Volcanoids (site oficial) é um jogo desenvolvido pela Volcanoid s.r.o., empresa sediada em Praga, na República Tcheca. O título encontra-se atualmente em Early Access (Acesso Antecipado), no Steam, e se mostra bastante promissor.

Trata-se de um game pertencente ao gênero survival (sobrevivência), com uma interessante e bela estética steampunk. Volcanoids, aliás, desde o dia 20 de Maio de 2020, conta com suporte a co-op.

Volcanoids

Ou seja, você pode agora comandar suas gigantes “brocas” (espécies de veículos perfuradores), explorar em busca de recursos e até mesmo lutar contra vários robôs, na companhia de até 3 amigos.

Sobre Volcanoids

Volcanoids, sendo um survival, nos “obriga” a sobreviver em condições bastante hostis. Erupções vulcânicas ocorrem de tempos em tempos, no local onde estamos (mais detalhes baixo), e durante as mesmas, somos obrigados a permanecer no interior da terra.

O título da Volcanoid é um “prato cheio” para os amantes de jogos de sobrevivência, principalmente para aqueles que gostam de games com elementos steampunk, como eu.

Ele também conta com interface e legendas em português do Brasil. Entretanto, existem momentos em que apenas o inglês é visualizado: provavelmente trata-se de um trabalho ainda em andamento.

Mas temos de nos lembrar de que o jogo encontra-se em Acesso Antecipado, e que ele provavelmente irá permanecer nesta condição por pelo menos mais um ano. É natural, portanto, que problemas deste tipo ocorram.

Volcanoids

História

Em Volcanoids, nos encontramos em uma ilha outrora paradisíaca. Tal ilha, chamada Adranos, possuía inúmeros habitantes. Certo dia, estranhas formações começaram a aparecer, juntamente com pequenas erupções vulcânicas.

Até que chegou o “grande dia”, em que um gigantesco vulcão, adormecido há séculos, resolveu despertar. Isto fez com que toda a população de Adranos deixasse a ilha, é claro, deixando para trás um “paraíso” de fogo, lava e fumaça.

Volcanoids

Em uma determinada época, porém, os antigos habitantes da ilha resolveram financiar uma expedição até a mesma, para tentar descobrir o que havia acontecido. Por que o vulcão entrou em erupção? O que podia ser feito? Eles podiam retornar?

Pois bem, foi então enviado até a ilha um submarino (também com toda uma belíssima estética steampunk) chamado Archimedes, e nele estava o protagonista do jogo, ou seja, você.

Vale ressaltar que a introdução do jogo conta com belas cutscenes, todas bastante similares a aquarelas: é algo muito bonito de se ver.

Jogando Volcanoids

Trata-se de um jogo complexo, não se engane. Volcanoids requer grande atenção a detalhes. Ele até conta com um pequeno tutorial, mas tal tutorial não cobre nem, digamos, 10% de tudo aquilo que temos de realizar no jogo.

Volcanoids

É preciso minerar em busca de recursos, como por exemplo carvão, enxofre, cobre, etc. É preciso também, dentro da nossa broca (o veículo perfurador que eu citei acima), processar tais elementos, a fim de obtermos matérias primas as mais diversas.

Por exemplo, para a criação de munição para nossa arma ou para a torreta de nossa grande broca, é preciso processar pólvora e enxofre. Lingotes de cobre também devem ser criados, servindo então como materiais iniciais para uma série de outros elementos e mecanismos, e assim por diante.

Volcanoids

Dentro da broca, existe uma série de mecanismos, de máquinas, de mesas para crafting. Precisamos também manter a gigantesca estrutura móvel funcionando à todo vapor, alimentando-a com carvão, obviamente.

O jogo pode ser salvo à qualquer momento, o que ajuda bastante, e podemos jogar totalmente sozinhos, também – como eu estou fazendo, lobo solitário que sou.

A ilha de Adranos é habitada, vale ressaltar, por robôs chamados de Cogs, os quais são extremamente hostis e contam também com seus próprios veículos perfuradores.

Volcanoids

Existem diversas classes de tais robôs, incluindo coletores de recursos, mas matá-los não é um problema, desde que você equipe sua arma e conte com munição suficiente.

Erupções vulcânicas frequentes

Volcanoids é um jogo de sobrevivência, digamos, diferente. Temos de explorar a ilha de Adranos em busca de recursos os mais diversos, mas temos de ficar o tempo todo de olho no relógio. Não podemos ser pegos de “calças curtas”.

Volcanoids

Erupções vulcânicas absurdamente assustadoras acontecem com bastante frequência (o tempo entre uma e outra depende do nível de dificuldade que você escolheu ao começar o jogo).

Ou seja, é fácil perceber que tudo tem de ser devidamente planejado. Expedições precisam ser organizadas de maneira tal a estarmos de volta em nossa “drill ship” antes que uma erupção ocorra, pois em caso contrário, morreremos.

Dentro da broca, basta iniciarmos o mecanismo de imersão para que a enorme geringonça movida a vapor perfure o solo e permaneça nas profundezas, até que tudo se normalize na superfície.

Contamos inclusive com um muitíssimo bem vindo periscópio, através do qual podemos observar a erupção vulcânica acontecendo, e também os momentos posteriores, quando tudo está tomado pelas cinzas vulcânicas.

Volcanoids

Terminado o período de risco (lembre-se: permanecer na superfície durante uma erupção é morte certa), podemos então retornar à superfície, aí encontrando, por algum tempo, um cenário bastante desolado e coberto de cinzas.

Gráficos e áudio

Os gráficos do game são muito bonitos, e as erupções do gigantesco vulcão são verdadeiramente deslumbrantes. Além disso, o jogo todo conta com uma sensacional estética steampunk.

Ela se faz presente em nossa broca, nos robôs, nas casas que encontramos na ilha de Adranos, e em todo o maquinário existente dentro de nossa “casa-veículo”.

Confesso que adoro jogos e estéticas steampunk, e Volcanoids conta com elementos pertencentes ao gênero/estilo aos montes, a começar por nossa gigantesca e bonita broca.

Volcanoids

Desenvolvido em Unity, o jogo é um tanto quanto pesado, entretanto, mas no equipamento no qual o rodei (Core i7 7770, 16GB de RAM e uma GPU Nvidia GeForce 1070Ti 8Gb), pude desfrutar tranquilamente de 60 quadros por segundo, sem nenhuma queda.

Recomendo, entretanto, que você dê uma olhada nos requisitos mínimos e recomendados para rodar o game, caso por ele se interesse. Vale também a pena lembrar que ele custa atualmente R$ 28,49 no Steam (até o dia 27 de Maio).

Finalizando

Volcanoids é um survival bastante complexo, repleto de sistemas e subsistemas, e que exige, por parte do jogador, grande atenção e também grande vontade de aprender (além de consultas frequentes ao manual, através do F1).

O título da Volcanoid ainda deve permanecer por cerca de um ano em Early Access, e eu creio que ele deva ficar ainda melhor. Existem problemas, obviamente, mas estamos aqui falando a respeito de algo inacabado.

O elemento “erupções vulcânicas”, aliás, transforma o jogo em um survival bastante diferente. Bastante único, ao exigir que façamos todas as atividades de exploração e captação de recursos dentro de um certo tempo predeterminado. Entre uma erupção e outra.

Gostei bastante!

Pin It on Pinterest