Olá pessoal. Mais uma entrevista aqui no XboxPlus. Desta vez, o entrevistado se chama Phil Hassey, e é o desenvolvedor do game de estratégia “Galcon Fusion“. Trata-se de um indie game fantástico, e como vocês verão abaixo, a Galcon é composta por duas pessoas apenas, o Phil e sua esposa.
Nos primeiros contatos que mantive com a Galcon falei com a esposa do Phil, Nan Hassey, a qual muito gentilmente me atendeu e respondeu a todas as minhas perguntas. Foi ela, aliás, quem encaminhou para o Phil as questões que enviei.
Além disso, eles nos ofereceram uma cópia do game, versão Steam, a qual será dada gratuitamente a um de nossos leitores muito em breve, através de um sorteio, promoção ou concurso: não sabemos bem ainda como será feito, mas acontecerá em breve.
Portanto, fique de olho no XboxPlus, assine o nosso feed e/ou siga-nos no Twitter. Muita coisa boa vem vindo por aí. Neste momento, já temos em mãos 7 games (doados ao XboxPlus pelos seus desenvolvedores) para serem sorteados aqui no blog, e estamos aguardando por mais alguns. E, o melhor de tudo é que muitos desenvolvedores nos ofereceram mais de uma cópia.
Um dos desenvolvedores, aliás, nos ofereceu 5 cópias para serem distribuídas em nossos concursos/sorteios, portanto, fiquem ligados, ok? 🙂
Sobre Galcon Fusion
Galcon Fusion é um game de estratégia ambientado no espaço, no qual você deve comandar suas naves e conquistar mundos, tendo inclusive a liberdade de determinar o percentual de sua frota que será enviado em cada missão. A cada mundo conquistado, ou seja, em cada investida na qual o número de naves que você enviou consegue sobrepujar o número de defensores do planeta em questão, você o toma para si.
Este planeta, então, passa a fazer parte do seu império galático, e a produzir mais naves para que você possa, assim, conquistar cada vez mais planetas. Mas não pense que será somente “sombra e água fresca”. Também existem perigos no game. Jogue, e descubra. 🙂
O game possui gráficos muito bonitos e uma trilha sonora bem apropriada. Seus controles são muito fáceis de serem aprendidos, além de ser muito agradável jogá-lo. O game foi lançado em 11 de Fevereiro de 2010, e eu já garanti minha cópia no Steam logo após baixar e jogar a mesma por alguns minutos. 🙂
Galcon Fusion possui uma versão lançada anteriormente para o iPhone, chamada apenas de “Galcon”, game este considerado por muitos como o melhor game de estratégia disponível para o aparelho da Apple.
Bom, vamos á entrevista:
1) XboxPlus: Olá Phil. Em primeiro lugar, gostaria de lhe agradecer pela gentileza em arrumar um tempo na sua agenda para responder às nossas perguntas. 🙂
Phil Hassey: Sem problemas!
2) XBP: Você poderia responder algumas perguntas a respeito de sua empresa? Onde vocês estão localizados, e quantas pessoas fazem parte da equipe de desenvolvimento?
PH: Nossa sede está no Colorado. Somos somente eu e minha esposa Nan (que dirige a comunidade e a parte de relações públicas). Meu cunhado compôs a música, e um fã do Galcon original cuidou do logo e do artwork.
3) XBP: Vocês são uma empresa ou um grupo de pessoas que adoram criar jogos? 🙂
PH: É claro! 🙂 (pela resposta, entendi que são um “grupo de pessoas que adoram criar jogos”, e não uma empresa constituída)
4) XBP: Quando vocês decidiram lançar o game também no Steam, vocês estavam pensando no site da Valve como uma maneira adicional para ajudar a aumentar as vendas de “Galcon Fusion”? Vocês se sentem felizes com o Steam?
PH: Sim – eles têm um grupo de jogadores muito direcionado ao multi-player, e eu senti que atingir essa audiência seria algo muito valioso. Estou muito feliz com eles!
5) XBP: Esta é uma pergunta que eu preciso fazer. 🙂 Você é um gamer? Quais plataformas prefere?
PH: Eu não sou um grande gamer mesmo, apesar de jogar alguns. Os 3 games que eu mais joguei no ano passado foram “Tales of Monkey Island (PC)”, “Canabalt (Flash)” e “Giana Sisters (iPhone)”.
6) XBP: Quando você iniciou o desenvolvimento de “Galcon Fusion”?
PH: Eu desenvolvi Galcon originalmente a 4 anos atrás, em um concurso de desenvolvimento de games onde os mesmos tinham de ser criados em até 48 horas. O jogo foi evoluindo desde então, com a versão para PC, a versão para o iPhone, etc. O trabalho especificamente para o Fusion iniciou em outubro do ano passado.
7) XBP: Você se inspirou em algum jogo em especial, quando pensou em criar “Galcon Fusion”? Se sim, que jogo é este?
PH: Um jogo para MS-DOS chamado “Galactic Conquest” foi minha inspiração. Era um game muito simples ambientado no espaço, de estratégia baseada em turnos. O concurso no qual eu havia competido possuía dentre seus temas um chamado “enxames”, e assim, eu misturei as duas idéias juntas e surgiu o Galcon.
8 ) XBP: “Galcon Fusion” é um jogo de pura estratégia. Mas seus controles são muito fáceis, e os gráficos são surpreendentes. A trilha sonora também é muito excitante. Um jogo como esse pode perfeitamente ser jogado por pessoas que não possuem familiaridade com jogos de estratégia. Este foi um caminho que você encontrou para atingir o maior número possível de gamers?
PH: Espero que sim!
9) XBP: Este estilo de jogo onde o gamer deve “conquistar mundos, um após o outro”, é algo que foi elevado a uma jogabilidade, vamos dizer, mais fácil e mais confortável. A possibilidade de reorganizar a esquadra e redirecionar suas naves para os mundos escuros, conquistá-los e torná-los parte de seu império também é algo muito interessante. Você acha que este é um dos atrativos de “Galcon Fusion”?
PH: Sim – Eu acho que as pessoas gostam de observar os enxames de triângulos, e elas realmente apreciam jogos rápidos. Um partida pode ser terminada em questão de minutos, o que poderia levar horas ou dias em outros jogos.
10) XBP: Algumas pessoas me disseram que amaram o game por causa disto. Devido a essa possibilidade de conquistar mundos, especificando o tamanho da esquadra a ser enviada e dirigindo a mesma até o ponto/planeta que eles desejam. Isso é algo inovador. Quais foram suas razões para criar um jogo onde tal liberdade é dada ao jogador?
PH: Eu possuo pouco tempo disponível para mim mesmo, então, eu gosto de games que não levem uma eternidade para serem jogados. 🙂
11) XBP: O multiplayer é algo muito interessante, principalmente em um jogo de estratégia. Você pretende expandir “Galcon Fusion”, com novas características e modos de jogo?
PH: Eu não tenho certeza agora!
12) XBP: Eu sou uma pessoa que acredita que um “mundo multi-plataforma ” é melhor. 🙂 Você tem algum plano para lançar “Galcon Fusion” também para o Xbox 360 e o Playstation 3, através de suas respectivas redes?
PH: Eu gostaria de ver Galcon em alguns consoles no futuro. Mas não sei quando.
14) XBP: Você poderia dizer algo a respeito do desenvolvimento de “Galcon Fusion?” Dificuldades encontradas, linguagem de programação, etc?
PH: Uma vez que Galcon Fusion é um sucessor de Galcon e das versões para iPhone do Galcon, um dos maiores desafios foi criar uma interface de usuário que funcione para ambos os tipos de jogadores. A interface desses dois games era muito diferente, mas eu sinto que a interface de Galcon Fusion realmente combinou o melhor de ambos em uma forma bastante simples.
15) XBP: Agora, passados 8 dias do lançamento do game, quais são suas impressões? “Galcon Fusion” está sendo bem recebido pela crítica e pelos gamers?
PH: Sim. 🙂
16) XBP: Você pode compartilhar alguns números de vendas com a gente? Quantas cópias foram vendidas, por exemplo?
PH: Não. 🙂
17) XBP: Quem compôs a trilha sonora do game? Ela é bem apropriada para o mesmo! 🙂
PH: Meu cunhado Tim Inge compôs a música! Ele é muito bom. 🙂
www.melodyninja.com é o seu site de música, caso vocês estejam interessados em saber mais a respeito dele.
18) XBP: Quais são seus planos, a respeito das vendas, para “Galcon Fusion”, a partir de agora? Notei que ele está à venda apenas no seu website e no Steam. Você pretende disponibilizá-lo também no GamersGate, no Impulse, no Direct2Drive, etc?
PH: Estou trabalhando para começar a distribuí-lo em outros sites a partir do próximo mês.
19) XBP: Estou certo de que “Galcon Fusion” vale muito mais do que US$ 9,99. Por que vocês estão vendendo um grande jogo como este por um preço tão baixo? É uma estratégia de marketing? Vender mais cópias a um preço baixo, ao invés de vender menos cópias a um preço mais alto?
PH: Sim – Eu acho que 9,99 é um bom preço para este jogo. Eu também quero realmente ter uma grande base de usuários, para que o multiplayer possa florescer! Eu preciso de muitos usuários ativos para realmente ter uma boa comunidade. Portanto, quanto mais, melhor.
20) XBP: Então, Phil, há algo que você gostaria de dizer aos leitores do XboxPlus e aos gamers brasileiros? 🙂
PH: Obrigado! Nós realmente esperamos que vocês apreciem Galcon Fusion!
21) Gostaria de agradecer a todo o pessoal da Galcon, pelas rápidas respostas, ajuda e apoio. E também ao Phil, por me dar a oportunidade de entrevistá-lo. Espero que “Galcon Fusion” cresça cada vez mais. 🙂
———————————————————–
Então, pessoal, aqui termina mais uma entrevista. Espero que todos apreciem a mesma. Com certeza, é sempre interessante esse feedback gamer/desenvolvedor. Pelo menos, eu acredito nisto.
Ah, e caso tenham se interessado e não queiram esperar pela cópia do Galcon Fusion que será oferecida gratuitamente aqui no XboxPlus, é possível comprar o game ainda com desconto, por US$ 8,99, tanto no site do desenvolvedor quanto no Steam:
Você pode também baixar a demo do game, tanto através do Steam quanto através do site do desenvolvedor:
E fiquem ligados nas nossas novidades! 🙂
Trackbacks/Pingbacks