Lançado no último dia 12 de Março no Steam, Comanche é um jogo no qual você pode pilotar tanto um helicóptero quanto um drone, drone este que encontra-se “embutido”, digamos, no corpo da aeronave, podendo ser “disparado” sempre que o piloto desejar.

O novo Comanche, desenvolvido pelo estúdio alemão NUKKLEAR e publicado pela THQ Nordic, é na verdade o mais novo representante de uma antiga franquia. De uma franquia iniciada lá nos anos 90, pelas mãos da finada NovaLogic.

Game Comanche - Painel de Instrumentos

A THQ Nordic adquiriu todos os assets da empresa norte-americana em 2016, e é assim, portanto, que temos aí um novo Comanche na área, jogo que encontra-se atualmente em Early Access (Acesso Antecipado), no Steam.

O novo Comanche tenta ser uma espécie de simulador de helicópteros. Ele ainda permite que o usuário pilote através do uso de teclado e mouse, controle (Xbox 360, por exemplo) ou HOTAS (como no meu caso, em Elite Dangerous).

Game Comanche

Me lembro de ter jogado alguns Comanches nos anos 90, e me lembro que a tecnologia era bastante avançada para a época, até, com o uso de voxels e vastos cenários.

Infelizmente, entretanto, o que temos aqui é, pelo menos por enquanto, um mero shooter. Um mero shooter com controles um tanto quanto complicados, os quais exigirão do usuário uma certa dose de paciência durante os tutoriais.

Aliás, vale também ressaltar que os tutoriais são bastante básicos, e não cobrem nem, digamos, 20% daquilo que somos obrigados a utilizar durante a pilotagem de nosso helicóptero de combate.

Game Comanche

Jogando Comanche

O jogo, infelizmente, foi inicialmente lançado com foco no multiplayer. Multiplayer este, aliás, que eu não consegui testar de maneira alguma.

O sistema de matchmaking do título simplesmente não encontrou partida alguma, até que eu cheguei ao ponto máximo de irritação e resolvi abandonar este “módulo”.

Game Comanche

Vale ressaltar, aliás, que os planos iniciais da THQ Nordic eram realmente lançar um título única e exclusivamente focado em partidas multiplayer.

Eles resolveram voltar atrás após uma enxurrada de críticas dos jogadores, entretanto, e agora contamos com uma campanha (a qual até o momento possui apenas uma única missão).

Game Comanche

Inicialmente, temos apenas 1 capítulo da missão 1, sendo que o jogo exibe, no menu inicial, 3 missões. Pelo que tudo indica, e em minha opinião, o jogo será mesmo mais focado em partidas multiplayer, o que é uma verdadeira pena.

De qualquer forma, se tivermos pelo menos uma campanha completa, com uma duração razoável e um certo nível de profundidade e variedade, isto será bastante adequado e louvável: pois estamos aqui falando a respeito de uma série bastante famosa e adorada, por muita gente.

Controles

Os controles podem ser totalmente customizados pelo jogador, utilize este teclado+mouse ou então um HOTAS ou um gamepad.

Game Comanche

Porém, aprender a pilotar o helicóptero é um verdadeiro exercício de paciência. Claro, até entendo bem o lado da NUKKLEAR, aqui: pilotar uma destas máquinas voadoras na vida real não deve ser tarefa das mais fáceis.

Porém, também temos de convir que estamos aqui falando não mais de um simulador, ou de um “quase-simulador”, e sim de um jogo no qual pilotamos um helicóptero e temos que “atirar em coisas”. Simples assim.

E tais “coisas”, vale destacar, podem ser barcos, navios, outros helicópteros, bases em terra, e outros elementos. Comanche é um jogo difícil, mesmo que os desenvolvedores tentem passar uma áurea de “simplicidade” para o mesmo.

Você muito facilmente “se perde”, em meio a controles para inclinar para os lados, para a frente, para trás, etc. Isto sem falar em aceleração, desaceleração, controle de altitude, manuseio do armamento, etc.

No caso, a utilização de um HOTAS é altamente recomendável, fato que, entretanto, pode tornar o jogo um tanto quanto restrito. Falando por experiência própria, passei algum tempo configurando meu HOTAS no jogo, e posso dizer que a jogabilidade, desta forma, fica bem mais fácil e intuitiva.

Ambientação e gráficos

Comanche é ambientado em um futuro próximo, e a campanha fala a respeito de um conflito que acaba envolvendo o mundo inteiro.

Logo antes de nossa primeira decolagem somos apresentados a alguns elementos de tal narrativa, porém, tudo é bastante escasso, neste sentido.

Até mesmo porque por enquanto, vale lembrar mais uma vez, temos apenas uma missão solo, sendo que a previsão da NUKKLEAR é que o título permaneça em Early Access por pelo menos 6 meses.

Os gráficos do jogo são OK, mas confesso que eu esperava mais. Assim que vi o trailer de lançamento em Early Access, fiquei extremamente empolgado. Porém, ao jogar o título, me decepcionei um pouco.

Game Comanche

Obs: segundo a THQ Nordic, o game roda na Unreal Engine 4.

Um prático e bem vindo Drone

Sendo ambientado em um futuro próximo, é natural que o jogo conte com tecnologias avançadas. E isto não se limita apenas às armas do helicóptero.

Temos em nosso Comanche um interessantíssimo drone, o qual pode ser lançado a qualquer momento pelo jogador/piloto.

Tal drone conta com armamento, vale ressaltar, e também é capaz de investigar objetos em solo ou em outras superfícies. Confesso que este foi um dos detalhes de Comanche dos quais mais gostei.

Game Comanche

Pilotar o drone é bastante simples, ao contrário do helicóptero, e confesso que fiquei bastante tempo brincando com o mesmo, até mesmo durante o parco tutorial.

Algumas considerações finais

Este novo Comanche pode vir a ser um bom jogo, no futuro, caso a ele seja adicionada uma campanha verdadeiramente interessante, bem feita.

Game Comanche

O jogo tem um grande potencial. Entretanto, da forma em que ele se encontra, eu recomendo que você aguarde um pouco. Não o adquira durante sua permanência no programa Early Access.

Aguarde por mais atualizações, por novidades, por novos recursos. Por mais. Por algo que faça jus aos 45 Reais por ele cobrados.

Ah, sim, vale ressaltar que a NUKKLEAR disponibilizou uma espécie de roadmap, no qual é dito que a segunda missão da campanha do jogo será lançada em Abril, juntamente com opções gráficas aprimoradas. Vamos aguardar, e torcer.

Enquanto isso, fique com o trailer de Acesso Antecipado do jogo:

Pin It on Pinterest