Bem que eu dizia. Disse aqui, aqui e aqui. Tudo estava muito estranho, e mesmo o fato de dizerem que as distribuidoras não estavam felizes com o lado “DRM free” do serviço não era motivo suficiente para o fechamento do Good Old Games. As coisas foram evoluindo de uma tal forma, aliás, desde o dia em que anunciaram o “fechamento do site”, que tudo indicava que o serviço seria, digamos, “repaginado”. Que um novo GOG iria surgir, e que novidades iriam aparecer.
Bem, agora, o site do GOG está novamente com uma aparência profissional, e em um curto texto a equipe (ou seja lá quem quer que tenha escrito o texto) pede desculpas a todos os que se sentiram “enganados ou prejudicados”. Eles até pedem desculpas do fundo do coração. A verdade é que o GOG.com foi realmente fechado. Mas o GOG.com “beta”, que estava no ar há dois anos. Agora, um novo GOG.com será lançado, dentro de mais ou menos 18 horas. “Bestas”, fomos nós, que tivemos o acesso aos nossos games cortado por vários dias.
Amanhã, às 09:00 hrs da manhã (horário de brasília), o novo GOG irá ao ar, e a equipe promete muitas novidades. Até mesmo uma conferência transmitida via streaming foi “promovida” no site do serviço, onde os administradores, vestidos de monges, explicavam um pouco do que havia ocorrido.
De qualquer forma, o GOG saiu do beta e nós fomos feitos de bestas. Pagamos pelos nossos games e, devido a uma jogada de marketing, ficamos sem acesso aos mesmos por dias. Acredito que nada impediria o GOG de fazer as coisas da maneira correta. Avisando antes todos os usuários. Mesmo que um novo site vá ao ar, no mínimo devería existir um box para fazermos login e baixarmos os games pelos quais pagamos.
Tudo isto, mais uma vez, mostra que a distribuição digital de games ainda precisa ter muitas de suas arestas aparadas. Acredito que tenha faltado um pouco de bom senso e respeito para com os clientes, nessa “jogada” toda. No mínimo, deveríamos receber alguns games de brinde, assim que o site voltar ao ar.
Não sei se o GOG conseguiu ou conseguirá o que pretendia/pretende com essa palhaçada toda, mas uma coisa é certa: acredito que muita gente perdeu a confiança no serviço, infelizmente. 🙁
Espero recuperar a confiança no serviço, pois em mais de um ano de utilização, nunca fiquei na mão. Mas, isto tudo nos leva a pensar em “se” e “como” somos importantes ou não para uma empresa que vende games digitalmente. Tudo isto nos leva a comparar as diferentes formas de tratamento que recebemos dos mais diversos sites de distribuição digital de games, e em como alguns deixam a desejar, enquanto outros nos enchem de atenção, recompensas, promoções, etc.
Uma brincadeira lamentável.
@Erick,
Concordo, Erick. Se fosse em um outro tipo de “ramo”, dependendo do caso, até vai. Mas fazer tudo isto e impedir o acesso dos compradores aos ítens pelos quais pagaram, é absurdo. 🙁
@HellKove,
Então, HellKove, eu não dei muitas risadas não….rsrsrs 🙂
Tenho alguns games lá, não muitos. Meu Riven, por exemplo, nem baixei ainda. E gente que compra muito lá? Gente que, por exemplo, formatou o computador no meio dessa bagunça toda e ficou sem saber o que estava ocorrendo? Em minha opinião, foi uma jogada de marketing de muito mau gosto. Podiam ter feito de forma diferente, pelo menos, sem tirar o acesso de quem possuía games lá. 🙂
@taczbr,
É, final positivo. Mas que podiam ter feito as coisas com mais um pouquinho de respeito para com os clientes, isso eles podiam, né? 🙂
@Henrique,
Concordo. Fico aqui imaginando quem gasta muito no GOG, como deve ter se sentido. Nossa.
HAHAHAHA!
Eu dei risadas disso, não leve tão a sério eu achei a “pegadinha” válida.
Fez todos de bestas, mesmo. Pelo menos não morreu, final positivo né? 🙂
e @HellKove
Quando você gastar mais de $100 seja no Steam, no GOG ou em qualquer outro site, tenho certeza que você gostaria de ser respeitado e não ter o acesso bloqueado ao que você pagou.
Eu acho que uma brincadeira que pode gerar stress em várias pessoas, não pode ser considerada uma brincadeira.
Infelizmente, achei de mal gosto.
Isso foi realmente ridiculo, eu que nem gastei grana lá tava me sentindo lesado imagina quem investiu lá.
Bom de qualquer forma tinham que demitir esse pessoal do marketing.
Alívio por ter voltado, mas pensaria bem antes de comprar qualquer coisa deles, vai que da proxima a brincadeira se torna verdade.
@Rodrigo Lima,
Disse a palavra certa, Rodrigo. Foi ridículo. E triste.
E que marketing estranho, esse. Aliás, não sei não. É claro que aqui no Brasil não rola nada, mas lá fora, será que não levaram uns processos, por isso? rsrsrsrs 🙂
Exatamente, podiam ter feita uma brincadeira à parte, um site em separado sem cortar o acesso ao site principal.
Se o Steam ficasse fora do ar por 3,4 dias e ainda zuasse com todos usuários igual o GOG fez, fingindo que ia fechar… Aí sim eu queria ver a revolução que ia dar.
Eu já não comprava algo em full price no Steam e outros, agora nunca mais vou pagar full price no GOG. Não vou dar suporte/grana total à quem faz canalhice com os usuários quando bem quiser. Vou comprar e já fazer backup no mesmo dia ou semana.
Já que o GOG é um site ainda consideravelmente desconhecido, daí muito pessoas nem ligam pro fato… Mas “AI” do dia em que acontecer o mesmo com o Steam.
@taczbr,
É a mesma coisa que eu penso. E passou uma sensação de fragilidade enorme. Acho que podiam ter brincado à vontade, mas o acesso dos clientes aos games pelos quais pagaram jamais deveria ter sido eliminado, nem por um segundo sequer.
Não sei se o GOG era tão desconhecido assim, cara. Principalmente pelo fato de ser o único especializado em games antigos. Confesso que minha confiança no site ficou meio abalada, e espero recuperar pelo menos grande parte dela. Porque, games antigos, sem DRM, totalmente legalizados, só lá, mesmo. 🙁
“GOG.com you broke my heart!!!”
… mas nos dê alguns games de brinde que talvez possamos nos reconciliar! 😉
@FrankCastle,
Estou esperando por alguns games de brinde, também. O site deles está experimentando alguns problemas, no momento…rsrsrsrs
@Marcos
Processos? Ixi não vai dar nada, difícil.
Como eu disse, por se tratar de um site desconhecido daí muitas pessoas nem ligam pro fato. E os que ligam e reclama, acabam sendo desmerecidos por outros que acharam “ah foi engraçado, eu que não gastei mais que $20 lá achei que foi engraçado”. Entende?
@taczbr,
Olha, cara, por aqui não mesmo. Mas lá fora, acho que pode rolar, ou já ter rolado. O GOG não era tão desconhecido assim. Sei lá, acho que pode ter dado alguma coisa sim. E é triste, essa falta de respeito. Eu, pelo menos, vi como uma falta de respeito. 🙁
Sinceramente isso foi uma puta falta de respeito com os usuários do serviço e uma puta falta de profissionalidade por parte do GOG.
Só o desespero que eu passei pq tinham alguns jogos na minha estante q ainda n tinha baixado quando anunciaram o “fechamento”!
E o pior é q eles fizeram essa palhaçada toda num fds logo após uma promoção e deixou o povo chupando dedo sem poder baixar os jogos q haviam acabado de comprar.
A imagem do GOG caiu um pouco no meu conceito após esse evento.
@Estephan Sarcinelli,
Nem me fale, Estephan. Também tinha games lá sem baixar. Queria saber quem cuida do marketing deles…heheheheeh
Muito feio, o que fizeram. Imagino quem gastava/gasta muito, lá. Confesso que fiquei muito, muito abalado mesmo, e meu conceito a respeito deles foi abalado.
O pessoal quer que lancemos outro concurso nos mesmos moldes que fizemos, pois nossa parceria com o GOG continua. Vamos lançar, pois agora acho que eles aprenderam.
Mas o que fizeram foi, sim, infelizmente, falta de respeito.
@Marcos Quando disse desconhecido é em comparação com o Steam. Vamos pensar que se o Steam hoje tem mais de 25 milhões de contas, o GOG teria quanto? 500 mil? 😉
Quem é da imprensa e gosta de jogos antigos conhece o site claro; mas muitos gamers só tem o Steam como ponto de referência, ou nem mesmo o Steam. Muitos chegam lá e falam “Descobri hoje o GOG por causa dessa jogada de marketing, de fingir de morto, li notícias”.
O fato abalou um pouco a confiança na distribuição digital. Vamos ver se não vão repetir a besteira no futuro né, mas penso que não irão. Bola pra frente, e que venha outro sorteio do XboxPlus+GOG. 😉
@taczbr,
Ah, sim…rs Comparando com o Steam, o GOG não é praticamente nada, digamos. 🙂
Eu acho que eles erraram, mas acho que não vão bobear mais. Mais uma dessas e será decretada a falência do serviço…rsrsrsrs E bola pra frente, com certeza.
Falando nisso, o primeiro jogo que eu comprei a EA Games Download Manager já sumiu da minha lista e o suporte nada ajuda. Foi o primeiro e último. Hoje só compro se for pela Steam
Você comprou direto no site da EA e sumiu da lista pra você, Heitor? Foi isso? 🙁
Nossa. É, o Steam é mestre na área. Até me reembolsou uma vez, na boa, quando deu problema na parte do multiplayer do Spore e a EA não resolvia o problema. Eu tenho muita confiança no serviço.