No mundo dos jogos eletrônicos, existem títulos que simulam diversas atividades do nosso cotidiano. Temos desde simuladores de pescaria até simuladores de voo, passando por simuladores off-road e simuladores de caminhões. E agora temos também Truck and Logistics Simulator.

O título, lançado no Steam em Early Access (Acesso Antecipado) no último dia 23 de Junho, é uma espécie de mistura entre um simulador de caminhões e logística, embora este último elemento ainda careça de muito trabalho por parte da desenvolvedora Simula Games.

Truck and Logistics Simulator

Truck and Logistics Simulator também foi lançado para o Nintendo Switch, e a intenção dos desenvolvedores é que exista cross-platform entre ambas as versões (PC e Switch), com a possibilidade de formação, inclusive, de verdadeiros comboios cooperativos.

Truck and Logistics Simulator

O jogo ainda conta com uma série de problemas, e isto é natural, afinal de contas, estamos falando de um game em Early Access que mal acabou de ser lançado. Além disso, o pessoal da Simula Games estima que ele permanecerá em Early Access durante 6 a 12 meses.

O “produto final”, digamos, o jogo pronto, em sua versão 1.0, somente deverá ver a luz do dia em 2021, portanto. De qualquer maneira, Truck & Logistics Simulator vale a sua atenção, no mínimo, e se você gostou de Euro Truck Simulator 2, bem, ele já vale também o seu dinheiro.

Truck and Logistics Simulator

Sobre Truck and Logistics Simulator

O jogo é bastante interessante e divertido, e sua proposta é fornecer uma experiência de pilotagem de veículos os mais variados, incluindo vans, caminhões pesados, empilhadeiras, e até mesmo monster trucks.

No que diz respeito ao elemento “dirigibilidade”, posso dizer que a física do jogo é bastante boa, e se você não tomar cuidado, se não respeitar os limites de velocidade, poderá se ver em maus lençóis caso precise frear bruscamente, por exemplo.

Truck and Logistics Simulator

É muito fácil “ver” nosso veículo rodar na pista, derrapar, bater contra muretas, etc. Nestes casos, os problemas estão relacionados não apenas ao caminhão (ou qualquer outro tipo de veículo) que você estiver dirigindo: as cargas que você transportar também podem sofrer danos.

Truck and Logistics Simulator

E quando as cargas sofrem danos, o motorista, no caso, você, perde dinheiro quando do momento da entrega, além de receber menos pontos de experiência (XP).

Obs: até o momento, entretanto, não pude constatar nenhuma “vantagem”, digamos, na aquisição de XP – isto deve ser implementado/aprimorado com o decorrer do tempo.

O jogo oferece uma boa variedade de missões, vale ressaltar. Tudo depende, obviamente, do veículo que você está dirigindo no momento: não espere transportar um trator, por exemplo, se você estiver dirigindo apenas uma mini van.

Truck and Logistics Simulator

Vale também lembrar que a publisher responsável por Truck and Logistics Simulator é a Aerosoft, empresa alemã focada verdadeiramente em simuladores, possuindo em seu catálogo uma grande variedade deles, incluindo simuladores de voo.

Jogando Truck and Logistics Simulator

Temos à nossa disposição um enorme mapa de 24 km2, sendo que podemos até mesmo pegar qualquer veículo de nossa garagem e sair perambulando por tal mundo.

Truck and Logistics Simulator

No entanto, Truck and Logistics Simulator é focado em “missões”, ou entregas, as quais podem exigir que você lide com mais de um veículo. Por exemplo, pilotando inicialmente um veículo similar à nossa Fiat Fiorino e posteriormente uma van, tive de pilotar também uma empilhadeira.

Isto para que as cargas relativas ao trabalho em questão pudessem ser carregadas dentro dos veículos. Isto sem contar com o fato de que determinados “jobs” exigem que seu veículo puxe um trailer.

Tal trailer, vale ressaltar, deve ser carregado com mais caixas, as quais o próprio jogador é quem transporta, do chão para o mesmo, utilizando, mais uma vez, a empilhadeira que mencionei acima.

Truck and Logistics Simulator

Isto diversifica um pouco o jogo, e o transforma em algo um pouco diferente de ETS2, digamos. Estou cerca de 4,5 horas de jogo, e posso dizer que a experiência tem sido bastante prazerosa.

Truck and Logistics Simulator, além disso, conta com interiores de veículos bastante detalhados. Seus painéis, por exemplo, são muito bonitos, e à noite são iluminados conforme você utiliza os faróis.

Aliás, vale ressaltar que o jogo conta com ciclos dia/noite completos, permitindo inclusive que o jogador avance/retroceda, através do F2: é exibido um pequeno slider, indicando então o período do dia e permitindo que você com ele interaja.

Viajamos através de cidades, autoestradas, campos e terrenos os mais variados, além de passarmos sobre pontes que atravessam grandes rios.

Truck and Logistics Simulator

Obs: isto sem falar em ladeiras, de vez em quando, e em lombadas, as quais podem representar um risco às nossas cargas, caso não tenhamos os devidos cuidados.

Alguns problemas

Um dos problemas apresentados pelo jogo, pelo menos durante este período em Early Access, é a ausência de salvamento automático e/ou durante as missões: você somente verá seu jogo salvo se concluir sua entrega com sucesso.

Além disso, não existe nenhum tipo de penalização para quem “furar faróis fechados”, e o controle da câmera é um tanto quanto complicado. No meu caso, por exemplo, joguei utilizando teclado e mouse.

Ora, para conferir o retrovisor direito, por exemplo, seria muito fácil simplesmente movimentar o mouse para o lado direito. E assim por diante. Mas não: o game obriga o jogador a clicar e arrastar.

Truck and Logistics Simulator

Ou seja, para movimentar a câmera em esquinas, em cruzamentos, etc, você é obrigado a manter o botão esquerdo do mouse pressionado, enquanto movimenta o mesmo.

Isto pode complicar bastante as coisas, obviamente, atrapalhando a dirigibilidade e sua atenção. O processo, digamos, fica bem mais complicado. E cansativo.

Truck and Logistics Simulator

Sem falar que pode nos colocar em risco (colisões, danos às cargas sendo transportadas, etc). Outro problema que notei está relacionado à compra de veículos: não podemos dar nosso veículo atual como parte do pagamento, algo que é perfeitamente possível, por exemplo, em SnowRunner ou em Euro Truck Simulator 2.

Obs: ao não sermos capazes de darmos veículos como parte do pagamento, é óbvio que a aquisição de novas máquinas se transforma em um processo mais demorado.

Truck and Logistics Simulator

Mas tudo isto é normal, creio eu, afinal de contas, estamos falando a respeito de um jogo em Early Access, o qual ainda deve receber um grande número de atualizações.

Algumas considerações finais

Mesmo com todos os pequenos problemas que citei acima, creio que as qualidades de Truck and Logistics Simulator são bem maiores. Temos um mapa enorme à nossa disposição, e também a possibilidade de transportar cargas as mais diversas, incluindo cargas delicadas.

Isto sem falar no grande número de veículos diferentes que podem ser pilotados, incluindo caminhões enormes, empilhadeiras e guindastes (são mais de 20 veículos disponíveis).

O jogo se mostra bastante promissor, e eu mal posso esperar para ver o que a Simula Games irá implementar e aprimorar ao longo dos próximos meses.

O jogo custa atualmente R$ 47,48. Eu recomendo bastante, se você aprecia este gênero de jogo eletrônico.

Obs: aliás, não se esqueça de que estamos sorteando 03 (três) Steam keys para Truck and Logistics Simulator. Participe!

Pin It on Pinterest