Confesso que fiquei maravilhado com Beyond: Two Souls, jogo da Quantic Dream originalmente lançado para o PlayStation 3 em 2013 e que finalmente chegou ao PC, através da Epic Games Store, no último mês de julho. Minha análise do game, aliás, já pode ser conferida através deste link.

E como um “mimo”, digamos, aos jogadores no PC, os quais receberam uma versão aprimorada, com gráficos lindíssimos e suporte a 4K, inclusive, veio também o DLC “Advanced Experiments”, ou “Experimentos Avançados”.

Beyond: Two Souls - DLC Advanced Experiments

“Me joguei” em tal DLC sem nada saber a respeito dele, confesso. Afinal de contas, também, foi no PC que tive meu primeiro contato com Beyond: Two Souls. E, assim sendo, eu aguardava por uma experiência similar àquela que obtive no jogo base.

Entretanto, infelizmente, fiquei bastante frustrado. Lançado em Novembro de 2013 e custando, pelo menos na época, US$ 4,99, “Advanced Experiments” possui grandes semelhanças com o jogo Portal, da Valve.

Na verdade, trata-se de uma experiência bastante curta: tudo o que temos são 30 minutos de jogo e câmaras de testes, as quais temos de percorrer e atravessar solucionando uma série de puzzles não muito difíceis, todos eles solucionáveis através da interação de Jodie com seu espírito amigo, Aiden. Terminados os 30 minutos, caso você não consiga resolver todos os quebra-cabeças e atravessar todas as câmaras, tudo é reiniciado. E assim por diante. E nada mais.

Beyond: Two Souls - DLC Advanced Experiments

Os puzzles não são muito complicados, e temos de ativar ou desativar botões, elevar ou baixar plataformas, derrubar blocos, apagar incêndios, etc: ou seja, o DLC é, na verdade, totalmente desconectado da história principal de Beyond: Two Souls. E eu ansiava por mais. Por mais enredo.

Por mais um pouquinho daquela história maravilhosa. Por mais escolhas e decisões, além de consequências. Por mais interação entre Jodie e os diversos e profundos personagens do jogo base.

Infelizmente, “Advanced Experiments” é totalmente frustrante. Não o recomendo a ninguém, e se você possui, ou já possuiu, um PS3, é muito provável que também tenha se sentido assim caso tenha adquirido tal DLC para Beyond: Two Souls.

Beyond: Two Souls - DLC Advanced Experiments

É verdadeiramente triste que um título tão fantástico tenha recebido um DLC tão pobre em conteúdo, sem história, sem força; digamos que ele seja totalmente dispensável. Mas tudo bem: para os compradores da versão do jogo para PC, na Epic Games Store, “Advanced Experiments” é oferecido de graça. Na faixa. De forma totalmente gratuita.

Dê uma olhada no trailer do infeliz DLC:

Pin It on Pinterest