Confesso que DiRT 5 é minha primeira “investida” (em partes – veja mais abaixo) em um jogo da famosa franquia desde DiRT 2. O novo jogo de corrida da Codemasters foi lançado em 05 de Novembro de 2020, para PC e consoles.

O game apresenta ao jogador uma grande variedade de experiências no que diz respeito a corridas de vários tipos. Diferentemente de DiRT Rally 2.0 (review), entretanto, DiRT 5 é mais “arcade”, digamos, ao oferecer ao jogador uma série de assistentes, por exemplo.

DiRT 5

Você pode ativar ou desativar os tais assistentes, tornando a experiência mais ou menos difícil. Isto permite que o título seja capaz de atender a um público bem amplo, desde aqueles jogadores que querem um pouco mais de dificuldade e/ou simulação, até aqueles que desejam apenas manobrar o veículo sem complicações e curtir os belíssimos visuais.

DiRT 5 conta com corridas totalmente off-road, mas também com algumas variações bastante interessantes, incluindo pistas que são verdadeiros e escorregadios “playgrounds” sobre gelo.

DiRT 5

Além disso, o jogo oferece corridas que misturam terrenos asfaltados e trechos sobre terra, e se aliarmos a tudo isto suas variações climáticas dinâmicas, é fácil perceber que a lama pode muito bem nos “assustar” em diversos momentos. E que bom!

Sobre DiRT 5

O novo DiRT contou com o comando, durante o desenvolvimento, do estúdio Codemasters Cheshire, o qual é composto em grande parte por membros da antiga Evolution Studios (Driveclub, MotorStorm, etc).

DiRT 5 é muito divertido, para ser bem sincero, e perceba que estou dizendo isto diretamente à partir de minha “cadeira arcade”: não sou especialista em simuladores de corrida, portanto, deixo alguns dos assistentes ligados.

DiRT 5

O novo título de corrida da Codemasters possui diversos deles, aliás, incluindo assistentes de frenagem, de transmissão, de tração, de estabilidade, antibloqueio, etc. É possível até mesmo ativar, caso você assim o deseje, freios automáticos.

DiRT 5

É claro que neste último caso a experiência será bastante prejudicada, e por motivos óbvios: afinal de contas, no caso, você meramente conduzirá o carro, através do controle (ou de um volante), sem qualquer tipo de preocupação extra e deixando de experimentar as nuances e as dificuldades pertinentes à jogabilidade.

Um playground virtual para amantes de corridas arcade

Se você aprecia jogos de corrida arcade, como eu, bem, ligue/configure algumas das assistências supracitadas e caia nas lindas pistas de DiRT 5. Você poderá correr em diversos países, tais como, por exemplo, Grécia, Noruega, China, Itália, África do Sul, Estados Unidos, Brasil, Marrocos, etc.

DiRT 5

Ao mesmo tempo, no modo “carreira”, você irá se deparar, conforme avança pelas pistas e “capítulos”, com algumas “Gymkhanas”, modos de jogo onde as acrobacias ditam as regras.

É tudo muito bacana, além de divertido, sendo que você também pode dar uma passadinha no “Playground”, propriamente dito, e aí sim, criar suas próprias pistas. E não apenas criar, mas também compartilhar, baixar e jogar outras pistas, criadas por outros pilotos virtuais.

O modo “carreira” de DiRT 5, em minha opinião, é onde a verdadeira “mágica” acontece. Aqui, temos diversos capítulos, além de narração muito bem humorada em bom e sonoro português do Brasil.

DiRT 5

Particularmente, optei por desligar a música durante as corridas, pois gosto de ouvir claramente todos os sons durante as mesmas, bem como aqueles oriundos da máquina que estou controlando no momento.

Conforme você progride na carreira em DiRT 5, vai ganhando dinheiro, reputação e experiência: tudo visando o desbloqueio de novas pistas e capítulos, além do acesso a novos itens cosméticos. Também podemos receber convites de alguns patrocinadores, o que acaba resultando em mais dinheiro no caixa, conforme avançamos (além de mais prestígio).

DiRT 5

DiRT 5: um título e tanto

Os gráficos do jogo são lindíssimos, e você certamente se surpreenderá, por exemplo, à partir da visão interna, com a água e/ou a lama (ou até mesmo com a neve) respingando no para-brisa.

DiRT 5

Sim, como já dito acima, temos corridas sobre lama, terra, asfalto e gelo, sendo que a neve pode até mesmo cair dos céus lindamente, durante as mesmas, o que certamente é um espetáculo e tanto para os olhos (além de ótimo motivo para a captura de screenshots aos montes).

Obs: existem também várias opções de câmera, no jogo. Temos, por exemplo, duas opções de câmeras “recuadas”, posicionadas atrás dos veículos, e temos também a sensacional câmera interna, a qual nos fornece, em outras palavras, a visão do cockpit. É sensacional.

DiRT 5

E o modo “Playground” de DiRT 5, além de permitir que você crie e compartilhe suas próprias pistas, também conta com uma coleção gigantesca de pistas, já devidamente criadas e compartilhadas pelos jogadores.

Todas podem ser baixadas, obviamente, gratuitamente para seu computador ou console, e jogá-las (em grande parte) pode ser um desafio muito bacana e diferente. Além disso, o game da Codemasters conta com um modo de jogo (arcade) onde é possível definirmos a pista, as condições climáticas, a classe do(s) veículo(s) e a hora. É muito bacana.

DiRT 5

Confesso, mais uma vez, que não sou especialista em jogos de corrida. Aliás, procuro fugir de simuladores de corrida, para ser bem sincero. DiRT 5, entretanto, justamente devido às suas características mais voltadas a jogadores como eu, me pegou de jeito.

DiRT 5

Algumas considerações finais

DiRT 5 é um dos jogos de corrida mais divertidos que tive o prazer de jogar nos últimos tempos. Se existe uma falha, nele, entretanto, esta diz respeito aos veículos. Ou melhor, à uma certa “ausência” de carros.

Sim: infelizmente, não temos muitas opções, quando o assunto é escolher / comprar carros para os diversos tipos de corrida existentes no jogo. Claro, isto levando em consideração o (grande) escopo do game, bem como o gênero no qual ele se enquadra: eu esperava por bem mais veículos.

No mais, o novo título da famosa Codemasters é uma verdadeira beleza. Um dos melhores lançamentos do gênero, neste ano tão conturbado. Capaz de divertir veteranos e recém-chegados.

Além disso, os gráficos lindíssimos, bem como as pistas sensacionais, através das quais “perambulamos” por diversos países, ajudam a transformar DiRT 5 em um excelente colírio para os olhos.

O jogo também possui um componente multiplayer, através do qual podemos enfrentar outros jogadores, online, ou até 3 amigos, em tela dividida. Recomendadíssimo!

Ficha técnica

Título: DiRT 5

Gênero: Corrida

Desenvolvedora: Codemasters

Publisher: Codemasters

Data de lançamento: 05 de Novembro de 2020

Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest