Horizon Zero Dawn Complete Edition continua me proporcionando excelentes momentos. Esta edição do jogo da Guerrilla Games, disponível também no GOG, é um verdadeiro achado.

Ela conta com uma grande expansão para HZD, a The Frozen Wilds, e, bem, o jogo como um todo é verdadeiramente magnífico. O RPG de mundo aberto do estúdio responsável pela franquia Killzone é um verdadeiro petardo.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Algo que deve ser apreciado por todos os jogadores que gostam, por exemplo, de títulos onde podemos, de alguma maneira, moldar o caminho de nossos personagens. De games onde existem diálogos com múltiplas escolhas, além de sidequests que não estão ali só para “encher linguiça”.

Durante o gameplay de Horizon Zero Dawn Complete Edition me pego vez ou outra pensando até mesmo nos rumos do nosso mundo atual e em como tudo isto, incluindo a atual pandemia, impactará o futuro deste nosso pequeno planetinha azul. Se é que haverá algum.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Acontece que o jogo nos apresenta a um mundo belíssimo porém decadente e repleto de vestígios de uma passagem humana verdadeiramente majestosa. Sim, algo que passou, que se foi. Vemos e ouvimos com enorme frequência certos “ecos” de um certo passado, o qual soa bastante familiar, muitas vezes.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

E Aloy, a protagonista, usa ela mesma um destes tais “vestígios”, a respeito do qual já escrevi (link acima), na primeira parte deste review. Seu Foco permite que ela analise os arredores e até mesmo identifique espécies animais e tipos diferentes de máquinas.

Jogando a Horizon Zero Dawn Complete Edition

Máquinas estas geralmente com tamanhos e formas de algum outro animal terrestre, vivo atualmente, em nossos dias atuais, ou oriundo de um passado muito, muito distante (leia-se alguns milhões de anos, por exemplo).

Aloy, em Horizon Zero Dawn, além disso, é uma heroína que tem lá suas semelhanças com a famosíssima Lara Croft. Ela é destemida, adora a liberdade, possui um caráter reto, firme, e sempre respeita quem é merecedor de consideração.

O jogo, por sua vez, conta com algumas mecânicas e momentos que lembram bastante Tomb Raider, pelo menos a mais recente trilogia. Podemos escalar estruturas, agir furtivamente (e necessariamente, dependendo da situação), e também podemos fazer uso de rapel, de cordas para atravessar grandes abismos, etc.

A rapidez com que tudo isto pode acontecer pode deixar muitos jogadores com o coração nas mãos, aliás. Podemos também dizer que Horizon Zero Dawn conta com um sistema de crafting rudimentar.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Este não é o foco, ou pelo menos, é claramente perceptível que os elementos “crafting” e “sobrevivência” não estavam nos planos do estúdio responsável pelo jogo, mas podemos, sim, fabricar poções as mais diversas, à partir de várias matérias-primas passíveis de serem coletadas no (gigantesco) mundo do jogo.

Mercadores estão presentes em grandes vilarejos, ou até mesmo nas perigosas estradas do mundo do RPG, e através de tais “postos de comércio ambulantes”, podemos negociar nossas “tralhas”, vender itens desnecessários, e adquirir novos tipos de armas, poções e munições.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Contrastes, tecnologia e antiquidade

Enquanto jogo a Horizon Zero Dawn Complete Edition, me pego pensando em quais teriam sido as inspirações para um mundo tão vivo, tão brutal, tão cheio de contrastes. É sensacional perambularmos, por exemplo, pela majestosa Meridiana, com seus elevadores repletos de engrenagens, colocarmos nosso Foco em uso, rastrearmos os passos de determinado personagem, e percebermos como a tecnologia contrasta com os arredores, digamos, “antiquados”.

Arredores, aliás, que podem ser na verdade muros e construções que estão mais de acordo com o passado da Terra. Com o Velho Mundo durante a Idade Média, por exemplo, e assim por diante.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

É bacana demais colocar o Foco em uso em Meridiana, por exemplo, e topar com verdadeiros hologramas no chão e acima dele, enquanto rastreamos alguém. Alguém, diga-se de passagem, objeto de uma missão secundária interessantíssima.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Missões e Missões

Até o presente momento, e veja que cheguei por enquanto até o nível 20, não me deparei com uma missão sequer que fosse chata. Não me deparei com sidequests criadas apenas para “encher linguiça”. Muito pelo contrário.

Para você ter uma ideia, houve um momento em que resolvi partir em direção a um Caldeirão Sigma (Sigma Cauldron). Tais locais são, na verdade, verdadeiras linhas de produção de máquinas.

São cavernas de metal com linhas de produção totalmente automatizadas, ainda em funcionamento, e sabe-se lá por quantos milhares de anos (o jogo se passa em um futuro muito, muito distante).

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Aloy, aliás, em um momento de pura inocência e/ou desconhecimento, ao observar as poderosas máquinas sendo criadas, bem como as faíscas e o ranger dos metais, diz: “– É assim que as máquinas são feitas. De pura Luz!“.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Em tais “Caldeirões”, temos de batalhar contra um grande chefe, em seu núcleo, para então converter o mesmo. À partir daí, ganhamos acesso a mais máquinas para conversão, tais como, por exemplo, o Galhador, o Dente-Serrado, o Cortador, etc.

E se analisarmos todo o contexto, é fácil perceber que a aparentemente “simples” missão secundária (ou atividade extra) representada pelos Caldeirões Sigma não é algo desnecessário. Pelo contrário.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Afinal de contas, algumas máquinas podem ser convertidas e transformadas em montarias. Outras, podem ser convertidas e “meramente” lutarem ao nosso lado. E, venhamos e convenhamos, existem verdadeiras e gigantescas bestas, no mundo do jogo, as quais certamente serão úteis, em um momento ou outro.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Evoluindo e tendo contato com o Mal

Ganhamos pontos de habilidade conforme subimos de nível, e também como recompensas, em algumas missões primárias e secundárias. A árvore de habilidades de Horizon Zero Dawn é até que grande, e existem vários tiers, digamos.

Aliás, para poder converter máquinas, é preciso desbloquear uma habilidade bastante específica, a qual possui também diversos níveis. Dependendo do quão profundamente avançamos com a mesma, podemos então ganhar acesso a mais e mais máquinas. Mas não, não espere montar nem sequer controlar o gigantesco Pescoção, por exemplo.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Há um grande Mal que assola certos locais do mundo, em Horizon Zero Dawn. Diversas máquinas, inclusive, foram tomadas por tal Mal, por tal corrupção, e se Aloy as mata, delas esguicha um líquido negro que queima a carne, que infecta tecidos, que é extremamente maléfico.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Não sei ao certo ainda qual é a origem desta corrupção, mas o fato é que ela já atingiu até mesmo o povo dos Carja, povo este que domina a sensacional cidade de Meridiana e que está ligado, de certa forma, ao que aconteceu com Aloy quando ela ainda se encontrava em sua terra natal.

Um mundo vivo

Os gráficos do RPG são fantástico. Lindíssimos, mesmo, e a atenção aos detalhes é verdadeiramente incrível. Em determinada sidequest tive de salvar um homem que se encontrava em uma ilhota, bem no meio de um enorme lago.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Bem, em tal lago havia ferozes máquinas em forma de crocodilos, e havia também diversas libélulas voando, por todos os lados. A vegetação, quando não estamos em meio a causticantes desertos, também é belíssima, e pode ser muitas vezes luxuriante.

Algumas vezes, podemos nos deparar com bandidos que estão enfrentando máquinas ferozes. E nestes casos, a escolha é nossa, entre intervir ou não. Podemos simplesmente deixar que os bandidos eliminem as máquinas, ou vice-versa, para o bem ou para o mal.

Horizon Zero Dawn Complete Edition

Sorte ou revés? Quem sabe? O fato é que logo em seguida, dependendo do resultado da batalha, os espólios podem ser coletados, desde que tomemos os devidos cuidados, valendo a pena lembrar que Aloy por si só é extremamente frágil (falarei mais sobre este detalhe em um próximo artigo).

Algumas considerações finais

Horizon Zero Dawn Complete Edition é um RPG verdadeiramente apaixonante. Um jogo capaz de tirar o fôlego em diversos momentos. Além disso, podemos conversar com inúmeros NPCs, incluindo personagens de extrema importância, escolhendo quase sempre uma dentre várias opções de resposta.

Se você gosta do gênero e está em busca de algo verdadeiramente imersivo, capaz de “roubar” muitas horas da sua rotina diária, vá sem medo.

GOG.com

Ficha técnica

Título: Horizon Zero Dawn Complete Edition

Gênero: RPG, Ação, Mundo Aberto

Desenvolvedora: Guerrilla Games

Publisher: PlayStation Mobile, Inc.

Data de lançamento: 07 de Agosto de 2020

Plataformas: PC, PlayStation 4

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest