Imagine-se no comando de um “monstro” pesando cerca de 5 toneladas, e correndo ao lado de colossos semelhantes. Pois é justamente esta experiência que o simulador FIA European Truck Racing Championship oferece.

Trata-se, aliás, do jogo oficial da FIA ETRC (European Truck Racing Championship), ou “Campeonato Europeu de Corrida de Caminhões”. Publicado pela Bigben Interactive e desenvolvido pela N-RACING, FIA ETRC é um must have para quem aprecia simuladores de caminhões.

FIA European Truck Racing Championship

Ou até mesmo para quem gosta de jogos de corrida e está em busca de alvo novo, que foge totalmente aos padrões com os quais estamos acostumados a ver dentro de tal gênero.

Em FIA European Truck Racing Championship, entramos na pele de pilotos famosos e assumimos o volante de verdadeiros pesos-pesados do asfalto. De máquinas poderosas e barulhentas.

FIA European Truck Racing Championship

O jogo também conta com suporte a partidas multiplayer online e locais. Infelizmente, entretanto, durante meus testes, não encontrei ninguém online para testar a funcionalidade.

Sobre FIA European Truck Racing Championship

O jogo é bastante complexo. Se você resolver, aliás, encarar seu modo carreira, disputando partidas na ETRC ou na World Series, terá antes de passar por uma espécie de “tutorial”.

Na verdade, tal tutorial serve para que você obtenha a licença necessária para ser capaz, então, de se aventurar nas pistas de corrida do campeonato, no modo carreira.

O modo “Licence” pode ser um verdadeiro “assunto espinhoso”, para os jogadores desavisados. Ele requer bastante atenção e dedicação, pois faz com que o jogador se inteire por completo a respeito do funcionamento do seu caminhão.

FIA European Truck Racing Championship

Ele força o jogador, por exemplo, a entender e a utilizar o sistema de resfriamento dos freios. Algo importantíssimo, diga-se de passagem, durante as corridas.

FIA European Truck Racing Championship

Explico: dadas as características dos veículos com os quais estamos lidando e também às características dos terrenos, a temperatura dos freios pode atingir até 1000º.

O ideal, entretanto, é que a temperatura do sistema de frenagem dos caminhões permaneça entre 250º e 500º, isto para que ele não perca desempenho e não se deteriore.

Para mantê-los dentro da faixa de temperatura adequada, cada caminhão em FIA ETRC conta com um sistema que joga água nos freios, mediante o comando do jogador.

FIA European Truck Racing Championship

Mas é importante também permanecer atento, pois o estoque de água é limitado, obviamente, e esgotá-lo antes do término de uma longa sessão de voltas não é nada seguro nem tampouco inteligente.

FIA European Truck Racing Championship é um jogo bastante divertido, porém complexo. Trata-se de um simulador, de verdade, o qual permite, além do controle completo do sistema de arrefecimento dos freios, que o jogador troque de marchas manualmente.

Jogando FIA ETRC

O jogo é extremamente desafiador, vale lembrar mais uma vez, e muitos jogadores podem se sentir até mesmo desencorajados ao se depararem com a exigência de 15 (quinze) testes diversos para obter a licença.

FIA European Truck Racing Championship

Licença esta, vale lembrar mais uma vez, que é necessária para a participação nos campeonatos ETRC e World Series. No jogo, temos 45 caminhões licenciados, de fabricantes famosas tais como, por exemplo, Volvo, Man, Freightliner e Western Star.

O interior de cada um deles é extremamente detalhado, e é muito bacana perceber o piloto mudando de marcha conforme nós pressionamos os botões, bem como seus pés lidando com o acelerador, com o freio e com a embreagem.

Obs: claro, se você desejar uma partida mais “arcade”, digamos, é possível ligar uma série de assistentes, e inclusive deixar que o próprio jogo mude de marcha, automaticamente.

Em FIA European Truck Racing Championship, temos diversas pistas famosas, tais como, por exemplo, Nürburgring, Misano World Circuit, Autodrom Most, Circuit du Mans, Laguna Seca e Autódromo de Buenos Aires.

A inteligência artificial do simulador é bastante agressiva, e caso você opte por desligar todos os assistentes que o jogo oferece, obterá uma experiência extremamente difícil.

FIA European Truck Racing Championship

Para facilitar as coisas, entretanto, podemos ativar aquele famoso traçado que auxilia bastante nos momentos de frenagem e aceleração, mas vale ressaltar que é bastante difícil manter o caminhão “na linha” o tempo todo.

De qualquer forma, entretanto, a IA do jogo é bastante agressiva, nos fecha sempre que pode, e até mesmo tenta nos jogar para fora da pista. Imagine, agora, máquinas pesadonas se digladiando em uma pista ou curva estreita: é sensacional!

FIA European Truck Racing Championship

Concordo totalmente com a citação abaixo, a respeito do jogo:

A única simulação oficial que traz todas as características únicas do ETRC e oferece uma experiência de corrida totalmente inédita“.

Um simulador de peso

Jogar FIA European Truck Racing Championship é algo verdadeiramente único. É algo totalmente diferente da calmaria proporcionada por um Euro Truck Simulator 2, por exemplo.

Lidar com a estabilidade dos grandes caminhões é uma tarefa hercúlea, que requer treino e cuidado. Caminhões adversários “batem” contra você sem o menor pudor, e você também, vira e mexe, tromba com eles.

FIA European Truck Racing Championship

É algo até que natural, digamos, principalmente em trechos estreitos de pista, ou em curvas, por exemplo, onde mais de um veículo “briga” por espaço a velocidades variáveis.

Em FIA European Truck Racing Championship, temos 14 circuitos além de 20 equipes e alguns dos melhores pilotos do “Campeonato Europeu de Corrida de Caminhões”.

FIA European Truck Racing Championship

Vale também lembrar que o jogo penaliza bastante o jogador desatento e/ou “ruim ao volante”, o qual não respeita as regras da competição. Isto se dá geralmente através de tempo acrescentado em cada volta, dependendo do caso.

FIA European Truck Racing Championship

Além disso, temos as famosas chicanes, nas pistas, as quais, apesar de divertidas, são um verdadeiro osso duro de roer, muitas vezes. Cada uma delas requer domínio preciso sobre a máquina, com a devida manutenção da velocidade e muita precisão.

Bater nos caminhões adversários também pode resultar em punições bastante graves, as quais podem chegar a custar uma vitória quase ganha.

Aliás, recomendo que você jogue com um controle (no meu caso, utilizei o do Xbox 360 plugado no PC). A sensibilidade dos gatilhos ajuda bastante quando não desejamos, por exemplo “acelerar com tudo”.

FIA European Truck Racing Championship

E os analógicos funcionam bastante bem no que tange à manobrabilidade de cada caminhão, sem falar que jogar no teclado deve ser bastante frustrante, além de tornar todo o processo de dirigibilidade mais impreciso, certamente.

Algumas considerações finais

FIA European Truck Racing Championship é um excelente simulador de corridas de caminhões, apresentando ao jogador um elevado nível de dificuldade mesmo com a ativação dos diversos assistentes disponíveis.

Além disso, além do modo carreira. o título da N-RACING e da Bigben Interactive permite que o jogador participe de corridas rápidas, com a modificação de diversos parâmetros, incluindo o número de voltas e as condições climáticas.

FIA ETRC também permite que você crie seu próprio campeonato, incluindo os circuitos que bem desejar, dentre outras variáveis. Há também suporte a partidas multiplayer locais, em tela dividida, e online.

Seus gráficos não são, digamos, impressionantes. Existem até mesmo algumas texturas que parecem um tanto quanto “lavadas”. Porém, o interior dos caminhões foi recriado com bastante cuidado, por exemplo, e as pistas são muito bonitas.

Se você gosta de jogos de corrida e quer conhecer algo bem diferente, dê uma chance ao game. E se você gosta de simuladores de caminhões, bem, eu diria que neste caso o jogo da N-RACING é compra obrigatória.

Banner - Nuuvem - Review

Ficha técnica

Título: FIA European Truck Racing Championship

Gênero: Simulação, Corrida

Desenvolvedora: N-RACING

Publisher: Bigben Interactive

Lançado em: 18 de Julho de 2019

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest