Everspace 2 (página no Steam) é o mais recente capítulo da ótima franquia da desenvolvedora alemã ROCKFISH Games. Agora, entretanto, o estúdio abandonou de vez os elementos roguelike para se focar em simulação espacial e RPG.

Sim, Everspace 2 é também um simulador espacial, e fãs de jogos com temáticas similares e/ou de Elite Dangerous, por exemplo, certamente irão adorá-lo.

Everspace 2

O jogo foi lançado em Early Access (Acesso Antecipado) no último dia 18 de Janeiro, e já acumula muitos reviews positivos na plataforma da Valve.

Temos aqui 6DOF (six degrees of freedom), ou seja, nossa nave pode se mover no espaço como uma suposta nave espacial realmente se moveria.

Everspace 2

Com total liberdade, e com toda a complexidade, portanto, transmitida aos controles/comandos do game: é possível se movimentar para a frente, para trás, para a esquerda, para a direita, para baixo, para cima e também realizar rotações laterais.

O jogo inclusive suporta gamepads e HOTAS. Eu, entretanto, apesar de possuir um controle deste último tipo, optei mesmo pelo “combo” teclado + mouse: ficou muito mais confortável.

Everspace 2

À primeira vista, pode parecer algo bem complexo, mas conforme você joga (e o primeiro capítulo / missão é uma espécie de interessantíssimo e valioso tutorial), você vai pegando o jeito. Pouco a pouco.

Sobre Everspace 2

O novo título da ROCKFISH Games, como já dito acima, não é um roguelike. Isto significa que você manterá seu progresso continuamente; sempre, é claro, desde o último save, o que acontece quando você doca em alguma estação ou posto avançado.

Everspace 2 também é extremamente bonito, e você jamais se cansará de observar seus belíssimos visuais. Com enorme frequência somos “expostos” à visão de gigantescos asteroides, de planetas gasosos lindíssimos, de estrelas magníficas, e de cenários os mais diversos e verdadeiramente exuberantes.

Everspace 2

No jogo, encarnamos alguém chamado Adam Roslin. Um clone, na verdade. Um clone que teve participação importantíssima, aliás, no primeiro título da franquia.

A narrativa, entretanto, não é um ponto forte no jogo: pelo contrário, ela é um tanto quanto rasa, e os diversos diálogos travados entre o personagem principal e alguns outros NPCs (ou até mesmo inimigos) chegam a atrapalhar.

Everspace 2

Isto porque pode acontecer de você estar em meio a uma batalha, contra vários inimigos ao mesmo tempo, e perceber que comunicações e diálogos diversos chegam pelo rádio. Minha solução, nestes casos, foi ignorar as tais mensagens e diálogos totalmente.

Claro, há um certo prejuízo, ao fazermos isto. Porém, novamente ressalto que a trama não é um ponto forte em Everspace 2, portanto, ignorar um ou outro diálogo totalmente não fará mal algum.

Vale também a pena frisar que o game conta com belas cutscenes, todas elas na forma de lindas ilustrações, as quais contrastam, verdadeiramente, com o enorme realismo do jogo como um todo.

O novo simulador espacial com elementos de RPG da ROCKFISH Games é, entretanto, um verdadeiro petardo para todos aqueles (como este que vos escreve) que adoram títulos pertencentes a tal gênero, com tal temática.

Everspace 2

RPG, loot e elementos similares

Everspace 2 é um RPG com uma progressão um tanto quanto lenta. Quer dizer, pelo menos aqueles jogadores mais afoitos irão considerá-lo assim.

De qualquer forma, vale ressaltar que podemos explorar o espaço livremente, até mesmo nos distanciando da campanha, em prol de missões secundárias ou pura e simples visando exploração.

No início do jogo, aliás, vale ressaltar que Adam (você) é feito prisioneiro por forças hostis. Na prisão, ele acaba conhecendo alguém chamado Dax, o qual acaba lhe auxiliando durante sua fuga, e servindo como “quest giver” em vários momentos.

Everspace 2

Aliás, vale ressaltar que um dos amigos do protagonista foi ferido gravemente logo no início do gameplay, e uma das primeiras missões principais do jogo está justamente relacionada a este fato.

Durante nossas explorações, podemos também coletar e acumular loots diversos, incluindo módulos e armas que podem ser acoplados ou instalados em nossa própria nave.

Isto pode contribuir bastante para nossa progressão, sem contar com o fato de que novos equipamentos podem servir a diversos tipos de modos de jogo, incluindo, obviamente, exploração e mineração.

Além disso, podemos também, com nossa espaçonave, penetrar em gigantescos asteroides ou então explorar velhas naves abandonadas, além de escombros de outras que foram simplesmente destruídas.

Everspace 2

O mesmo vale para antigas instalações no estilo de outposts, e aqui é preciso ficar atento aos comandos / controles, pois precisão será bastante requisitada dentro de espaços extremamente apertados.

A beleza de Everspace 2

A ROCKFISH Games fez um ótimo trabalho no que diz respeito aos gráficos do jogo. Rodando na Unreal Engine (a mesma do jogo anterior da série), o jogo entrega visuais de cair o queixo.

Além disso, vale ressaltar que desta vez o estúdio contou com um orçamento muito maior, e houve inclusive uma campanha bem sucedida no Kickstarter, onde ele arrecadou mais de 503 mil Euros (mais de 3,3 milhões de Reais).

Nossa nave é capaz de saltar entre diversos sistemas, até mesmo visando simplesmente explorá-los. Cada sistema apresenta um visual totalmente único, e não é raro “perdermos” muito tempo apenas observando os lindíssimos cenários.

Everspace 2

Sóis fantásticos ao longe, enquanto mais próximos encontram-se lindos planetas repletos de pontos de interesse. Cinturões de asteroides também são sempre interessantíssimos, sem contar com os vários outpots que podem ser visitados.

Em cada um dos outposts, aliás, podemos sempre conversar com um ou outro NPC, e até mesmo negociarmos itens os mais diversos (venda e troca).

Também é nos postos avançados que o nosso progresso é salvo, sem contar com o fato de que neles podemos reabastecer nossas munições e reparar nossa nave, caso necessário.

Algumas considerações finais

Por enquanto, Everspace 2 encontra-se com interface, dublagem e legendas apenas em inglês (pt-BR está previsto para a versão final). Mas temos de nos lembrar de que estamos falando a respeito de um jogo em Acesso Antecipado.

A ROCKFISH Games pretende deixá-lo neste estado por pelo menos 12-18 meses, o que significa, portanto, que a versão 1.0 do jogo / simulador verá a “luz do dia” em algum momento à partir de 2022.

De qualquer forma, mesmo em seu estado atual, o título é plenamente jogável, além de ser capaz de proporcionar lindos e bons momentos aos amantes do gênero.

Vale também a pena destacar que o título, quando do lançamento de sua versão final, contará com mais sistemas, com mais inimigos e atividades, e também com mais companions. Interessante, não?

Everspace 2, mesmo em Early Access, está conseguindo me “pegar de jeito”. Aliás, vale ressaltar que a nave conta com várias opções de visão, incluindo uma à partir do cockpit.

Além disso, o jogo conta com um muitíssimo bem vindo modo fotografia. Eu recomendo bastante!

Pin It on Pinterest