Vigor (site oficial) é um looter shooter desenvolvido pela Bohemia Interactive, mesma desenvolvedora responsável pela franquia Arma. Trata-se de um jogo lançado inicialmente para Xbox One, e revelado durante a E3 2018.

Vigor - Game - Bohemia Interactive

O título do estúdio checo foi também disponibilizado para o Nintendo Switch. A novidade foi anunciada durante o “Nintendo Direct Showcase”, em 26 de Março passado, e atualmente o jogo encontra-se em beta fechado na plataforma, o qual vai até o próximo dia 16 de Abril de 2020.

Vigor é um shoot ‘n’ loot free-to-play. Um jogo de tiro online, com perspectiva em terceira pessoa, cuja ação acontece na Europa.

Vigor - Game - Bohemia Interactive

A história de Vigor

Não há muito o que falar aqui, a não ser que uma grande guerra nuclear acabou e estamos agora na Noruega, no ano de 1991. Tal guerra de grandes proporções devastou a Europa, e fez da Noruega o último local, digamos, seguro.

Mas nem tanto: durante cada partida, ondas de radiação chegam até os campos de batalha, e a única saída para os sobreviventes, forasteiros, outlanders, é escapar através de um dos vários pontos de escape existentes nos mapas.

Vigor - Game - Bohemia Interactive

Dito isto, vamos ao jogo em si.

Jogando

Temos aqui um jogo multiplayer competitivo, onde começamos com nosso próprio abrigo, o qual pode ser inclusive aprimorado através do uso de loot valioso que encontramos durante as partidas.

Vigor - Game - Bohemia Interactive

Cada partida, ou embate, pode ser jogada no modo solo ou na companhia de um amigo, sendo que são comportados até 12 jogadores simultâneos em cada embate.

Vigor permite que o jogador se prepare de forma bastante adequada antes do início de cada confronto, através de crafting, por exemplo, em seu abrigo. Podemos criar munição, fabricar armamento e outros utensílios, e até mesmo realizar upgrades no próprio abrigo em si.

Vale também a pena destacar que, dentro do lore do looter shooter da Bohemia Interactive, muita gente fugiu para a Noruega, onde acontece toda a ação.

Vigor - Game - Bohemia Interactive

Daí a explicação para o grande número de outlanders, ou forasteiros, existentes no jogo, os quais então participam dos vários combates online.

Vigor conta com uma certa variedade de mapas, mas por enquanto é impossível escolher qualquer um deles: podemos apenas utilizar a opção automática.

Através de um matchmaking que pode demorar alguns minutos, somos então inseridos em um mapa aleatório, sendo que existem vários deles, com diversos biomas diferentes.

Pode haver chuva, por exemplo, e em alguns mapas podemos visualizar belas cascatas e riachos, além de alguns cenários congelados, portos e morros bastante íngremes.

Shoot ‘n’ loot e sobrevivência

Em cada partida, temos que sair à caça de loot valioso: produtos químicos, itens para cura, pregos, sucata, munição, armas, e mais uma série de coisas, incluindo elementos que podem servir para aprimorar nosso abrigo.

Vigor - Game - Bohemia Interactive

Cada mapa também conta com seus respectivos pontos de saída, vale lembrar. Durante cada embate, um avião sobrevoa a área e descarrega uma grande caixa com suprimentos, a qual passa, então, a ser o alvo de todos os 12 jogadores.

Quer dizer, a área onde a carga caiu passa a ser bastante visada e perigosa, e você tem que tomar o máximo de cuidado quando se dirigir até lá (tudo é indicado no mapa de Vigor).

Também é possível sair da partida através das saídas listadas no mapa à qualquer momento, mesmo sem matar ninguém: assim, você conserva todo o loot valioso que porventura obteve, e ainda ganha experiência.

Esta é uma grande estratégia, muitas vezes, pois caso você morra em confronto, todo o seu saque é perdido, a não ser que você tenha contratado um determinado “seguro” durante o matchmaking.

Vigor - Game - Bohemia Interactive

Durante as partidas de Vigor, podemos entrar em casas e vários outros tipos de construções. Podemos abrir gavetas, vasculhar, saquear e pegar aquilo que acharmos que é interessante e valioso.

Tudo, posteriormente, pode ser utilizado em nosso abrigo, o qual inclusive conta com uma bancada para a fabricação de vários itens, incluindo munição.

Vigor - Game - Bohemia Interactive

Obs: caso morramos durante um embate, podemos retornar ao nosso abrigo.

Vale lembrar mais uma vez que cada partida é sempre encerrada tão logo a onda de radiação chegue: neste momento, todos os jogadores são avisados e devem se dirigir rapidamente aos pontos de saída.

Gráficos de Vigor

Os gráficos do jogo são bonitos. O título faz uso da Unreal Engine 4, e os cenários geralmente são bastante instigantes e detalhados. Claro, considerando-se que estamos falando a respeito de um jogo para o Nintendo Switch. É de se esperar que no Xbox One ele esteja muito mais bonito, chegando a atingir até resolução 4K, pelo que pude ler.

Joguei o título grande parte do tempo na TV, e ele rodou sem maiores problemas, apesar de um ou outro engasgo, aqui e ali.

Vigor - Game - Bohemia Interactive

Notei, entretanto, alguns problemas em relação a algumas texturas, as quais parecem “lavadas”, principalmente quando se trata de determinados tipos de vegetação e rochas. Já em relação à água, por exemplo, fiquei boquiaberto com a sua beleza, com o nível de realismo, digamos.

De qualquer forma, trata-se de um jogo bonito. De mais uma bela adição à sua biblioteca do Switch, quando ele for finalmente lançado.

Algumas considerações finais

Vigor ainda possui algumas mecânicas um pouco complicadas e/ou em fase de implementação, como é o caso das Coroas com as quais poderemos realizar transações in-game.

Vigor - Game - Bohemia Interactive

O jogo, de qualquer maneira, representa mais uma bela chegada ao Nintendo Switch, ainda que não esteja totalmente completo e encontre-se em fase de testes fechados.

Durante os testes que realizei, gostei bastante do que vi, pude me divertir bastante, e até mesmo “brincar” um pouco em meu abrigo/shelter, local que possui inclusive um estande de tiros, onde podemos atirar à vontade sem gastar nossa preciosa munição.

Vigor - Game - Bohemia Interactive

O jogo é bonito, divertido, e cada embate provoca até mesmo um grande nervosismo, pois não sabemos o que iremos encontrar logo depois “daquela próxima árvore”.

Fique de olho no site oficial do jogo (link no primeiro parágrafo), para saber quando a próxima fase de testes será iniciada. Quanto a mim? Ainda espero que Vigor também apareça no PC.

Obs: Vigor também conta com interface e legendas em português do Brasil.

Enquanto isso, dê uma olhada no trailer do game para o Nintendo Switch:

Pin It on Pinterest