A EaseUS é uma empresa chinesa de tecnologia, fundada em 2004. Dentre seus softwares (todos eles localizados em português do Brasil), temos, por exemplo, o EaseUS Todo PCTrans.

Utilizo o software de backup da empresa, o EaseUS Todo Backup Home (o qual também possui uma versão gratuita) há algum tempo, e gosto bastante.

A empresa prima pela facilidade de uso, e tenta descomplicar ao máximo tarefas que talvez fossem mais preocupantes, digamos, caso estivessem “nas mãos” de outras aplicações.

EaseUS Todo PCTrans

Este é o caso do EaseUS Todo PCTrans, software que permite a migração de programas, aplicativos e games, obviamente, entre um PC e outro. Ou entre partições. Ou até mesmo entre um disco e outro.

Obs: você pode mover, por exemplo, um jogo eletrônico de seu HDD para seu SSD utilizando o EaseUS Todo PCTrans, com extrema facilidade.

Sobre o EaseUS Todo PCTrans

O aplicativo da EaseUS permite que não apenas qualquer game seja migrado: ele também move todas as configurações previamente realizadas no mesmo.

EaseUS Todo PCTrans

Isto também vale para aplicativos, como por exemplo o Adobe Photoshop: movendo-o entre um PC e outro (ao invés de desinstalar e reinstalar, tendo então de lidar com reconfigurações), você move junto todas as suas configurações e ajustes.

O mesmo pode ser dito também do Microsoft Office, e de qualquer outro programa porventura instalado em seu(s) computador(es).

Ou seja, é muito mais fácil mover, através do EaseUS Todo PCTrans, do que desinstalar e reinstalar: um processo que, venhamos e convenhamos, pode ser bastante cansativo.

EaseUS Todo PCTrans

Escolhendo os games que serão migrados

Isto é ainda mais perceptível, talvez, quando se trata de games: é muito mais fácil movê-los com o software supracitado do que instalá-los novamente em um outro PC, caso a necessidade surja.

E o aplicativo da desenvolvedora chinesa pode realizar tal trabalho “pesado” de diversas maneiras, como veremos ao longo deste artigo.

Além disso, caso você tenha problemas com a internet em sua região, é fácil perceber que é muito mais tranquilo transferir seus games do Steam, por exemplo, com o programa, do que baixá-los novamente no outro computador.

Transferindo games de um PC para outro PC

O EaseUS Todo PCTrans pode transferir seus games entre uma máquina e outra através de sua rede local, cabeada ou não. Existe uma opção especialmente dedicada, no aplicativo, e ele inclusive busca pelos computadores existentes na rede.

Além da opção acima, o software também é capaz de criar uma imagem contendo todos os seus games (ou apenas um ou dois – você escolhe). Tal imagem pode ser gerada, por exemplo, em um HD externo, ou até mesmo em um pendrive (lembre-se: desde que haja espaço suficiente).

EaseUS Todo PCTrans

O EaseUS Todo PCTrans também pode transferir seus jogos eletrônicos para uma outra partição, no mesmo PC (ou até mesmo para outro disco), através de um recurso especialmente dedicado.

Obs: caso você queira, por exemplo, transferir algum game de seu hard disk tradicional para um recém instalado SSD.

O processo todo é bastante simples, e o software conta com práticos wizards que guiam você através de todos os procedimentos necessários.

EaseUS Todo PCTrans

Perceba que estamos aqui falando sobre 3 modos diferentes de transferência de dados/games, valendo a pena também destacar mais uma vez que configurações e ajustes em aplicações, por exemplo, também são transferidos/migrados, para a nova máquina ou partição/disco.

O software permite a cópia e a restauração dos dados de forma extremamente simples, esteja você esteja lidando com games ou com programas os mais diversos (ele faz uma completa varredura na máquina, e identifica tudo o que está instalado).

Outros recursos

Vale lembrar também que o EaseUS Todo PCTrans permite a criação de verdadeiros backups. Por exemplo, você pode utilizar a opção “Transferência de imagem” para criar um arquivo de imagem contendo aplicações e dados.

Fotografias, bancos de dados, imagens as mais diversas, programas com suas respectivas configurações e ajustes, contas, etc. Tudo isto é então armazenado em um arquivo com extensão .PCT, o qual pode ser posteriormente recuperado através do próprio PCTrans.

Obviamente, ao criarmos backups, os quais podem ou não incluir jogos, podemos determinar quais informações/dados/aplicativos/games farão parte do “pacote” (por padrão, o programa da EaseUS seleciona tudo).

Além disso, o programa da desenvolvedora chinesa conta com uma ferramenta para liberação de espaço em disco, limpando, digamos, tudo aquilo que vai se acumulando com o passar do tempo e que quase sempre é desnecessário e/ou problemático (cookies, arquivos de cache, arquivos temporários, etc).

Ele também possui um recurso que busca especificamente por “arquivos grandes” inúteis, permitindo inclusive que o usuário escolha qual será o disco a ser analisado.

Algumas considerações finais

O EaseUS Todo PCTrans conta com uma versão gratuita, limitada a 500MB de dados e a 2 programas. Para maiores detalhes, confira o link no primeiro parágrafo.

Já a versão completa do programa, a qual custa US$ 49,95, é capaz de transferir dados e softwares ilimitados. Além disso, tal versão também conta com suporte técnico gratuito.

Eu gostei bastante do aplicativo, e como usuário da EaseUS, posso afirmar que ele cumpre muito bem com aquilo que é prometido em sua página. Rápido, confiável e seguro.

O software, além disso, conta com traduções em 10 idiomas diferentes, incluindo inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e, é claro, português do Brasil.

Pin It on Pinterest