Anno 1800 é o sétimo título da famosa franquia de estratégia e construção de cidades da Ubisoft. A série, que já possui mais de 20 anos de idade, chega agora àquele que, talvez, seja seu melhor representante.

Ambientado em meio à Revolução Industrial, Anno 1800 oferece ao jogador um modo campanha, com 4 capítulos interessantíssimos, e também um modo sandbox, onde é possível dar asas à imaginação e criar o império dos sonhos.

A campanha do jogo é focada em um personagem que vive, a princípio, na América do Sul, o qual recebe uma carta de sua irmã, a respeito da prisão e posterior morte de seu pai, tudo de maneira bastante injusta. Edvard, tio do protagonista, pode ser tido, aliás, como o principal antagonista da campanha.

Anno 1800

Ele exige com bastante frequência o pagamento de elevadas quantias, seja na forma de serviços ou bens, seja na forma de dinheiro vivo. Ele demanda tudo isto devido ao fato de, supostamente, ter gasto muito dinheiro com o funeral do pai do personagem principal.

Como parte das missões da campanha, conseguimos pagar tais somas/serviços a Edvard devido ao fato de nossa irmã ter gasto suas últimas economias na aquisição de um pedaço de terra distante, onde começamos, então, a construção de nosso pequeno (a princípio) império, atraindo inclusive habitantes das ricas terras de Edvard com a promessa de um recomeço, à salvo da opressão do grande magnata.

Rivalidades e alianças são uma constante em Anno 1800, e se você deseja obter o máximo do jogo, é essencial (principalmente se for novato na franquia) que passe pela campanha (a qual funciona como uma espécie de tutorial) e então se aventure no modo sandbox, onde a liberdade é total e onde não existem limites para a criação de nosso grande império dos sonhos.

Anno 1800

É no sandbox de Anno 1800, aliás, que você terá contato com as diversas mecânicas que fazem do mesmo um excelente jogo de estratégia e construção e gerenciamento de cidades. Ali podemos estabelecer rotas de comércio com potências estrangeiras e também lidar com o microgerenciamento de várias unidades pertencentes às diversas cadeias de produção que podemos estabelecer.

É interessante ressaltar que não estamos restritos a apenas uma ilha: podemos expandir nosso império através de nossa frota de navios, assim como podemos explorar totalmente os locais onde nos estabelecemos, criando cidades elaboradas, dando início a plantações e também a instalações industriais as mais diversas, lidando inclusive com a extração de diversos tipos de minérios, todos eles necessários em algum momento, em alguma de nossas cadeias de produção.

Anno 1800

O jogo é simples, no início, mas sua complexidade vai ficando maior com o passar do tempo, e eu confesso que faz falta, realmente, um tutorial maior e mais completo, que vá além dos princípios básicos, pois muitas vezes jogadores não acostumados com a série e/ou com o gênero podem ficar perdidos em meio a tantas opções, em meio a tantas possibilidades de construção, em meio a tão grandes campos para expansão.

Em Anno 1800, também é possível realizarmos expedições, e podemos realizá-las não apenas na América do Sul, mas também na Europa: e a diferença entre ambos os continentes é sempre claramente perceptível pelo jogador, inclusive no tocante aos tipos de construções que temos à nossa disposição.

Anno 1800

Os objetivos no jogo dizem respeito primariamente a satisfazer às necessidades de nosso povo. Dê a ele comida, distração, meios de locomoção e trabalho suficiente, e tudo ficará bem. É preciso também ter sempre em mente que uma cidade hoje próspera e perfeita pode dentro de pouco tempo se transformar em um verdadeiro caos, caso algum dos fatores acima mencionados sejam negligenciados pelo jogador. Revoltas e incêndios não são raros, e vale lembrar que todo o aparato para a contenção destes problemas também é passível de construção e cuidado.

É válido ressaltar que a interface do jogo (apesar de não contar com tradução para o português) ajuda bastante: tudo é bem detalhado e explicado, e várias cadeias de produção diferentes contam com botões que fornecem acesso à elas em sua totalidade, o que faz com que o jogador não tenha de se dirigir/clicar em vários botões/abas diferentes para construir os mais diversos elementos (como por exemplo fazendas de criação de ovelhas e as subsequentes fábricas de lã).

Anno 1800 também oferece ao jogador a possibilidade de participar em algumas batalhas navais, tudo dependendo, é claro, do surgimento de rivalidades e ameaças entre seu império e potências estrangeiras.

Anno 1800

Jogar o novo título da Blue Byte é uma experiência e tanto. O novo game também permite que gerenciemos não apenas nossa ilha principal, mas também ilhas/locais distantes que colonizamos através de expedições, tão logo nossos esforços dão resultado.

O jogo também se esforça bastante para que tenhamos uma noção extremamente abrangente de diversos aspectos envolvidos no gerenciamento de uma cidade e dos diversos mecanismos e cadeias de produção ligados ao seu progresso. É preciso construirmos, por exemplo, mercados locais para que a produção tenha como chegar às mãos da população.

Além disso, fazendas, indústrias diversas e outros tipos de unidades precisam contar com armazéns locais, pois são incapazes, obviamente, de estocar sua própria produção; tais armazéns, ou warehouses, por sua vez, representam também um meio de escoamento da produção para nossos portos, locais onde podemos tanto vender quanto adquirir itens os mais diversos.

Me lembro de uma das missões da campanha, aliás, onde era necessário fornecer quatro velas (de navio) a meu tio Edvard: foi muito mais fácil, barato e rápido, no estágio em que eu estava no jogo, comprar tais produtos à partir daí, oriundos de navios mercantes, do que investir em uma cadeia de produção completa apenas para dar, de graça, mesmo, tais produtos a meu nefasto tio.

O jogo conta com vários níveis de zoom, e também possui gráficos muito bonitos, sendo inclusive possível inclinar a câmera, para uma melhor/maior visualização de nossas cidades. Também é possível utilizar um “portrait mode”, e assim obter lindas screenshots à partir de diversos ângulos.

Anno 1800

No que diz respeito à produção, cada respectivo botão/acesso indica quais são os requisitos mínimos para tanto. Assim, você ficará sabendo que é sempre necessário contar com tijolos, por exemplo, para a construção de determinados tipos de edifícios, ou com aço para a construção de pontes, dependendo da situação e do momento.

É sempre importantíssimo explorarmos ao máximo cada ilha que colonizamos, pois podemos sempre encontrar minas de argila, de minérios diversos, etc. Isto sem falar em verdadeiros “depósitos” de madeira, a qual pode simplesmente ser coletada e então utilizada em todo o nosso império, independentemente do tamanho e da distância.

Manter a felicidade da população também é uma das nossas tarefas, vale ressaltar, mas trata-se de algo nem sempre possível. Caso aumentemos a produção de algum produto em específico (algo sempre possível), tendo em vista suprir alguma determinada demanda extra, por exemplo, pode ser que venhamos a esbarrar em alguns protestos e na insatisfação de determinada parcela das classes trabalhadoras.

Entretanto, é justamente em tais momentos que devemos observar bem os diversos indicadores em tela e realizarmos nossas escolhas com base nos mesmos: população não lá muito feliz ou maiores ganhos?

Anno 1800

Em Anno 1800, também podemos estabelecer rotas complexas de comércio com várias potências estrangeiras, e em nossos estaleiros, podemos construir navios de diferentes tipos, incluindo navios armados com canhões, preparados para a guerra.

O jogo também permite que construções as mais diversas sejam atualizadas, digamos. Assim, fazendeiros podem se transformar em força de trabalho para a indústria local: observe apenas, porém, que é sempre necessário ficar de olho nas diferentes demandas, pois em caso contrário, haverá falta de força trabalhadora em determinadas frentes.

Anno 1800

Anno 1800 é um excelente jogo de construção e gerenciamento de cidades, no qual a estratégia e o planejamento são essenciais para a obtenção de melhores resultados e de longos períodos de gameplay.

Contando com gráficos muito bonitos e com mecânicas muito bem desenvolvidas, seu ponto forte é o modo sandbox, através do qual podemos verdadeiramente construir impérios enormes e surpreendentes. Recomendadíssimo!

Ficha técnica

Título: Anno 1800

Gênero: estratégia, construção e gerenciamento de cidades, simulação

Desenvolvedora: Blue Byte

Publisher: Ubisoft

Data de lançamento: 16 de Abril de 2019

Plataformas: PC (Uplay e Epic Games Store)

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest