Jogos para relaxamento existem, talvez, em pouca quantidade. Eu, particularmente, conheço poucos, como Feather, por exemplo. Ou melhor, estamos aqui falando a respeito de jogos capazes de proporcionar uma diversão descompromissada, rápida e divertida. E relaxante.

No que diz respeito ao gênero de construção e gerenciamento de cidades (e estratégia, também), é muito difícil encontrar algo relaxante, para não dizer impossível. Os recentes Anno 1800 e Tropico 6 são grandes provas do que estou dizendo: ambos exigem bastante do jogador, e podem, muitas vezes, chegar a irritar (não estou aqui dizendo que são jogos ruins – muito pelo contrário).

Construção de cidades no modo zen

Mas existe um pequeno indie game chamado Islanders, disponível no Steam por apenas R$ 12,39, que é uma espécie de amálgama de tudo o que estou tentando dizer, ou sugerir, através destes parágrafos iniciais.

Desenvolvido pelo pequeno estúdio independente GrizzlyGames, Islanders é um jogo que mistura estratégia e gerenciamento de cidades. Mas sem complexidades, sem aquele monte de botões, controles, informações e tipos diferentes de construções e unidades que estamos acostumados a ver em títulos do gênero. E sem profundidade, o que é algo muito bem vindo, aqui.

Islanders

Islanders é extremamente minimalista. Jogá-lo provoca talvez, quem sabe, o mesmo prazer e relaxamento (alguns poderão até discordar de mim neste ponto) que jogar Plants vs. Zombies.

Como Islanders funciona

No jogo, temos de construir pequenas e lindas cidades em ilhas sempre geradas de forma procedural. Uma partida jamais será igual a outra, e você pode esperar por ilhas com diversas configurações diferentes. Por ilhas bastante diferentes no que diz respeito a elevações, montanhas, vegetação, arredores, clima, etc.

O game, aliás, é de certa forma competitivo, ao contrário de outros city builders existentes no mercado: existe até mesmo uma leaderboard mundial, e quanto melhor for o seu desempenho como prefeito virtual de suas pequenas e vibrantes cidades, mais alto você será nelas posicionado, obviamente.

Islanders

Islanders funciona mais ou menos assim: recebemos uma ilha inicial, gerada de forma aleatória. Nela, temos diversos elementos, incluindo árvores, lagos e até mesmo algumas construções. Existem espécies de “rodadas”, e no início de cada uma delas, podemos escolher entre dois “pacotes” diferentes de construções, os quais podem incluir casas simples, mansões, centrais de cidades, moinhos, cervejarias, cabanas para lenhadores, serrarias, campos para plantações diversas, armazéns, estátuas, mercados, templos, olarias, etc.

Podemos posicionar as construções, após a escolha do “pacote”, em qualquer lugar da ilha, mas isto vai se tornando mais “complicado” à medida que enchemos nossa ilha com mais e mais elementos. Ganhamos pontos (o placar é sempre e exibido em tela) conforme vamos posicionando cada casa, cada mansão, cada moinho, cada construção, enfim.

Construa e ganhe pontos

Cada construção, entretanto, dependendo do seu tamanho e de seu tipo, possui um determinado raio de interação (perfeitamente visível no momento do posicionamento), e isto faz com que a pontuação aumente ou diminua, dependendo do caso.

Por exemplo, você deve sempre optar por construir próximo a prédios/elementos relevantes para o novo item: assim, você ganha pontos bônus conforme vai construindo, sempre dependendo do raio de ação/interação da construção em questão e do local onde ela está posicionada. Por exemplo, construir uma serraria próxima às árvores garante sempre pontuação bônus.

É bem verdade que o inverso pode ocorrer: por exemplo, caso você “plante” itens não relevantes, que não têm nada a ver com o conjunto existente no local, números em vermelho são exibidos durante o posicionamento, e isto significa que tais valores serão reduzidos de seu score, tão logo a construção seja posicionada. Por exemplo, posicionar um templo próximo a uma barulhenta serraria certamente resultará em reduções na sua pontuação geral, e assim por diante.

Islanders

O objetivo do jogo

O jogo é dividido em “rodadas”, e cada uma delas possui uma determinada pontuação alvo que você deve atingir, valendo lembrar que conforme você vai progredindo, a pontuação alvo (e consequentemente a dificuldade) vai crescendo.

Gaste todas as construções que recebeu no início de uma rodada sem atingir a pontuação alvo ao final da mesma, e é game over. Na certa. Você deverá recomeçar. Desde o início, em uma nova ilha também gerada proceduralmente.

O objetivo em Islanders é claro: atingir as pontuações alvo em cada rodada. Ganhar pontuação suficiente para obter novos “pacotes” de construção, contendo vários edifícios, a fim de posicioná-los nos melhores locais e, assim, fazer com que a cidade vá crescendo aos poucos.

Islanders

Expedições

Além disso, conforme construímos, percebemos no canto inferior direito uma pequena ilha sendo preenchida: tão logo ela é colorida totalmente, podemos iniciar uma expedição. Navegar em direção a uma outra ilha, também gerada de forma procedural, e nela começar a construir uma nova cidade. Vale lembrar que, neste caso, sua pontuação é mantida: portanto, inicie expedições sem medo.

Islanders

Finalizando

É muito bonito, além de relaxante, observar as lindas ilhas repletas de casinhas e elementos os mais diversos, valendo sempre a pena lembrar que cada ilha conta com sua própria geografia, o que torna cada partida verdadeiramente única.

Islanders é um jogo divertido e relaxante. Um belo indie game bastante apropriado para quando você está em busca de momentos zen em frente ao seu computador, a fim de descansar, quem sabe, de uma partida em algum jogo de estratégia complexo e profundo.

Islanders

Minha única reclamação para com o game seria, talvez, a ausência de zoom: acredite, tudo é tão bonito, os gráficos são tão agradáveis, e as pequeninas cidades tão carismáticas, que dá vontade de observar tudo mais de perto.

De qualquer forma, eis aqui mais uma linda pérola indie. Um jogo bonito, barato, divertido e extremamente simpático. Apropriado para todos os momentos. Recomendadíssimo! E não se esqueça: não atingiu a pontuação alvo em uma “rodada”, aceite o game over e inicie uma nova cidade. É sempre bastante gratificante!

Ficha técnica

Título: Islanders

Gênero: estratégia, construção de cidades

Desenvolvedora: GrizzlyGames

Publisher: GrizzlyGames

Data de lançamento: 04 de Abril de 2019

Plataformas: PC

Versão analisada: PC

Fique agora o trailer de lançamento do game:

Pin It on Pinterest