Last Oasis foi lançado no Steam em 26 de Março de 2020. O jogo, que mistura elementos de MMO e survival, encontra-se ainda em Early Access (Acesso Antecipado).

Desenvolvido e publicado pelo estúdio polonês Donkey Crew, O MMO/Survival me lembrou bastante, até, principalmente em seus momentos iniciais, de Conan Exiles.

Last Oasis - Game

O protagonista sem nome (nós o nomeamos, e no meu caso, dei-lhe o nome de Nyhone Maulerant) acorda em meio a um deserto causticante, vestido apenas com uma calça rasgada, sem camisa e descalço.

À partir daí, o jogador deve buscar meios para sobreviver em meio à todo aquele ambiente extremamente hostil, sendo que a água, ao longo do gameplay, é um elemento essencial, obviamente.

O jogo conta com interface e legendas (há um velho contador de histórias, que nos guia durante nossos primeiros passos) em português do Brasil, o que pode, obviamente, ajudar muita gente.

Last Oasis - Game

Last Oasis é um MMO de Sobrevivęncia Nômade, conforme descrito pelos próprios desenvolvedores. Você pode esperar, ao jogá-lo, por elementos PvP, PvE e também por muitos momentos em que temos que fabricar itens os mais diversos.

Sobre os problemas pós-lançamento

Last Oasis passou por maus bocados pouco tempo após seu lançamento no Steam. O título passou por problemas de conectividade, e muitas pessoas foram impedidas, devido a este fator, de sequer adentrar em seu mundo aberto.

Last Oasis - Game

O game experimentou tal problema durante alguns dias, até que o pessoal da Donkey Crew resolveu desligar os servidores e oferecer um reembolso total aos jogadores que assim quisessem.

Bem, o fato é que os problemas acabaram sendo resolvidos, stress tests foram realizados, e o MMO voltou novamente à ativa.

A raiz dos problemas

Antes disso, porém, o pessoal da equipe de desenvolvedores percebeu, já em meio a muitos e muitos problemas de usuários com problemas de conexão com os servidores, que havia algo de errado.

Eles também perceberam que os servidores começaram a desligar sozinhos e, bem, o problema estava relacionado à maneira como o sistema do jogo como um todo funciona, conforme descrito neste post no Steam.

Em nosso jogo, cada Oásis representa um servidor. Existe um pesado banco de dados que garante que o mundo seja consistente – um jogador que deixa um servidor precisa chegar com sucesso em outro servidor, pra que esta consistência seja garantida.

Devido ao modo como o sistema funciona, os servidores desligando não era tanto um bug por si só, era um banco de dados à prova de falhas [funcionando]. Isto significa que algo aconteceu no mundo, o qual interrompeu aquela consistência, e sempre que isto acontece, o servidor desliga e reinicia, para garantir que o último estado correto seja retomado (o que muitos de vocês se referiram como um rollback).

Em algum ponto, o banco de dados se tornou tão lento com todas as conexões, que os servidores do game não podiam mais verificar seu estado de consistência a tempo, o que os forçava a se desligarem, simultaneamente. Novamente, isto era um sistema contra falhas, para garantir que o mundo não se tornasse inconsistente e quebrasse a lógica do jogo a longo prazo“.

Trabalho árduo

O pessoal da Donkey Crew continuou, no mesmo post no Steam, explicando que os desligamentos dos servidores revelaram outros erros, e que haviam também problemas relacionados aos lobbies, os quais não estavam otimizados o suficiente para conexões simultâneas de dezenas de milhares de jogadores.

Last Oasis - Game

Era como se os servidores do jogo estivessem recebendo ondas massivas de spam, e o load das máquinas, com tanta coisa problemática acontecendo ao mesmo tempo, foi “lá em cima”.

A empresa trabalhou de forma árdua para resolver todos este problemas, incluindo a edição de grandes partes do código do jogo e mudanças na estrutura dos bancos de dados problemáticos.

E o resultado, bem, o resultado você confere a seguir, porque eu já estou jogando Last Oasis, há alguns dias.

Last Oasis - Game

Sobre Last Oasis

Last Oasis, como eu já disse acima, é um MMO de sobrevivência. Depois de Conan Exiles, confesso que adquiri um enorme gosto por jogos pertencentes ao estilo survival, aliás.

O jogo nos apresenta a um imenso mundo aberto, composto, como seu nome já deixa bem claro, por diversos Oásis.

O título encontra-se ainda em um estágio pré-alfa, como você pode perceber através de todas as screenshots constantes neste preview. Porém, ele já é plenamente jogável.

Eu mesmo já criei meu personagem, criei um arpéu extremamente útil e construí minha própria máquina “andadora” (Walker), com a qual já estou perambulando através do primeiro Oásis que escolhi.

Last Oasis - Game

São diversos os Oásis disponíveis no jogo:

  • América do Norte Oeste;
  • North America East;
  • América do Sul (onde entrei, inicialmente);
  • Europa;
  • Ásia;
  • Austrália e Oceania;

É possível também viajar de um Oásis para o outro, desde que tenhamos em mãos o devido “pagamento” em água. Sim, as viagens são longas, portanto, a desenvolvedora encontrou uma maneira de fazer com que tenhamos sempre em estoque o líquido precioso.

História

Em Last Oasis, uma grande catástrofe aconteceu. A Terra parou de girar, e assim sendo, os seres humanos precisam sempre estar “adiante” do Sol que queima tudo no Oeste.

Last Oasis - Game

Como um nômade, no jogo, somos livres para fazermos o que bem entendermos, embora missões nos sejam oferecidas por um certo velho homem.

Tal personagem, entretanto, nunca é visto: apenas ouvimos sua triste voz, como que carregada pelo vento que sopra com enorme frequência.

O vento, aliás, levanta a poeira incessante dos desertos, e os gráficos do jogo são muito bonitos. Muito mais bonitos, até, do que os de Conan Exiles, em minha opinião.

Last Oasis - Game

Em Last Oasis o planeta Terra foi separado em dois ambientes, os quais são verdadeiramente opostos e extremos. Uma das metades permanece congelada, e a outra, aquecida pelo Sol, é capaz de abrigar a vida.

Entretanto, tal região “propícia à vida” é movimentada automaticamente de acordo com o movimento da Terra em torno do sol. Sendo assim, é preciso que migremos para podermos sobreviver.

Os Walkers

Os Walkers representam uma das grandes sacadas da Donkey Crew. Trata-se de espécies de veículos, que podem também se transformar em bases móveis.

Existem Walkers de diversos tipos e tamanhos, incluindo alguns verdadeiramente colossais, geralmente ocupados por clãs de jogadores.

O primeiro deles, ou melhor dizendo, o primeiro veículo ao qual obtemos acesso, é o Firefly (ou vaga-lume, conforme foi traduzido). Trata-se de um Walker pequeno, mas que já está me proporcionando ótimos momentos.

Ele possui um bom espaço para carga, e também é capaz de carregar minha fogueira, através da qual posso literalmente cozinhar cactos para obter água pura, dentre outras coisas.

É possível também instalar grandes asas nos Walkers, mas isto faz com que ele sejam bastante identificáveis à distância, o que representa um risco e tanto em um jogo que conta também com o elemento PvP.

Last Oasis - Game

Meu Firefly é movido a pedaladas: como uma bicicleta, mesmo, e é todo construído em madeira. Pilotá-lo é bastante divertido, além de acelerar bastante minha movimentação pelo enorme mundo do jogo.

Crafting

Sendo um MMO de sobrevivência, Last Oasis também nos força a lidar com crafting. Temos que fabricar itens os mais diversos, desde vestuário até armas, passando pelo processo de cozimento de cactos, etc.

Também temos que fabricar bandagens para curar nossos machucados, veja bem, e a própria construção dos Walkers (veja acima), requer alguns itens essenciais.

Diversos itens fabricáveis, além disso, exigem madeira, pedras, fibras vegetais (novamente me lembrei de Conan Exiles – mas não, Last Oasis não é uma cópia deste último: longe disso) e cristais dos “antigos”.

Jogadores que possuem problemas com o inglês e desejam jogar Last Oasis, podem adquiri-lo sem medo, apesar do jogo estar ainda em estado pré-alpha (como o brasileiro 171, por exemplo).

Bem, mas voltando aos sistemas de fabricação de itens do MMO, é importante dizer que estes são um tanto quanto complexos, sendo que existe inclusive uma árvore tecnológica, no jogo.

Através de tal árvore, e com os pré-requisitos necessários em mãos, devemos liberar o acesso aos itens desejados, para somente então fabricá-los, com elementos coletados no mundo (ou saqueados).

Há também um menu especialmente dedicado à construção, bem como um menu especialmente dedicado ao personagem.

Jogando

O jogo, com perspectiva em terceira pessoa, conta com diversas teclas de atalho, para as quais podemos então “mapear” armas, consumíveis, etc.

Jogar Last Oasis é experimentar uma aventura verdadeiramente única. Perambular por areias escaldantes e topar aqui e ali com verdadeiros Oásis cheios de cactos, árvores, arbustos e rochas diversas é sempre muito divertido.

Last Oasis - Game

Meu primeiro Walker

Isto sem falar que os gráficos do jogo ajudam bastante, valendo também a pena lembrar que este é meu primeiro artigo a respeito do MMO/Survival.

Ainda estou jogando no Oásis América do Sul, e me preparando para uma grande viagem em direção a algum outro.

Para tal viagem, aliás, estou levando em consideração alguns possíveis upgrades em meu Walker, bem como minha bagagem.

Obs: apenas achei estranho, até o momento, meu personagem não ter reclamado de fome. Até o momento, água é tudo o que ele precisa para sobreviver.

O título da Donkey Crew (seu primeiro jogo, aliás), é também um projeto bastante ambicioso. Tanto no que diz respeito a seu lore tanto no que diz respeito a suas mecânicas e gameplay.

O game, além disso, conta com um criador de personagens bastante completo (você pode também optar entre personagens masculinos ou femininos), e com o arpéu, podemos facilmente escalar montes e morros antes inalcançáveis.

Last Oasis - Game

Isto sem falar que o arpéu também pode ser disparado e fazer com que nos movamos em grande velocidade em direção ao ponto onde ele se agarrou, o que muitas vezes acaba agilizando bastante as coisas.

Nas Terras Selvagens de Last Oasis, todo cuidado é pouco, porque temos também a presença dos Rupus (PvE), criaturas simiescas extremamente violentas que nos atacam tão logo nos detectam.

Eles também contam com algumas armadilhas, e lançam sobre nós e nosso Walker verdadeiras redes, visando nos aprisionar.

Combate

O Combate em Last Oasis é bastante tático, digamos. Me lembrou bastante de Mount & Blade II: Bannerlord. Temos vários movimentos de ataque e de defesa, além da esquiva.

E o mouse é crucial, nisto tudo, pois é ele quem ditará a direção do ataque ou da defesa, conforme o movimentamos para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita.

Last Oasis - Game

O protagonista do jogo conta também com uma barra de estamina, a qual deve ser levada em conta durante o combate, sob pena de ficarmos, digamos, “sem energia”.

Além disso, vale lembrar que o personagem principal pode evoluir no que diz respeito a Vigor, Vida, Dano e Mobilidade, através de pontos de experiência que ganhamos ao subir de nível.

Gráficos e trilha sonora

Estou, por enquanto, no Oásis “América do Sul”. Mas posso já adiantar que os gráficos do jogo são muito bonitos. A poeira dos desertos pode ser visualizada com grande realismo, aliás.

Além disso, o título da Donkey Crew oferece ambientes diversos, com texturas em alta resolução e efeitos de iluminação e sombras muito bem feitos.

A claridade do sol pode ser perfeitamente percebida, e existem momentos em que nuvens passageiras obscurecem temporariamente luz do Astro Rei, causando um efeito fantástico.

Last Oasis - Game

E tudo começa assim…

Minha única ressalva, digamos, diz respeito aos Rupus: eles são bem feios. Feios no sentido de serem um tanto quanto mal-feitos, digamos, no tocante aos modelos dos NPCs.

Já a trilha sonora é um caso à parte: linda e envolvente, com toques tribais bem fortes. Bem de acordo com um mundo “virado do avesso”, onde a Terra parou de girar e a sociedade entrou em colapso há tempos.

Last Oasis - Game

A trilha sonora de Last Oasis bem que poderia ser vendida à parte, em minha opinião: ela encontraria em mim um comprador, com certeza.

Algumas considerações finais

Last Oasis é um projeto bastante ambicioso. A Donkey Crew acredita que ele ainda permanecerá em Early Acess por um período de 12 a 24 meses.

Last Oasis - Game

O título, entretanto, já é plenamente jogável, e eu tenho me divertido bastante com ele (além de apanhado um pouco) ao longo dos últimos dias.

A ideia de um MMO/Survival no qual encarnamos um Nômade desconhecido me soa bastante peculiar, além de atrativa. Isto sem falar no próprio lore do jogo, na terra que parou de girar, etc.

Aguarde, pois em breve publicarei mais artigos a respeito do jogo. Enquanto isso, fique com seu trailer:

Pin It on Pinterest