John Wick Hex é um jogo de estratégia e ação que coloca o jogador na pele de ninguém menos que o próprio assassino John Wick, vivido nas telonas pelo astro de Hollywood Keanu Reeves. O jogo, desenvolvido pelo estúdio Bithell Games (Volume e Thomas Was Alone), lembra um pouco, até, de Frozen Synapse, além de SUPERHOT.

John Wick Hex, aliás, foi desenvolvido através de uma parceria com as equipes que trabalharam na série de filmes John Wick, e mescla combates armados com combates corpo a corpo, em um cenário onde “tudo se move conforme nos movemos”.

John Wick Hex

A munição é limitada, o tempo urge, devemos sempre buscar por melhores posições, pensando de forma estratégica e analisando sempre o ambiente à nossa volta, valendo a pena lembrar que o título também conta com uma espécie de “fog of war”, que esconde inimigos e suas ações, até que o protagonista chegue próximo deles.

É um fato que o John Wick do cinema é uma figura e tanto, e dispensa apresentações, resolvendo tudo da melhor e mais rápida maneira, com balas ou com suas próprias e mortais mãos. A Bithell Games tentou transpor estes elementos para o jogo, e conseguiu fazê-lo de maneira soberba, expandindo ainda mais o universo da franquia.

John Wick Hex

Com visão top-down, o jogador deve controlar John Wick em uma missão de resgate: Winston e Charon foram sequestrados por um poderoso inimigo, conhecido como “Hex”, o qual não deixa, por sua vez, de temer John Wick, conforme podemos deduzir através de uma animação inicial do jogo.

John Wick Hex

Bem, em John Wick Hex, teremos de lidar com munição limitada ao extremo e calcular cuidadosamente cada um de nossos passos. Os combates do jogo são baseados no tempo: cada movimento, seja ele de defesa, visando proteção, ou até mesmo um golpe, consome uma “barra de tempo”.

Durante o gameplay, podemos também agir de forma um tanto quanto furtiva, agachados (momentos em que o personagem principal pode inclusive rolar), chegar por trás dos inimigos e abatê-los, no melhor estilo Keanu Reeves/John Wick.

John Wick Hex

Vale ressaltar que existe um limite predefinido para a movimentação, a qual acontece em uma espécie de tabuleiro, e não apenas John está “preso” à linha do tempo: os inimigos também são “forçados” a obedecê-la.

Vale lembrar que surpreender os inimigos é algo capaz de garantir tempo a mais para nossas ações, sendo que o mesmo acontece com a descoberta de novos inimigos e/ou elementos de interesse nos cenários. Digamos que John Wick Hex pode até mesmo ser comparado a um jogo de tiro e estratégia em turnos, mas com tais turnos sendo substituídos por uma barra de tempo que é “consumida” conforme cada ação.

John Wick Hex

Por exemplo, ao mesmo tempo que um inimigo aguarda para realizar determinada ação, você pode executar duas ações e matá-lo rapidamente. E vice-versa. “Simples” assim: o segredo está em pensar estrategicamente e de maneira tal, também, a economizar recursos.

A linha do tempo que citei acima também permite que você identifique quando os inimigos agem, e assim você pode buscar cobertura ou então atirar (preste sempre atenção na sua munição, valendo também a pena lembrar que em John Wick Hex é possível tomar posse das armas dos inimigos abatidos).

O personagem principal também sofre danos, é claro, contando inclusive com uma barra de vida. Podemos aplicar bandagens, a fim de nos curarmos (item sempre limitadíssimo), e podemos utilizar um elemento chamado “foco”, o qual é utilizado em rolagens e em ataques corpo a corpo.

John Wick Hex

O título também tem lá suas pitadas de XCOM: ao mirarmos em um inimigo, podemos visualizar diversos detalhes a respeito dele, como por exemplo a classe à qual ele pertence e também nossas chances de acerto. Obtendo 100% de chance, atire/ataque sem medo.

É importantíssimo, em John Wick Hex, prestar atenção ao ambiente e à nossa posição. Buscar por coberturas e/ou proteções, como por exemplo portas, mesas, sofás e outros elementos, é uma boa ideia, principalmente se levarmos em consideração que na grande maioria das vezes podemos ser surpreendidos por inimigos que surgem de locais os mais inesperados possíveis.

Além disso, o jogo conta com um nível de dificuldade um tanto quanto alta, vale lembrar. Isto está dentro da proposta do título, é claro, pois até mesmo o número de bandagens para cura é limitado, e encontrá-las nos ambientes do jogo não é lá uma tarefa das mais fáceis.

John Wick Hex

Infelizmente, ao ser pego de surpresa, John Wick não tem como fugir: ele deve atacar, com sua arma de fogo ou com suas mãos (caso esteja perto do inimigo), pois o jogo não conta com nenhum tipo de mecânica que permita, digamos, uma escapada (correr é impossível).

Mais uma vez ressalto que é preciso agir com bastante cautela e sempre prestando atenção aos “números”: tempo, bandagens, munição, foco, etc. Ser pego de surpresa no meio de um grupo de inimigos sem nenhuma bandagem e/ou munição pode ser desastroso. Podemos até pegar as armas de inimigos caídos, mas dependendo da situação, tudo pode degringolar muito rapidamente.

John Wick Hex

Os gráficos do game são bonitos. Simples, porém competentes, em um estilo meio cel-shading repleto de elementos neon. A parte sonora também é digna de nota, composta por Austin Wintory (Journey, Flow, The Banner Saga, etc).

John Wick Hex custa apenas R$ 37,99 na Epic Games Store, e é um jogo bastante apropriado para quem aprecia estratégia, tática, bons enredos e jogos que lidam com personagens famosos do cinema. Sua campanha dura cerca de 5 a 7 horas, e é bastante divertida, além de desafiadora.

Ficha técnica

Título: John Wick Hex

Gênero: ação, estratégia

Desenvolvedora: Bithell Games

Publisher: Good Shepherd Entertainment

Data de lançamento: 08 de Outubro de 2019

Plataformas: PC, Mac

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest