Depois de BioShock 2, foi a vez de Batman: Arkham Asylum e Batman: Arkham City abandonarem a plataforma Games for Windows Live e migrarem para o Steam. O anúncio foi feito hoje e confirma que a mudança se deve ao encerramento das atividades da loja Games for Windows Live Marketplace, em agosto, e ao fim do serviço, agendado para julho do ano que vem. A migração para a plataforma da Valve permite a continuidade do jogo.
Agora no Steam, Batman: Arkham Asylum passa a contar com conquistas desbloqueáveis. Arkham City já possuía a funcionalidade, que era compartilhada com o sistema da Microsoft (as conquistas eram destravadas em ambos os serviços, simultaneamente).
Se você tem o jogo comprado no Steam, basta apenas aguardar pelo download do patch que retira a GFWL. Se você comprou em outro lugar, será necessário registrar a chave do produto no serviço da Valve. Daí pra frente, os jogos ficarão incorporados à sua biblioteca digital, podendo ser baixados em qualquer computador utilizando sua conta do Steam.
Além disso, outra ótima notícia é que quem já possui Batman: Arkham City no Steam receberá de graça um upgrade para a versão GOTY, que conta com o DLC Harley Quinn’s Revenge e os conteúdos adicionais do Catwoman Pack, Nightwing Bundle Pack, Robin Bundle Pack, Challenge Map Pack e Arkham City Skins Pack. A notícia ruim, especialmente para os platinadores, é que os saves serão perdidos com a migração, visto que eles eram armazenados no serviço da Microsoft.
Adeus Games for Windows Live, você com certeza não nos fará falta. 🙂
Ah, e os dois jogos estão em promoção no Steam neste momento: Arkham Asylum GOTY Edition sai por R$ 7,47 e Arkham City GOTY Edition sai por R$ 12,50. Aproveite!
Via @desgastada.
Pois eu estou tentando ativar meu Arkham Asylum no Steam e não está dando. Segundo o Steam, só o Arkham City está ativável :/
https://support.steampowered.com/kb_article.php?ref=7480-WUSF-3601
Pelos comentários do pessoal, parece que o Steam ainda não liberou o registro de cópias avulsas do jogo. Por padrão, apenas o Arkham City está habilitado, pois ele foi lançado nativamente na plataforma do Steam, ao contrário do Arkham Asylum.
Tenho certeza que vão normalizar a situação em breve, visto que eles prometeram essa possibilidade aos compradores 🙂
Obrigado pela resposta. Enviei a pergunta para o suporte do Steam e tô aguardando resposta. Enquanto isso vou tentando ativar aqui.
Disso tudo aí só não gostei foi ter que perder os saves e recomeçar do zero. Estava em andamento ainda a coletagem dos colecionáveis no Arkham City, fora conseguir os três morcegos em todas as salas de desafio. Já tinha perdido um save antes, em 90%, que apaguei sem querer. Agora lá se vai outro 😛
Bom, pelo menos o jogo é bom o suficiente para me motivar a jogar novamente. Só não agora 😀
Bom, ainda bem que já finalizei os dois, pelo menos uma vez…hehehehe =P
Agora, tem que ver o que vai acontecer com tantos outros jogos que usam esse infeliz desse GFWL.
Dúvida: e os outros jogos com GFWL, que fim levaram? Street Fighter também foi atualizado para Steamworks? E o Red Faction: Guerrilla? Não poderei mais tentar jogá-lo? (ainda não “zerei” ele :D) Alguém sabe?
Eles ainda estão operando na GFWL. O serviço vai ser desligado completamente só no ano que vem.
Porém, eles provavelmente vão realizar essa migração para o Steam também se não quiserem ver o jogo parando de funcionar pra todo mundo hehe.
Será que a steam vai abandonar de vez o GFWL ? Seria bom , tem jogos que usam essa opção é eu não gosto muito, prefiro sincronizada com a steam :).
O Steam não tem relação com a GFWL. O que acontece é que alguns jogos optam por utilizar a GFWL como interface online e são vendidos agregados a ele. O Steam, sendo uma loja de jogos, acaba invariavelmente vendendo esses jogos agregados a GFWL ou qualquer outro serviço online que eles carreguem.
A decisão de abandonar a GFWL, portanto, é da própria produtora do jogo. O Steam só faz o papel de vendê-los, independentemente da interface online que utilizem. 😛