Esta análise de Horizon Chase Turbo faz parte da seção “Análise especial“, na qual são analisados jogos que não foram analisados na época de seu lançamento. A seção contempla, entretanto, jogos lançados há mais ou menos um ano. Para lançamentos, temos a seção “Reviews“, e para jogos lançados há mais tempo, a seção “A fila anda“.

Houve um tempo, no mundo dos jogos eletrônicos, em que títulos de corrida representavam diversão pura e descompromissada. Não precisávamos nos  preocupar, por exemplo, com as tecnicidades e “firulas” de simuladores como DiRT Rally 2.0.

Tudo o que precisávamos fazer era manter o dedo no botão correspondente ao acelerador e fazer com que o carro ficasse na pista, ao mesmo tempo em que nos desviávamos dos oponentes.

Horizon Chase Turbo

Existem, obviamente, jogos de corrida modernos e de diversos tipos, e mesmo aqueles ditos “arcade”, como o ótimo Xenon Racer, por exemplo, ainda exigem um pouco mais do jogador, no tocante a configurações, drifts, utilização do freio nos momentos certos, etc.

Em 2015, a brasileira Aquiris Game Studio lançou o ótimo Horizon Chase, para dispositivos Android e iOS. O jogo fez um sucesso enorme, merecidamente. Com influências claríssimas de clássicos como Outrun e Top Gear, dentre outros, o game representou um marco e tanto para a indústria de jogos eletrônicos nacional.

Horizon Chase Turbo

E em Maio de 2018 (veja só, hoje Horizon Chase Turbo completa um ano de vida!), foi então lançado Horizon Chase Turbo, inicialmente para PC e PlayStation 4. Trata-se, acima de tudo, de um game simples, bonito demais e que prima pela diversão acima de tudo. Se a experiência já era divertida demais nos smartphones e tablets, imagine então nos consoles e no PC, com um controle em mãos!

Trata-se de um jogo que apresenta ao jogador uma verdadeira volta ao mundo, em 48 cidades diferentes e em 109 pistas. É muito conteúdo, e a nostalgia está presente desde o momento em que iniciamos o jogo, pois o compositor de sua trilha sonora é ninguém menos que Barry Leitch, responsável pela trilha sonora do saudoso Top Gear!

Jogar Horizon Chase Turbo e observar seus belíssimos gráficos, em pistas no mundo todo (tudo dividido em copas), é uma experiência e tanto. Seus gráficos em low poly são lindíssimos (podem chegar aos 4K, vale ressaltar), além de representarem uma grande homenagem aos clássicos do passado, mantendo acima de tudo a simplicidade e a clareza.

Horizon Chase Turbo

No jogo, nosso objetivo é chegar sempre nas primeiras posições, de maneira tal a progredirmos e ganharmos pontuação suficiente para desbloquear novas copas, em lugares diferentes espalhados pelo globo.

Ao correr, também devemos coletar fichas espalhadas pelas pistas, além de galões de gasolina, os quais possuem dupla função. Você precisa coletar gasolina, pois em caso contrário corre o risco de ficar sem combustível e não ser capaz de terminar a corrida. É game over, na certa.

Horizon Chase Turbo

Além disso, assim que cada corrida é terminada, você é levado a uma tela onde sua pontuação é então apresentada. E aí, é levada em consideração a posição em que você chegou e também a quantidade de fichas que você coletou, além da gasolina restante no tanque (quanto mais, melhor).

Horizon Chase Turbo

É uma mecânica muito bacana, e é imprescindível que você decore a localização das fichas e dos galões de gasolina nas pistas logo na primeira volta, de maneira tal a ser capaz de localizá-los e coletá-los nas voltas seguintes.

Horizon Chase Turbo conta com uma inteligência artificial bastante avançada. Os outros carros, os oponentes, não hesitam em ir de encontro a você, muitas vezes fazendo com que você seja lançado para fora da pista e até capote (ao dar de cara com alguma árvore, por exemplo).

Além disso, eles “brigam” constantemente entre si, e tais “duelos” podem representar um problema e tanto no momento de sua passagem. Ultrapassagens também podem ser bastante complicadas, uma vez que os outros competidores, controlados pela IA do game, não estão para brincadeira.

Horizon Chase Turbo

Basicamente, no jogo, você deve acelerar com tudo (o uso do freio, na maioria das vezes, é desnecessário) e manter o seu carro na pista, ao mesmo tempo em que se desvia dos oponentes e trabalha duro para chegar nas primeiras posições.

Algumas pistas contam com dificuldades extras, como por exemplo rochas espalhadas pelo caminho, nas laterais, e trechos bastante estreitos. Tudo isto pode dificultar bastante a nossa vida, principalmente se houver algum outro competidor próximo ao nosso carro.

Horizon Chase Turbo

Novos carros são desbloqueados de acordo com o nosso desempenho em cada copa, e existem também as melhorias, obtidas à partir de “pistas de melhoria”, específicas, nas quais devemos chegar nas primeiras posições.

Não pense, entretanto, que tais melhorias fazem com que o jogo se transforme em uma espécie de simulador, ou que elas dificultem as coisas. Nada disso: trata-se apenas de itens simples que podem ser resgatados e que aprimoram, então, determinados aspectos de todos os veículos em sua garagem, como por exemplo suspensão, maior velocidade, maior controle, mais tempo de nitro, etc.

Ah, sim, não podemos nos esquecer do nitro, elemento essencial durante as corridas, principalmente quando você perdeu algumas posições devido a algum deslize, por exemplo. Ele é capaz de dar um boost temporário ao seu carro, algo muitíssimo bem vindo, obviamente.

A velocidade é extremamente importante em Horizon Chase Turbo. Mantê-la à qualquer custo é extremamente importante, sem falar que é preciso todo o cuidado do mundo para não bater nos outros competidores, acontecimento que pode sempre resultar em perda de velocidade. Além disso, caso você bata na traseira de algum veículo à frente, é provável que ele acabe ganhando um impulso extra, deixando você para trás, perdendo posições com muita raiva.

Horizon Chase Turbo

O jogo é rápido, isto não podemos negar. Determinadas pistas apresentam curvas atrás de curvas, e o jogador deve então prestar bastante atenção ao traçado, ao mesmo tempo em que fica de olho nas placas nas laterais, as quais indicam a direção.

Horizon Chase Turbo

Algo muito bacana em Horizon Chase Turbo, também, são os “fantasmas”, ou “ghosts”: você pode ativá-los e assim competir contra seus amigos, através da performance registrada no jogo. Ou então, você pode competir contra seu próprio “ghost”, visando galgar melhores posições e se superar. Há também suporte a partidas multiplayer locais, para até 4 jogadores em tela dividida, vale ressaltar.

Existem pistas com traçados os mais variados possíveis, além de podermos jogar em condições climáticas as mais diversas. Em determinadas corridas, enfrentamos chuvas torrenciais, e em outras cinzas de vulcões e neve. Também existem corridas em diversos períodos do dia (manhã, tarde, noite), vale ressaltar.

Horizon Chase Turbo

Horizon Chase Turbo é nostalgia pura. Mais do que isso: ele prova que é possível se inspirar em clássicos do passado e criar obras tão ou mais legais, mantendo a diversão acima de tudo e a simplicidade que torna tudo extremamente cativante.

O jogo da Aquiris representa um belo marco para a indústria nacional. E pode se preparar, pois após jogar por algum tempo, as músicas da bela trilha sonora do game ficarão “grudadas” em sua mente (e isto não é ruim, que fique bem claro). Recomendadíssimo!

Ficha técnica

Título: Horizon Chase Turbo

Gênero: corrida, casual, esportes

Desenvolvedora: Aquiris Game Studio

Publisher: Aquiris Game Studio

Data de lançamento: 15 de Maio de 2018

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest