Lumberjack’s Dynasty (página no Steam), é um jogo que faz parte da série Dynasty, da produtora Toplitz Productions. Tal série conta com um simulador de fazendas, também, chamado Farmer’s Dynasty.

Lumberjack's Dynasty

O mais recente título da Toplitz Productions entrou em Acesso Antecipado (Early Access) no último dia 30 de Abril, e assim como Farmer’s Dynasty, também conta com algumas pitadas de “simulação de vida”.

Lumberjack’s Dynasty, segundo a Toplitz Productions, deve permanecer em Acesso Antecipado no Steam por pelo menos 6 meses, ainda. Porém, particularmente, creio que será necessário um pouco mais de tempo.

Lumberjack's Dynasty

Sobre Lumberjack’s Dynasty

O título mistura “simulação de vida” com gerenciamento de fazendas e serrarias. Nele, temos que cuidar de uma pequena serraria e também de uma pequena fazenda, e aos poucos expandirmos nossos domínios e negócios.

Lumberjack's Dynasty

Trata-se, também, de um jogo de mundo aberto: você é livre para explorar tal mundo, a pé ou utilizando diversos veículos diferentes, incluindo uma caminhonete um tanto quanto carcomida pelo tempo.

Em Lumberjack’s Dynasty, podemos, ou melhor, devemos, conhecer nossos vizinhos e até mesmo ajudá-los em suas tarefas; por exemplo, consertando algumas de suas construções com nossa pistola de pregos.

Lumberjack's Dynasty

É também necessário, obviamente, consertarmos as construções de nossos próprios domínios, as quais encontram-se em um estado verdadeiramente lastimável.

Lumberjack's Dynasty

Acontece que os atuais proprietários são os tios do protagonista, os quais desejam se aposentar e conferir ao sobrinho o domínio sobre a propriedade.

Para isto, obviamente, existem algumas missões introdutórias que servem como tutorial, as quais apresentam ao jogador todas as mecânicas do jogo, inclusive a respeito do manuseio de alguns veículos e ferramentas.

Lumberjack's Dynasty

Jogando Lumberjack’s Dynasty

Durante o gameplay, é necessário colocar os negócios da família em andamento. O casal de idosos (nossos tios) já está cansado, portanto, cabe ao personagem principal começar, aos poucos, a dar conta do recado.

Confesso que sou um grande amante de simuladores, incluindo aqueles não lá muito convencionais, como este. Adoro realizar, em jogos eletrônicos, tarefas inusitadas e (pelo menos por hora) a mim impossíveis.

Lumberjack's Dynasty

E Lumberjack’s Dynasty é um jogo e tanto para quem aprecia simuladores não comuns, diferentes, por exemplo, de um simulador de caminhões, como ETS2.

Operar tratores e motosserras, derrubar árvores para “alimentar” a serraria da propriedade: tudo isto é verdadeiramente fascinante, principalmente para quem vive longe de tais ambientes e profissões.

No jogo, com enorme frequência, e/ou dependendo da missão em questão, temos de “sacar” nossa motosserra e derrubar árvores, prosseguindo com seu respectivo “desmembramento”.

Lumberjack's Dynasty

Explico: devemos cortar todos os galhos, de maneira tal que permaneça apenas o tronco, o principal, o qual pode então ser “agarrado” por uma espécie de guindaste (também manejado pelo jogador).

Tal guindaste, é importante frisar, deve largar os troncos em uma caçamba puxada por um trator, o qual deve então se aproximar de um rio para que os troncos sejam aí “largados” (também através do uso do guindaste).

Isto para que os tais troncos possam então ser carregados pela correnteza, chegando até a serraria, onde devem ser cortados em tábuas.

Lumberjack's Dynasty

Todos os processos e maquinário supracitados, aliás, devem contar com a interação do jogador, seja no trator, seja no guindaste, seja na serraria.

Lumberjack’s Dynasty é um prato cheio para quem aprecia a vida no campo, também. O jogo se passa nas montanhas, e seus gráficos são muito bonitos (considerando-se jogos do gênero, obviamente).

Além disso, fora da operação de quaisquer equipamentos ou veículos, o título apresenta uma interface bonita demais. Não há nenhum tipo de HUD, por exemplo, e mesmo pilotando uma picape, as informações exibidas em tela são mínimas.

As complicações de lidar com um negócio próprio

Elas são muitas. Ao lidarmos com a motosserra para cortarmos árvores e troncos, por exemplo, existe uma espécie de “área limite” dentro da qual devemos sempre manter um ícone específico, movimentando o equipamento com o mouse.

Lumberjack's Dynasty

Caso saiamos de tal “área delimitadora”, o processo é encerrado. Ao lidarmos com a pistola de pregos, é necessário utilizar a “visão do engenheiro” (botão direito do mouse), para então averiguarmos quais áreas necessitam de reparos.

Manusear o pequeno guindaste acoplado ao trator pode ser um verdadeiro teste de paciência, para alguns, pois sua movimentação é um tanto quanto problemática, no sentido de que depende da orientação do veículo e da posição dos troncos.

Lumberjack's Dynasty

É importante também destacar que, infelizmente, os modelos e a dublagem do game (em inglês – versão que testei), são terríveis. Os “atores” mais parecem estar lendo um texto do que qualquer outra coisa. Trata-se de um trabalho, infelizmente, bastante amador.

Isto é totalmente perdoável, entretanto, pois estamos falando a respeito de um simulador. Um “simulador de lenhador”, um simulador de serrarias, um simulador de fazendas.

Um jogo, aliás, que deve no futuro contar com elementos de RPG, ao permitir que o personagem principal forme sua própria família e tenha seus próprios filhos. Daí seu nome, portanto: “Dinastia do Lenhador”.

Além disso, a Toplitz pretende ir adicionando, aos poucos, até o lançamento da versão 1.0 do jogo, mais maquinário, mais animais (seremos capazes de criar gado, veja só), e também tornar o processo de pesca mais complexo (sim, podemos pescar, em Lumberjack’s Dynasty).

Lumberjack's Dynasty

Retornando agora ao que eu disse acima, aliás, e com tudo isto em mente, talvez até seja necessário que a Toplitz reveja a questão da dublagem.

Obs: uma vez que a empresa pretende transformar o simulador em algo muito mais complexo e abrangente.

Algumas considerações finais

Confesso que gostei bastante daquilo que vi até agora em Lumberjack’s Dynasty. O jogo realmente tem um enorme potencial. Ele precisa, apenas, de mais polimento.

Existem alguns controles que vez ou outra deixam de funcionar (como o “E”, por exemplo, o qual serve para entrarmos ou sairmos de veículos, por exemplo).

Lumberjack's Dynasty

Também notei pequenos travamentos e telas escuras no intervalo entre uma quest e outra, o que me forçou a usar o malfadado CTRL + ALT + DEL, a fim de finalizar a tarefa e sair, então, do jogo.

Mas é como eu disse: estamos falando a respeito de um jogo em Early Access, lançado há pouquíssimo tempo: é natural que problemas assim ocorram.

O jogo, ressalto mais uma vez, tem enorme potencial, principalmente após seu lançamento, creio eu, com tudo o que a produtora está prometendo.

Vamos aguardar. Enquanto isso, fique com um trailer do simulador:

Pin It on Pinterest