Confesso a você que até o momento em que recebi o press release relacionado a este game, desconhecia totalmente o mundo das corridas de drones. E DCL – The Game é o jogo oficial da Drone Champions League, veja só. Trata-se, vale ressaltar, de uma espécie de “simulador de drones”.

DCL - The Game

O jogo, lançado no último dia 18 de fevereiro, apresenta ao jogador uma série de “ferramentas”, digamos, para que este sinta a emoção de pilotar diversos drones em acirradas disputas, online ou não.

Participei de algumas partidas online, mas nestas o nível dos jogadores é bastante alto, geralmente, e pude então obter apenas resultados bem pífios. Resolvi me ater, portanto, ao modo singleplayer de DCL – The Game.

DCL - The Game

O jogo oferece um nível de ajustes, digamos, bastante elevado, mas também permite que qualquer pessoa já saia pilotando seu próprio drone, devido à existência do modo arcade.

É claro, existem também modos de voo e pilotagem mais avançados, como por exemplo:

  • GPS: para pilotos que já utilizam, digamos, no mundo real, drones de/com câmera;
  • Ângulo: para pilotos/usuários que possuem e/ou voam com drones de brinquedo;
  • Acro: este é o modo para profissionais, em DCL – The Game. Aqui o jogador deve controlar a aceleração e o desempenho de todos os motores do drone;

DCL - The Game

DCL – The Game, desenvolvido pela Climax Studios em parceria com a Drone Champions League, e publicado pela THQ Nordic, é um jogo bem interessante. Bastante desafiador, até, eu diria, mesmo no modo “Arcade”.

DCL - The Game

Vale lembrar que a Drone Champions League conta com diversas competições, espalhadas pelo mundo todo. E seu jogo busca reproduzir um pouquinho disto tudo na tela de computadores ou em televisores, com estas pequenas máquinas que podem ultrapassar, dependendo do caso, os 150 quilômetros por hora.

Simulador de drones

Se você gosta de simuladores, vale a pena dar uma olhada neste título, disponível para PC, via Steam, Xbox One e PlayStation 4.

O jogo é meio que ligado com o mundo real, e você percebe este fato logo que o mesmo é carregado em seu PC ou em seu console.

DCL - The Game

Os menus do jogo contam com inúmeros atalhos para eventos da DCL, além de notícias e informações reais, a respeito de eventos reais, mesmo, nos quais podemos ganhar até mesmo dinheiro de verdade.

Em DCL – The Game, temos diversos modos de jogo. Temos, por exemplo, “provas cronometradas” e a possibilidade de realizar voos livres, optando por uma dentre mais de 30 pistas diferentes, além de 3 categorias distintas de drones.

Temos coleções de mapas, também, divididas em “fácil”, “intermediário” e “difícil” (Obs: a opção voo livre não está disponível para o modo de voo “arcade”).

Ainda falando em modos de jogo, temos “eventos online”, onde podemos correr em provas que vão sendo alteradas a cada semana, competindo contra jogadores do mundo inteiro.

Ainda temos, por exemplo, o modo “multiplayer”, onde somos postos à prova contra jogadores do mundo todo, de forma totalmente aleatoria (o jogo também conta com suporte a leaderboards).

DCL - The Game

Ajustes nos drones

Cada drone que o jogador desbloqueia pode ser personalizado de diferentes maneiras, desde skins diferentes até elementos ligados ao voo propriamente dito.

Vale ressaltar que não sou nenhum expert no assunto, mas gostei bastante de DCL – The Game, apesar de ter “apanhado” bastante: acredite, mesmo os modos de jogo mais fáceis são um tanto quanto desafiadores.

Bem, voltando à personalização dos drones dentro do jogo, podemos ajustar diversos parâmetros dos mesmos, como por exemplo rolagem, inclinação, guinada, níveis de potência, ângulos das hélices, etc. Também podemos realizar ajustes na velocidade de rotação e na sensibilidade, para controles mais precisos.

DCL - The Game

Algumas considerações finais

No jogo, podemos também ganhar dinheiro virtual para a aquisição de novos drones e também para a compra de novas skins. Tal dinheiro, além disso, também pode ser utilizado para alterar os rastros que os drones deixam em tela, durante o voo (é algo muito bacana de se ver).

A física do jogo é bastante realista, e você pode até mesmo se frustrar bastante durante sua “vida in-game”, ao perceber que nem tudo são flores, que a pilotagem, aqui, pode requerer algumas horas de treino, até que você chegue ao ponto de conseguir pilotar um drone de forma minimamente aceitável (imagine no mundo real!).

Os gráficos de DCL – The Game, além disso, são bastante primorosos: eles pendem bastante para o fotorrealismo, enquanto a trilha sonora é aquela velha mistura entre hip hop, rap, pop music e afins: algo comum a jogos de corrida e similares.

Se você aprecia simuladores, e/ou se você gosta de drones (mesmo nunca tendo pilotado um de verdade), este game pode muito bem suprir algumas lacunas em sua vida.

DCL - The Game

O jogo, no Steam, custa R$ 57,45, e seus requisitos mínimos e recomendados não são nada assustadores. Fica a dica.

Ah, vale ressaltar também que é possível rever cada uma das corridas, através de uma muitíssimo bem vinda função de replay, a qual disponibiliza inclusive diversas opções de câmera e ângulos.

No PC, além disso, a Climax Studios pretende lançar um editor de pistas. Bacana, não?

Ficha técnica

Título: DCL – The Game

Gênero: simulação, corrida, esportes

Desenvolvedora: Drone Champions AG, Climax Studios

Publisher: Drone Champions League, THQ Nordic

Lançado em: 18 de Fevereiro de 2020

Plataformas: PC, Xbox One, PlayStation 4

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest