É inquestionável o fato de que Tetris, talvez, seja um dos jogos mais famosos na história dos videogames. Já Puyo Puyo, por sua vez, é um jogo, ou série, a bem dizer, extremamente famoso no Japão. E que tal unir os dois com Puyo Puyo Tetris 2 (página na Nintendo eShop)?

Vale lembrar, aliás, que Puyo Puyo Tetris 2 será lançado no próximo dia 08 de Dezembro, para Nintendo Switch (versão que tenho em mãos), PlayStation 4, Xbox One e Xbox Series X/S. A Sega promete lançar o game também para o PlayStation 5, até o final de 2020, e para PC, via Steam, no começo de 2021.

Puyo Puyo Tetris 2

Sobre Puyo Puyo Tetris 2

Temos aqui uma mescla, digamos, entre duas franquias. Uma mistura muito bem dosada e colorida entre dois ótimos jogos de quebra-cabeças, incluindo um modo adventure repleto de história e diversão.

Confesso, entretanto, que não sou lá muito amigo de animes e congêneres. Para ser bem sincero, aliás, procuro me manter distante de qualquer coisa relacionada ao gênero, e até hoje não entendo muito bem o porquê disto acontecer.

Puyo Puyo Tetris 2

Talvez seja o fato de que há muita “falação”, digamos. Muita “enrolação”, também. Isto sem contar com o fato de que o estilo gráfico dos animes não me agrada em momento algum (sei que isto pode chocar, inclusive, a alguns leitores, infelizmente).

De qualquer forma, é importante dizer que Puyo Puyo Tetris 2, jogo que conta com elementos, obviamente, da série Puyo Puyo (extremamente famosa e jogada principalmente no Japão), possui, sim, elementos de anime. Principalmente no modo adventure.

Entretanto, também sou obrigado a dizer que o título da Sega é extremamente divertido, quando entramos, verdadeiramente, na brincadeira. Ele conta com os personagens “fofinhos” da franquia japonesa, obviamente, e também com os já famosos blocos coloridos de Tetris (bendita seja a Rússia).

Puyo Puyo Tetris 2

Modo solo

Puyo Puyo Tetris 2, aliás, chega 6 anos após o lançamento do primeiro título da série (este só chegou ao Ocidente, entretanto, em 2017). O novo jogo certamente traz novidades em relação a seu antecessor, lançado para uma ampla variedade de consoles.

Gameplay e adventure

Se você gosta de quebra-cabeças e/ou de jogos desafiadores, pois bem, é bom ficar de olho neste game. Jogar contra a CPU é extremamente desafiador, e você poderá se ver em maus lençóis dentro de pouco tempo, caso não preste atenção naquilo que está fazendo.

O novo Puyo Puyo conta com o modo adventure, o qual é, digamos, o modo “história” do título. Posso dizer que, aqui, para os não amantes de animes e coisas do tipo, pressionar o botão para avançar rapidamente pode ser uma boa pedida.

Puyo Puyo Tetris 2

Claro, caso você goste do gênero, pode curtir a história numa boa, com todos os coloridíssimos personagens de olhos grandes conversando bastante entre uma batalha e outra.

Batalhas, aliás, são bem divertidas, e você pode lutar/jogar, por exemplo, com os Tetriminos, os quais vão caindo e devem então ser encaixados da melhor forma possível (sendo que acertos no nosso lado representam dificuldades no lado do oponente).

Agora, se você estiver jogando com Puyos, é preciso formar combinações com quatro personagens idênticos, de maneira tal a derrotar o oponente, do outro lado.

Puyo Puyo Tetris 2

Em ambos os casos, espécies de “pedras” são enviadas para o tabuleiro de nosso oponente, fazendo assim com que o “nível” de tudo suba, paulatinamente, até chegar a um ponto em que seja impossível jogar. Até chegar o temido (ou não) Game Over.

Claro, o oposto também é verdadeiro, e isto pode acontecer com você (afinal, trata-se de uma batalha). Trata-se, em suma, de um título bastante desafiador.

O nível de dificuldade do jogo, aliás, logo no início, pode ser ajustado pelo jogador. Ou então o próprio game pode definir este detalhe para o automático, se o jogador assim o desejar, e aí tudo vai sendo ajustado conforme você joga, de acordo com seu desempenho.

Puyo Puyo Tetris 2

Outros modos de jogo

Puyo Puyo Tetris 2 é um verdadeiro parque de diversões. Na eShop, ele já se encontra em pré-venda, por US$ 39,99 (algo em torno de R$ 214,00). Sim, o preço no Nintendo Switch é um tanto quanto salgado. Infelizmente.

No Steam, creio que as coisas ficarão melhores. Entretanto, não é possível prever nada, por enquanto. Bem, mas vamos voltar ao jogo. Existe o modo solo, no qual podemos escolher se vamos jogar Puyo Puyo ou o tradicional Tetris.

Tudo é muito bacana, colorido, divertido e rápido, aqui. É até mesmo possível escolher o número de oponentes, além de um personagem. Vale destacar que existem personagem “ligados” a um ou a outro modo de jogo.

Puyo Puyo Tetris 2

Ou seja, ao escolher, por exemplo, o personagem Suketoudara, você estará dizendo ao jogo que deseja jogar Puyo Puyo. Ao escolher o personagem Tee, entretanto, você jogará Tetris. E assim por diante.

Skill Battles são bem interessantes, e uma das novidades introduzidas em Puyo Puyo Tetris 2. Aqui, você deve criar sua própria equipe, com vários personagens, sendo que cada um deles possui suas próprias e distintas habilidades.

Existem mais 5 modos extras de jogo em Puyo Puyo Tetris 2, sendo eles Swap, Party, Fusion, BigBang e Challenge. Isto além do modo multiplayer online, é claro. O título também conta com lições: para quem está chegando agora, com tudo separado em um menu, bonitinho, como deve ser.

Algumas considerações finais

Puyo Puyo Tetris 2 é colorido, divertido, agradável e, pasme, até eu que não gosto de animes e similares fiquei meio que nele viciado. O jogo é capaz de proporcionar muitas, muitas horas de diversão de altíssima qualidade.

Isto ao mesmo tempo em que “aquece seus neurônios”, oferecendo desafios na medida exata para entreter sem chatear. Este novo jogo da Sega pode representa uma adição e tanto ao seu console (ou ao seu PC).

Se você gosta do gênero e/ou da franquia, e aprecia puzzles, fique de olho. Eu confesso que estou me divertindo bastante. Infelizmente, no Nintendo Switch, o preço é um tanto quanto salgado, mas vamos aguardar.

Obs: no console da Nintendo, há suporte para os modos TV, handheld e tabletop.

Enquanto isso, fique com um trailer do coloridíssimo jogo de quebra-cabeças:

Pin It on Pinterest