Triste notícia, esta. O Steam foi “hackeado”, e a Valve está investigando um possível vazamento de dados de usuários, inclusive dados relativos a cartões de crédito. O comunicado oficial foi feito pelo próprio Gabe Newell, o qual mencionou que o problema começou na noite do dia 06 de Novembro (domingo).
Tudo já andava meio estranho, é claro, com os fóruns do Steam “em manutenção”, e Gabe Newell mencionou que os invasores conseguiram acesso a um outro banco de dados, além do fórum. Este banco de dados continha dados como, por exemplo, nomes de usuários, histórico de compras, endereços de e-mail e “físicos”, e informações de cartões de crédito criptografadas.
“Nós não temos evidência de que os números de cartões de crédito criptografados ou informações de identificação pessoal foram levados pelos invasores, ou que a proteção sobre os números de cartões de crédito ou senhas foi quebrada. Ainda estamos investigando“, disse Gabe Newell.
O chefão da Valve também diz que até o momento não foram registrados casos de utilização indevida de cartões de crédito, e sugere aos clientes que fiquem de olho. É extremamente importante, de agora em diante, checar sempre as faturas de nossos cartões e as transações realizadas.
“Não temos conhecimento de quaisquer contas Steam comprometidas, então não estamos planejando forçar uma troca de senhas de contas Steam (as quais são separadas das senhas do fórum). Entretanto, não seria uma má ideia alterá-las também, especialmente se forem idênticas à senha utilizada no fórum do Steam“, continua Newell. Ainda é dito que a alteração das senhas do fórum será necessária, quando o mesmo voltar ao ar.
Eu sugiro firmemente que todos vocês troquem as senhas de suas contas, imediatamente, se é que ainda não o fizeram. Além disso, uma ótima ideia seria desautorizar todos os computadores com acesso à sua conta, através do Steam Guard. Para isto, abra seu cliente Steam e vá em “Steam ==> Settings”. Em seguida, na aba “Account”, clique no botão “Manage Steam Guard Account Security”. Na próxima tela, marque a opção “Deauthorize all other computers now” e clique em “Next”.
Isto fará com que você tenha de inserir o código recebido por e-mail quando tentar se logar no Steam novamente, mas ao mesmo tempo fornecerá uma proteção adicional à sua conta, pois qualquer outra hipotética pessoa que porventura tenha obtido acesso à sua conta será, digamos, “bloqueada”. Além disso, eu sugiro que você remova todos os dados de seu cartão de crédito do Steam, pelo menos por enquanto, mesmo sabendo que a invasão já ocorreu. Nunca se sabe, não é?
Casos como este sempre me deixam extremamente triste, além de preocupado. Torço para que nenhum tipo de problema ocorra a nenhum usuário do Steam, após esta invasão.
Estou roendo as unhas de nervosismo, eu sempre dou preferência ao PayPal, mas, uma vez tive problemas com eles (PayPay) em uma compra na Steam e acabei passando o cartão, desde então o número ficou armazenado lá.
O que mais preocupa é o provável roubo dos cartões, uma vez que utilizo a Steam Guard e o processo parece bastante seguro, mas, por precaução, troquei minha senha por outra mais segura, daquelas que você tem que anotar no post-it para não esquecer rs.
Até o momento não notei nenhuma movimentação estranha na conta, espero que permaneça assim.
@Hideki T,
Eu também, Hideki. Sempre uso PayPal, mas uma vez também deu problema, e acabei inserindo meu cartão, que ficou guardado. Claro que já removi, mas, já foi, né.
Eu também troquei a senha, e até agora não notei nada estranho, seja nos cartões, seja na conta, etc. Vamos torcer para que a Valve resolva tudo da melhor maneira possível, e que ninguém seja prejudicado. Olha, pra evitar post-it, usa o Roboform…rsrsrsrsrs 🙂
@Marcos A.T. Silva, engraçado você comentar sobre o Roboform, pois é o programa que utilizo para essa finalidade. Você tem a versão que trabalha com o FF e o Chrome? Eu uso a 6 e preciso fazer o upgrade que, infelizmente, não é gratuito.
@Hideki T,
Então, eu uso a versão que roda no FF, Chrome, etc. É a versão 7 do Roboform Everywhere, que sincroniza com o Roboform online. Vê lá no suporte deles se de repente não te oferecem um desconto no upgrade. 🙂
Uso muito esse aplicativo.
Já tomei alterei minha senha, acredito que a valve dara uma solução para isso, mas uma coisa é certa não existe sistema nenhum 100% seguro.
@Rodrigo Lima,
Realmente, Rodrigo. Sistema algum é 100% seguro. Principalmente quando gente mal intencionada quer aprontar. É fogo, viu. Tomara que nada sensível tenha sido exposto.