Inspirado nos trabalhos do artista holandês M.C. Escher, Manifold Garden (site oficial) está sendo hoje lançado para PlayStation 4, para Xbox One e para Nintendo Switch, através das redes de cada um destes consoles.

O jogo foi inicialmente lançado para PC, em 2019, e foi também devidamente analisado aqui no XboxPlus. Trata-se de um trabalho sem igual, obra do artista e físico William Chyr (e de seu estúdio, o William Chyr Studio).

A chegada de um jogo tão especial aos consoles é algo muito bacana, em minha modesta opinião. Mais pessoas poderão apreciar o belíssimo trabalho de Chyr, um jogo que levou cerca de 7 anos para ficar pronto.

Um trabalho, certamente, hercúleo, e que apresenta ao jogador paisagens, arquiteturas e puzzles extremamente intrigantes e muitas vezes capazes de fazer com que alguns “neurônios sejam queimados”.

Manifold Garden

Manifold Garden é um jogo interessantíssimo, e como eu disse em meu review:

…muitos de seus puzzles e ambientes, bem como mecanismos, lembram até mesmo um pouco de Portal, da Valve. Aliás, Manifold Garden é um jogo repleto de puzzles, com uma ambientação um tanto quanto psicodélica, e arquiteturas verdadeiramente impossíveis“.

O game, que também brinca bastante com a gravidade, chegou a ser indicado aos prêmios BAFTA e Game Developers Choice Awards. E não é para menos: o título é verdadeiramente imperdível, para todo amante de um bom puzzle game.

Manifold Garden

Manifold Garden também oferece ao jogador enormes oportunidades para exploração, e nele não existe, digamos, “certo” ou “errado”. Os cenários são infinitos, e o jogador pode até mesmo “se perder”, em vários momentos, valendo também a pena lembrar que temos aqui um exemplar de jogo eletrônico onde não há morte.

Você pode cair, muitas vezes de alturas verdadeiramente incomensuráveis, e sempre haverá “algo” para suportar sua queda, sendo que seu “corpo” não sofrerá nenhum tipo de dano.

Agora, fique com o novo trailer de Manifold Garden, relacionado com sua chegada nos consoles:

E abaixo você pode conferir um breve vídeo com diversas inspirações arquitetônicas que influenciaram Manifold Garden:

Pin It on Pinterest