Industries Of Titan (site oficial) é um daqueles jogos bastante inusitados, a respeito dos quais você sempre pensa bastante após algumas horas de gameplay. É como se a Maxis tivesse misturado, digamos, The Sims com SimCity.

O jogo encontra-se em Acesso Antecipado (Early Access) na Epic Games Store, e está em desenvolvimento pelo estúdio canadense Brace Yourself Games.

Em Industries of Titan, ao mesmo tempo em que podemos gerenciar nossa cidade, ou assentamento, em Titã, do lado de fora, construindo megaestruturas e diversos tipos de construções, também podemos lidar com o “micro”, gerenciando o interior das mesmas.

Construindo pequenas câmaras para transformar cidadãos em trabalhadores, por exemplo, através de um processo um tanto questionável, construindo diversos tipos de equipamentos eletroeletrônicos, e também construindo máquinas para apresentar “propaganda” a nossos pobres funcionários.

Industries Of Titan

Sobre Industries Of Titan

O jogo da Brace Yourself Games encontra-se em um estado, digamos, plenamente jogável. Aliás, é notável o cuidado da desenvolvedora com detalhes mínimos, incluindo uma prática e rápida ferramenta in-game para o envio de feedbacks e relatos de bugs.

Tal ferramenta, aliás, permite inclusive o envio de screenshots, o que pode facilitar bastante o processo de apuração de problemas, obviamente.

E a interface de usuário do jogo, além disso, é fantástica. Bastante direta ao ponto e acessível, com ícones grandes e muito bonitos.

Isto sem falar que em Industries Of Titan o jogador conta com “auxiliares” constantes. Digamos que o jogo conta com um enorme tutorial, ao longo do gameplay. Um tutorial que parece nunca acabar, mas que está completamente inserido na narrativa.

No título, pertencemos ao grupo dos “Fundadores” e à facção dos LandFallers (mais facções serão disponibilizadas ao longo do tempo). Chegamos em Titã com o objetivo de ajudar a um tal “Conselho”, um grupo que dá grande enfoque aos ganhos materiais, e pouco se preocupa com as pessoas.

Até podemos entender aquilo tudo como uma espécie de distopia. O tal conselho não se cansa de lembrar ao jogador/fundador que tudo o que lhe é “dado” pode ser facilmente “retirado”.

No game, temos de manter nossos (poucos, a princípio) funcionários ocupados, minerando recursos, ou melhor, vasculhando ruínas antigas em busca de recursos (minerais, isótopos, etc) ou artefatos antigos.

Artefatos estes, aliás, que funcionam também como moeda de troca em diversos momentos do jogo, até mesmo caso decidamos construir fora dos limites que nos são impostos inicialmente (no caso, o Conselho de Titã é o “credor”/provedor).

Industries Of Titan

História

Você é assistido o tempo todo por diversos, digamos, “conselheiros”. Há alguém responsável por dar o devido destino ao lixo produzido (Vern Skoll), há alguém responsável pelo gerenciamento elétrico (Ayana Ohk), e assim por diante.

Vale lembrar, aliás, que tudo isto é totalmente dublado (em inglês), ou seja, a desenvolvedora teve um cuidado excelente para com seu título também no quesito “áudio”.

Industries Of Titan

A trilha sonora do jogo, diga-se de passagem, é muito bacana. Cheia de sintetizadores e tendo tudo a ver com o tema futurista e sci-fi de Industries of Titan.

Ao iniciarmos o jogo, podemos optar por algumas localizações na lua de Saturno, e cada uma delas possui suas próprias peculiaridades, vantagens e desvantagens, além de alto ou baixo nível de risco.

Na superfície de Titã, o jogador deve criar então sua própria organização, sendo inclusive possível nomeá-la (no meu caso, Mitces Iutonae).

É muito bacana o modo como a Brace Yourself Games criou uma metanarrativa extremamente imersiva, conferindo ao próprio Conselho a responsabilidade de ensinar o jogador a jogar.

Obs: através de sua líder, Aenar Pyr.

Nosso pequeno assentamento no jogo (a princípio), conta com inúmeras ruínas, e temos de enviar nossos funcionários para então vasculhá-las, em busca de artefatos antigos ou de outros tipos de recursos.

Pesquisando e vasculhando, encontramos então os requisitos necessários para iniciarmos nossa progressão. Para ampliarmos nossos domínios. Para fazermos com que nossa cidade seja importante, aos olhos do Conselho.

Nosso monitor dentro de nossa própria corporação, Sciaro Hess, também fornece dicas valiosas de gameplay e de gerenciamento de nossa cidade. É ele, aliás, quem nos dá a dica para vasculharmos as ruínas antigas.

Jogando Industries of Titan

Em Industries of Titan, temos controle sobre o micro e o macro. Exploramos recursos nas redondezas de construções e da própria cidade, e também podemos construir instalações as mais diversas, como por exemplo power relays, para transmissão de energia elétrica.

Mas também temos controle fino, digamos, sobre tudo o que acontece dentro de cada uma de nossas construções, como quartel-general e fábricas, por exemplo.

Industries Of Titan

Partindo para Titã

Dentro das construções, podemos construir pods de habitação para futuros colonos, e também inúmeros tipos de máquinas e utensílios, inclusive para a geração e transmissão de energia entre andares e para outras construções.

A energia, a princípio, utiliza combustível captado à partir da própria atmosfera tóxica de Titã, repleta de elementos inflamáveis. Construindo o maquinário necessário para tal coleta, partimos então para o maquinário de conversão, e a seguir para os geradores.

Com os geradores funcionando, temos que construir os energy relays, para que a energia chegue às construções que necessitam dela. O jogo é bem complexo, neste sentido, e requer bastante atenção por parte do jogador.

Industries Of Titan

“Quebrei a cabeça” por algum tempo, antes de entender os meandros de Industries of Titan no quesito “energia”. Porém, confesso que valeu muito a pena. O jogo é verdadeiramente sensacional.

Não faltam tutoriais, aliás. Tutoriais travestidos de personagens comunicando informações importantes: uma das sacadas mais geniais da Brace Yourself Games, em minha opinião.

Você está praticamente o tempo todo em contato com alguém, incluindo a séria representante do rígido Conselho de Titã.

Algumas considerações finais

Industries of Titan deve permanecer por algum tempo, ainda, em Early Access, e será lançado também no Steam, em 2021. É possível que o jogo chegue a outras plataformas, em datas ainda a serem confirmadas.

Trata-se de um belíssimo título de estratégia e gerenciamento de cidades e recursos, sem sombra de dúvidas. Um jogo para quem gosta de cuidar de detalhes mínimos e também de grandiosidades.

Seus belos gráficos, que misturam Low-Poly e Voxels, aliás, são lindíssimos (chove muito, muito mesmo, em Titã, vale lembrar), e deixam também bem clara a qualidade do jogo como um todo. Trata-se de um verdadeiro espetáculo narrativo e audiovisual.

Industries of Titan custa R$ 56,99 na Epic Games Store.

Pin It on Pinterest