A morte é uma coisa verdadeiramente estranha. O que vou dizer agora pode parecer até clichê, com certeza, mas trata-se da única certeza que temos nesta vida (sim, você já deve ter ouvido esta frase centenas de vezes). E, também, da única coisa com a qual não sabemos lidar. Trata-se também da única coisa que a grande maioria de nós não aceita.

O sueco Tim Bergling, também conhecido como AVICII, foi um grande DJ e produtor no universo EDM, ou “Electronic Dance Music”. Teve um sucesso meteórico, e talvez tenha pago um preço alto demais pela fama: o DJ foi encontrado morto em um apartamento de um hotel em Omã, em Abril de 2018, com apenas 28 anos. A causa da morte? Suicídio.

AVICII Invector

Porém, agora, vamos falar a respeito de coisas mais leves, alegres, e do legado que AVICII deixou no mundo da música e dos jogos eletrônicos.

Estou falando do jogo AVICII Invector, lançado no Steam, na Xbox Live e na PlayStation Store no último dia 10 de Dezembro (uma versão para o Nintendo Switch já está em produção, e deve chegar ao mercado em 2020).

Trata-se de uma espécie de celebração musical da vida e do trabalho do artista. De um jogo extremamente alto astral, contendo 25 músicas “jogáveis” do DJ e produtor sueco.

AVICII Invector

AVICII Invector é um jogo, aliás, onde parte das vendas será destinada à organização “Tim Bergling Foundation“, a qual tem por objetivo fazer com que o suicídio seja reconhecido como um grande problema de saúde pública, capaz, é claro, de afetar o mundo todo, além de trabalhar em prol da eliminação do estigma associado aos problemas de saúde mental em geral, como a depressão, por exemplo.

Jogando AVICII Invector

Tim Bergling, ele mesmo um fã de videogames, trabalhou em seu jogo juntamente com a desenvolvedora sueca Hello There Games durante dois anos. Ele chegou a ver o lançamento inicial, para o PlayStation 4, em  2017 (o jogo se chamava, na época, apenas Invector).

AVICII Invector

O jogo que temos em mãos agora, entretanto, contou com a parceria da publisher Wired Productions, responsável, por exemplo, por Close to the Sun (dentre outros títulos).

AVICII Invector é um jogo musical. Uma espécie de mistura entre Guitar Hero e AudioSurf, digamos. Uma homenagem e uma celebração, certamente, à música de AVICII.

No jogo, controlamos uma espécie de nave espacial que viaja através de seis mundos diferentes. Entre uma pista e outra, intercalam-se belíssimos momentos em que podemos até mesmo viajar entre as estrelas.

AVICII Invector

Aliás, cada uma das pistas de AVICII Invector é belíssima, e o gameplay, bem como as pistas, lembra também um pouco de WipEout.

No controle da nave espacial, o jogador deve pressionar botões nos momentos certos, sempre levando em consideração a música, o ritmo, a “batida” de Tim Bergling.

AVICII Invector

Para maior comodidade, recomendo que você jogue com um controle (utilizei o do Xbox 360 sem problemas). Em cada pista, uma série de ícones vai aparecendo, algo bastante comum, obviamente, a qualquer pessoa que já teve contato com Guitar Hero ou com algum de seus clones. Ou até mesmo com o acima citado AudioSurf.

AVICII Invector

Temos que pressionar, por exemplo, nos momentos certos, “A”, “B”, “X”, “LB”, etc: tudo isto enquanto o ambiente ao nosso redor, todo ele repleto de luzes, cores e vibração, reage à música de AVICII.

Em AVICII Invector, além disso, ocasionalmente temos de girar nossa nave em 90 graus, pois existem “botões” que se encontram nas paredes meio que vitrificadas de cada uma das pistas.

Tudo isto torna o gameplay bastante dinâmico, diferente e entusiasmante, embora a dificuldade possa chegar a níveis verdadeiramente absurdos: mas não se preocupe, é possível começar pelo nível “Fácil” e ir galgando espaço nas leadearboards (sim, elas existem) aos poucos.

AVICII Invector

AVICII Invector também conta com cutscenes, que vez ou outra permitem que o jogador se depare com mais cenários agradáveis, além da protagonista, a piloto de nossa nave.

Movimentar a nave lateralmente é sempre necessário, durante o gameplay, e até mesmo indicado através de sinalizadores exibidos conforme progredimos. O mesmo acontece para a movimentação em 90 graus e o subsequente acionamento dos “botões” nas laterais.

As músicas são verdadeiramente bonitas e capazes de instigar o jogador a tentar “só mais uma vez”, tamanha é a diversão proporcionada pelo título da Hello There Games.

AVICII Invector

O título até conta com uma história, além de diálogos durante as tais cutscenes acima mencionadas, embora a história não seja nem um pouco profunda: é possível até mesmo desconsiderá-la por completo e focar única e exclusivamente na música e no gameplay.

AVICII Invector

Lista de músicas jogáveis em AVICII Invector

  • Heaven
  • Tough Love
  • Fades Away
  • Can’t Catch me
  • Pure Grinding
  • What Would I Change it to
  • The Nights (Avicii by Avicii)
  • Waiting For Love
  • Gonna Love Ya
  • You be Love
  • Friend of Mine
  • Sunset Jesus
  • Fade Into Darkness
  • Wake Me Up
  • Lonely Together
  • Without You
  • Hey Brother
  • Levels
  • I Could Be The One
  • You Make Me
  • Lay Me Down
  • For a Better Day
  • Broken Arrows – M-22 Remix
  • True Believer
  • Talk To Myself

Algumas considerações finais

AVICII Invector é um belo jogo. Verdadeiramente, uma belíssima homenagem e celebração à vida de um artista que deixou este mundo certamente cedo demais.

O jogo é bastante divertido, colorido e inebriante, também. Se você gostou de Guitar Hero, AudioSurf e Rock Band, por exemplo, dê a ele uma chance. Isto, obviamente, se você gostar de EDM (para ser sincero, recomendo o jogo até mesmo para quem não curte este estilo de música – a diversão e o enlevo proporcionados são enormes).

AVICII Invector

Detectei um pequeno problema, entretanto: o jogo fez com que meu Firefox e meu aplicativo do WhatsApp, além do Steam, ficassem mudos. Após uma certa “peregrinação”, descobri que ele, por algum motivo obscuro, havia deixado todos em “mute”, no “controle de volume” de meu Windows 10.

Fora isso, é diversão pura ao som de belas músicas.

Ficha técnica

Título: AVICII Invector

Gênero: casual, música, ritmo

Desenvolvedora: Hello There Games

Publisher: Wired Productions

Data de lançamento: 10 de Dezembro de 2019

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One

Versão analisada: PC

[Atualização: 12/12/2019 – 16:40] AVICII Invector também conta com integração com o sistema Razer Chroma.

Pin It on Pinterest