.

Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith

Não demora muito tempo, entretanto, até que notícias cheguem até Sean e ele se sinta determinado a fugir do hospital e sair em busca de Daniel, até mesmo porque a polícia está vigiando-o 24 horas por dia, apenas esperando que ele se recupere totalmente (há um guarda 24 horas do lado de fora de seu quarto) para levá-lo ao tribunal e acusá-lo formalmente por assassinato, devido aos acontecimentos em Seattle (conforme vimos no primeiro episódio).

Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith

Sean acaba conseguindo fugir do hospital e vai em direção ao estado de Nevada, até um local chamado Haven Point, local onde Daniel supostamente se encontra. É uma longa e dura jornada que o jovem tem pela frente, e mais uma vez, somos apresentados ao tema “xenofobia”: Sean acaba se vendo em maus lençóis e nas mãos de sujeitos não lá muito amigáveis.

“Chicano” é a palavra mais “bonita” que ele ouve durante tal acontecimento, e como sempre, as escolhas do jogador durante os vários diálogos do jogo são capazes de complicar ou aliviar as coisas. São capazes de desencadear mais sofrimento ou mais alívio para o protagonista. Tudo depende da situação e daquilo que você escolhe dizer, nos momentos adequados.

Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith

Sean também sofre bastante durante uma longa peregrinação pelo deserto de Nevada, sob um sol causticante, e acaba aceitando uma carona de um caminhoneiro (fica sempre aquela impressão, no jogador, a respeito do NPC em questão: será ele “do bem” ou “do mal”?).

A DONTNOD sabe muito bem como criar personagens carismáticos, profundos, além de diálogos pra lá de convincentes, e isto tudo se traduz em uma maior credibilidade para o jogador, o qual sempre se questiona a respeito das intenções de cada estranho que encontra pelo caminho.

Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith

Faith, o episódio 4 de Life is Strange 2, além disso, também traz à tona um assunto um tanto quanto controverso: a suposta “cura” da homossexualidade através da religião. Obviamente, todos estamos cientes do absurdo de tal questão (e suposição), mas o episódio é bastante corajoso ao abordar tal assunto, além de o fazer de forma extremamente delicada, sensível e dentro do universo no qual vivem os dois irmãos, Daniel e Sean.

Isto sem falar na religião, obviamente, a qual entra em cena, agora, em Life is Strange 2, de maneira bem forte. É verdade que Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith tem um início um tanto quanto lento: ele demora para engrenar – o quarto do hospital chega a cansar o jogador, devido ao tempo que passamos ali dentro e também devido à falta de elementos interessantes com os quais podemos interagir.

Mas quando o episódio “entra no eixo”, digamos, posso dizer uma coisa a você: temos uma verdadeira locomotiva, atropelando a tudo e a todos com força extrema, demonstrando que o título da desenvolvedora francesa é muito mais do que um “mero joguinho para adolescentes”, como podem pensar muitos jogadores desavisados. Não faltam acontecimentos impactantes, vale lembrar, e também não faltam momentos de sofrimento para o pobre e ferido Sean.

Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith

Daniel, por sua vez, está nas mãos de alguns fanáticos religiosos, os quais acabaram meio que confundindo seus poderes com “outra coisa”. Tal grupo é liderado por uma tal “Reverenda Mãe”, a qual é extremamente manipuladora e consegue fazer com que Daniel rejeite até mesmo o próprio irmão (o qual não se dá por vencido, entretanto).

Em Faith, Life is Strange 2 se mostra ainda mais maduro e repleto de nuances capazes de agradar a uma ampla gama de jogadores, desde aqueles que nunca jogaram um adventure até os mais experientes no gênero. O episódio é duro, exige respostas duras e muitas vezes difíceis por parte do jogador, apresenta oportunidades de escolhas bastante difíceis, e não deixa de lidar com a morte.

Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith

Isto é perceptível no final do episódio, aliás, quando somos capazes de observar a tela de estatísticas, a qual compara nosso desempenho e nossas decisões com os de outros jogadores, entre a comunidade.

Através de tais estatísticas, ficamos então sabendo a respeito dos possíveis outros finais do episódio, e também a respeito de possíveis mortes entre o rol de NPCs com os quais lidamos. Mortes, vale ressaltar, que poderiam ter sido causadas pelo próprio Sean (ou podem, depende de como você joga).

Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith, além disso, não deixa de expor os efeitos funestos dos acontecimentos vistos no final do episódio 3 (além dos ferimentos sofridos por Sean). Isto sem falar no fato de que até mesmo a trilha sonora do jogo, geralmente alegre e “para cima”, assume aqui ares um tanto quanto mais “down”, mais tristes, mais “para baixo”, de acordo com a situação em questão.

Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith

Os acontecimentos finais são extremamente impactantes, fortes, mesmo, principalmente por lidarem com elementos bastante delicados, como por exemplo religião e fé. Daniel, aliás, se deparará com duras escolhas, pelo menos à partir das ilusões que lhe foram apresentadas, e irá até mesmo contra seu adorado irmão, mais de uma vez.

Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith

A fé, no quarto episódio de Life is Strange 2, foi abordada de uma maneira especial, sem que ofensa alguma possa ser sentida por grupo religioso algum. No entanto, a delicadeza e a firmeza da desenvolvedora devem ser levadas em alta conta, pois os eventos finais são deveras impactantes. Extremamente fortes, capazes de fazer com que o jogador se sinta até mesmo assustado, tão logo os créditos começam a subir.

Isto tudo nos leva a crer que a jornada dos dois irmãos mexicanos até Puerto Lobos, no México, será ainda bastante difícil. Um dos grandes problemas da franquia, entretanto, é o enorme espaço entre um lançamento e outro.

Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith

Veja só, o episódio 3, Wastelands, foi lançado em 09 de Maio de 2019. Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith chegou em 22 de Agosto de 2019: ou seja, mais de 3 meses se passaram. Tudo bem que, pelo menos aqui, tivemos uma espécie de recapitulação com o uso de metáforas, mas mesmo assim é um tempo bastante longo para o lançamento de capítulos de um jogo episódico.

E, o pior de tudo: já sabemos que o episódio 5 de Life is Strange 2 será lançado apenas em 3 de dezembro de 2019. Ou seja, daqui a cerca de 3 meses. Mas tudo bem, infelizmente temos de lidar com estes “atrasos”.

Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith

De qualquer forma, o episódio 4 de Life is Strange 2, Faith, mostra que a DONTNOD sabe realmente como lidar com emoções e apresentar escolhas que realmente fazem diferença. Mais: a empresa sabe como entregar um jogo/capítulo de altíssima qualidade, não decepcionando os jogadores que se encantaram pela aventura de dois garotos que perderam o pai, em Seattle, de forma extremamente trágica.

Ficha técnica

Título: Life is Strange 2 – Episódio 4: Faith

Gênero: aventura

Desenvolvedora: DONTNOD Entertainment

Publisher: Square Enix

Data de lançamento: 22 de Agosto de 2019

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest