Imagine um serviço como o 911, dos Estados Unidos. Agora, imagine-se como um operador de tal serviço: esta é a proposta de 112 Operator, jogo da desenvolvedora polonesa Jutsu Games.

O título está disponível para PC, através do Steam, e oferece ao jogador uma mistura entre estratégia, gerenciamento de recursos e simulação.

112 Operator - Game

Ao iniciar 112 Operator, o jogador se depara com uma tela bastante interessante. O jogo é capaz de identificar a cidade na qual você se encontra, e pergunta se você deseja jogar nela, mesmo (ou em seus arredores).

No meu caso, o título da Jutsu Games identificou automaticamente minha cidade atual, Santos, e me perguntou se eu desejava jogar na mesma e também utilizar seus arredores. Foi assim que, paulatinamente, fui expandindo a minha área de atuação, para São Vicente, Guarujá, etc.

Claro, para uma maior liberdade do jogador, o game também permite que seja escolhida qualquer outra localidade no mundo, de forma bastante simples.

112 Operator - Game

É importante também ressaltar que apesar de contar com interface e legendas apenas em inglês, 112 Operator é capaz de utilizar nomes (ruas e pessoas) localizados, em pt-BR, à partir das informações iniciais fornecidas pelo jogador.

Assim é, portanto, que me deparei com nomes de ruas reais em Santos e em seus arredores, bem como nomes em português de usuários do sistema de emergência 112, o qual engloba polícia, bombeiros e ambulâncias.

Sobre 112 Operator

O jogo conta com um completo tutorial, o qual guia o jogador através de todos os seus meandros. E, por incrível que pareça, não se trata de um jogo difícil de se aprender.

112 Operator - Game

Difíceis, isto sim, vão ficando as situações, ao longo do tempo, inclusive com cobranças via email de superiores e demandas por mais unidades (soldados, paramédicos, médicos e bombeiros).

112 Operator é também uma sequência de outro título da Jutsu Games. Estou falando de 911 Operator, lançado em 2017; Este último, aliás, também chegou a fazer bastante sucesso.

Vale ressaltar que 112 é um número de emergência utilizado em diversos locais no mundo, inclusive na Europa; daí o nome do game.

112 Operator - Game

Nosso supervisor, Fábio Ribeiro (pelo menos no meu jogo, jogando em Santos e arredores), nos cobra o tempo todo, via email, e vale também lembrar que como operadores, no jogo, iniciamos dentro de um período de experiência empregatícia.

Jogando

112 Operator oferece uma experiência bastante intensa. À todo momento somos “bombardeados” com chamadas telefônicas, emergências pelas ruas as mais diversas, e situações onde temos de pensar rápido.

Obs: existem mais de 60 tipos diferentes de emergências no game.

Cada tipo de incidente exige a resposta adequada, ou seja, princípios de incêndios devem contar com rápido deslocamento dos bombeiros, acidentes de trânsito geralmente devem receber a atenção de ambulâncias.

E perturbações da ordem pública, problemas com uso de drogas em vias públicas e perseguições, é claro, devem contar com a devida resposta policial.

Como operadores do serviço, atendemos também a diversas chamadas telefônicas, e como no 911 (ou até mesmo no 112), somos capazes de rastrear a localização mesmas (processo que demanda alguns minutos).

112 Operator - Game

Uma das chamadas que recebi, por exemplo, vinha da Rua Idalino Pires, em Guarujá. Para lá tive de deslocar uma ambulância, pois me foi reportado pelo cidadão que alguém de sua família havia sofrido um AVC.

Deslocar diferentes unidades pelo mapa é bastante simples: basta clicarmos sobre elas e arrastarmos com o mouse até o destino – rapidamente a unidade começará a se movimentar pelo mapa.

Chamadas telefônicas, por outro lado, geralmente representam momentos de bastante stress, pois quase sempre a pessoa do outro lado está bastante nervosa.

Nestes momentos, somos apresentados a diversas perguntas passíveis de serem feitas durante os diálogos.

112 Operator - Game

Obs: tudo tendo como objetivo obtermos o máximo de informações possíveis, para então deslocar, se necessário, a unidade correta até o local.

Evolução em 112 Operator

Conforme vamos evoluindo no jogo (cada turno é encerrado com uma tabela repleta de informações a respeito do mesmo, dos chamados, dos sucessos, das falhas, do orçamento, etc), vamos recebendo pontos de carreira.

Tais pontos podem ser gastos para o desbloqueio de novos distritos/cidades. Por exemplo, minha primeira expansão foi para Santos I, após ter iniciado em Vicente de Carvalho, no Guarujá.

Obviamente, com áreas maiores para cobrir, é necessário comprar novas viaturas/veículos, assim como contratar mais profissionais.

Tudo isto leva tempo, além de dinheiro, dinheiro este que é sempre escasso. O título de estratégia conta com diversas tabelas e telas de estatísticas, capazes de fornecer ao jogador informações capazes de justificar ou não cada aquisição/melhoria.

O departamento de emergência que gerenciamos conta com um determinado orçamento, e é imprescindível que nos mantenhamos a ele atentos, sob pena de sermos até mesmo demitidos.

Tudo bem que no jogo somos apenas um mero operador: isto pode ser percebido até mesmo pela maneira como nosso supervisor nos trata.

112 Operator - Game

Mas na realidade, somos nós os verdadeiros chefes da operação como um todo, gerenciando o macro e o micro, tendo de lidar com todos os aspectos da central de emergências 112.

Existem situações, aliás, em que precisamos utilizar unidades (ambulâncias, bombeiros, viaturas policiais) de outras cidades – e nestes casos, temos que pagar pela “gentileza”.

Obs: isto pode acabar refletindo negativamente em nosso orçamento, findo o turno.

Gráficos, áudio e trilha sonora

Os gráficos de 112 Operator são simples, porém elegantes. Todos primando bastante por tons de azul escuro, e bastante de acordo com a proposta do jogo, afinal de contas, estamos falando de um título de estratégia e simulação, além de gerenciamento. De um título que simula uma central de emergência.

A trilha sonora do jogo é bacana. Mas o que salta aos olhos, mesmo, são os efeitos sonoros e o burburinho da central. É justamente devido a isto que a desenvolvedora recomenda o uso de fones de ouvido.

Nos sentimos, realmente, em uma central de emergência. Ouvimos outros operadores falando ao nosso lado, ouvimos também toda a comunicação via rádio das unidades, e quando alguma chamada telefônica é recebida, aí então o trabalho de áudio e dublagem é de primeiríssima qualidade.

Conversando com as pessoas em perigo, somos até mesmo capazes de ouvir sons de acontecimentos próximos à elas, como por exemplo batidas e passos, além de interferências na chamada.

112 Operator - Game

O serviço de localização entra em ação imediatamente, tão logo a chamada é atendida pelo jogador, e ele se faz necessário muitas vezes, pois pode ocorrer de, por motivos diversos, o requerente não fornecer o endereço do “problema”.

Algumas considerações finais

112 Operator é um belíssimo, divertido e cativante jogo de estratégia, simulação e gerenciamento de recursos. Fácil de aprender, ele vai paulatinamente elevando a dificuldade, porém de forma tal que o jogador é sempre capaz de se preparar adequadamente.

O jogo proporciona uma experiência bastante rica no que tange a um serviço de emergência, e inclui casos os mais diversos, como por exemplo acidentes de trânsito, acontecimentos envolvendo drogas e assaltos, incêndios em instalações as mais diversas, etc.

É imprescindível, aliás, que o jogador aja rapidamente, pois no caso de uma vitima de algum acidente, por exemplo, os segundos são preciosos.

112 Operator - Game

Temos também casos de problemas que “vagam” pelo mapa, como incêndios, por exemplo, os quais podem se alastrar e obrigar o jogador a combatê-los em várias frentes.

Se você procura diversão, bons jogos de estratégia e simulação, além de gerenciamento, 112 Operator é uma ótima pedida. O jogo custa cerca de 47 Reais, e vale cada centavo. Recomendadíssimo!

O fato de trabalhar também com cidades e locais do Brasil, aliás, o torna mais atrativo ainda, em minha opinião. Confesso que fui até o Google Maps averiguar diversos endereços visto no game, e todos “batiam”. É muito bacana!

Ficha técnica

Título: 112 Operator

Gênero: simulação, estratégia, gerenciamento

Desenvolvedora: Jutsu Games

Publisher: Games Operators

Lançado em: 23 de Abril de 2020

Plataformas: PC

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest