Confesso que não colocava as mãos em um jogo de Fórmula 1 desde F1 2015, e F1 2020 me surpreendeu bastante! A franquia, pelas mãos da famosa Codemasters, nasceu em 2009, e de lá para cá vemos lançamentos anuais de jogos pertencentes à mesma.

Jogos de corrida, aliás, sempre oficiais das temporadas de Fórmula 1 de cada ano. Ano após ano a Codemasters vem aprimorando seus títulos da série, e o F1 que temos em mãos em 2020 é um dos mais bacanas já lançados.

Ele pode ser aproveitado tanto por entusiastas, que gostam de deixar todos os assistentes desligados, quanto por aqueles jogadores menos experientes em jogos do gênero, e/ou que apreciam um desafio, digamos, mais casual.

F1 2020

Esta casualidade, aliás, bastante reforçada em F1 2020, torna o jogo uma ótima porta de entrada para qualquer novato na série, embora todas as tecnicidades e “complicações” desejadas/almejadas pelos amantes de um bom simulador também estejam presentes.

Sobre F1 2020

Tecnicamente, o jogo é um primor. Graficamente falando, por exemplo, também, digamos que a EGO Engine tenha contribuído para entregar o último e mais bonito jogo oficial da Fórmula 1 da atual geração.

F1 2020 pode não entregar tantas novidades quanto os fãs desejavam, mas também pudera: estamos falando a respeito de um jogo/simulador focado em um esporte automobilístico muitíssimo bem estruturado; sólido, mesmo.

F1 2020

O jogo deve, de certa forma, seguir tais “padrões”, e isto se reflete em seu modo carreira, dentro do qual o jogador percorre todas as “rodadas” do campeonato mundial de F1, em todos os circuitos já famosos e bastante conhecidos.

F1 2020

Além disso, venhamos e convenhamos, fazer alterações drásticas em algo que vem funcionando muito bem todos os anos é um tanto quanto perigoso, principalmente se levarmos em conta a quantidade de fãs e entusiastas da franquia e do esporte relacionado.

É bem verdade que é um tanto quanto difícil manter a qualidade e o interesse dos jogadores em algo que é lançado anualmente. Porém, a Activision provou que isto pode ser feito (embora neste último caso a duras penas) com Call of Duty: Modern Warfare.

Com tudo isto em mente, é bom também nos lembrarmos que temos jogos anuais de tiro, de futebol, de basquete, de luta, etc. Sendo assim, o que há em F1 2020 de especial, digamos, que justifique sua compra?

F1 2020

Vale lembrar, aliás, que apesar de se tratar de um dos grandes lançamentos do ano, de um jogo AAA, o título não é caro. Sua versão standard pode ser encontrada por 110 Reais, e pelo que pude constatar, ela conta com muito, muito conteúdo de altíssima qualidade.

Jogando F1 2020

O jogo também conta com a Fórmula 2 como categoria jogável, o que é um adendo e tanto. Além disso, o modo carreira é extremamente complexo e completo, contando com diversas e interessantes nuances.

Mas veja, estou aqui escrevendo como alguém não especializado em simuladores de corrida, e não nego que deixei vários dos assistentes ligados durante as sessões de gameplay para produzir este review.

De qualquer forma, é muito bom saber que os assistentes estão ali, prontos para serem ligados e desligados, conforme o jogador vai evoluindo e aprendendo a “domar” a poderosa máquina que tem em suas mãos.

F1 2020

F1 2020 permite que você termine sua carreira na Fórmula 2, aliás, e então escolha uma dentre diversas equipes disponíveis, na Fórmula 1, para a assinatura de um contrato. No QG da equipe, há um completo painel interativo, o qual pode ser utilizado inclusive para a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Trata-se de uma espécie de árvore, aliás, e sempre há uma recomendação da equipe, a qual você pode seguir ou não: tudo depende da sua vontade – você, na verdade, é o “dono da bola”.

Também temos, no modo carreira, a possibilidade de lidar com “rivais”, ou seja, pilotos “concorrentes”, contra os quais seremos confrontados, ao final de cada etapa, ganhando ou perdendo fama, de acordo com nosso desempenho.

F1 2020

Aliás, a interação com a imprensa é parte importante do processo, e dependendo de nossas respostas, podemos influenciar positiva ou negativamente nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o que, obviamente, se traduz em resultados óbvios.

O jogo conta com toda uma narrativa envolvendo o piloto encarnado pelo jogador, o qual é inclusive referenciado por membros da imprensa durante comentários entre um evento e outro (o título conta com áudio e legendas em português do Brasil).

O modo My Team – Minha Equipe

É possível verdadeiramente se sentir imerso, de certa forma, no campeonato de automobilismo mais famoso do mundo. F1 2020 conta também com um modo de jogo extremamente interessante, o My Team, ou Minha Equipe.

O Minha Equipe é um modo de jogo no qual você forma uma equipe e a nomeia, escolhendo também o seu patrocinador. Há também um orçamento inicial, determinado principalmente pelo principal patrocinador.

F1 2020

À partir daí, você então conta com alguns pilotos para te acompanhar, e o bacana é realmente evoluir sua escuderia própria, sua equipe, seu “Team”. Cada piloto no My Team também possui sua própria classificação, baseada em uma série de estatísticas, como por exemplo atenção, modo de dirigir, etc. Tudo isto vai evoluindo, ao longo do tempo, dependendo do piloto e da sua carreira.

Trata-se de uma espécie de modo de gerenciamento, digamos, no qual você tem acesso tanto às próprias máquinas na pista quanto ao lado monetário, provedor e gerenciador da coisa como um todo. Muito bacana.

Gráficos

Gráficos muito bonitos, é o que temos aqui. Nada de muito chamativo, obviamente, e também não poderia ser de outra forma. Estamos falando a respeito do último F1 2020 antes da chegada da próxima geração.

Bem, mas isto não quer dizer que o jogo seja feio: muito pelo contrário – F1 2020 é um jogo muito bonito, e dependendo do circuito, a coisa fica verdadeiramente impressionante.

F1 2020

É muito bonito, e bacana, aliás, apesar da maior dificuldade envolvida, pilotar na chuva: como no Grande Prêmio do Vietnã, por exemplo. Você fica realmente embasbacado, e a beleza é tanta que é até mesmo perigoso fazer besteira ao olhar para os lados e não para o que está adiante do seu carro, por exemplo.

Finalizando

A Codemasters entregou aquilo que, creio eu, todo fã esperava: inovação na medida certa, sem grandes surpresas, e um jogo sólido, bastante robusto e amigável à todos os gostos, desde o iniciante até o mais experiente piloto de sofá.

F1 2020 é um jogo fora de série: bonito, divertido, envolvente, complexo na medida certa e cheio de “firulas” que são até mesmo capazes de fazer com que você vá nele se aprofundando, aos poucos. Recomendadíssimo!

Banner - Nuuvem - Review

Ficha técnica

Título: F1 2020

Gênero: Corrida, Esportes, Simulação

Desenvolvedora: Codemasters

Publisher: Codemasters

Lançado em: 10 de Julho de 2020

Plataformas: PC, Xbox One, PlayStation 4

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest