Não me surpreendi nem um pouco com estes dados. Games de futebol e, em minha opinião, títulos da série FIFA, da EA, são verdadeiros fenômenos quando se trata de vendas, por exemplo. Segundo o último relatório da GfK, FIFA 2011 já é o game mais vendido no Reino Unido, tendo ultrapassado, como um bólido, o também sensacional F1 2010, que agora ocupa a segunda posição.
Se considerarmos que o relatório toma como base a semana que foi finalizada no último sábado, 02 de Outubro de 2010, e o fato de FIFA 2011 ter sido lançado em 28 de Setembro (ou seja, 5 dias), percebemos que o tempo que o título da EA levou para derrubar o da Codemasters foi quase o mesmo que este último levou para derrubar Halo: Reach.
Aliás, é notável a queda nas vendas do título da Bungie, que agora ocupa a quarta posição, estando abaixo de Dead Rising 2. Tudo isto nos mostra o quão inconstante é o mercado de games, e como títulos que são lançados com um enorme hype (caso de Halo: Reach) podem muitas vezes sofrerem quedas muitas vezes não merecidas.
Temos de considerar também o fato de Halo: Reach ser exclusivo do Xbox 360, e todos os acima mencionados serem multiplataforma. Entretanto, o fato da bola ultrapassar os carros não deixa de ser notável. Pela primeira vez em anos tive a oportunidade de jogar, novamente (por escolha própria) um game de futebol. Optei por FIFA 2011 e não me arrependo nem um pouco. O game é maravilhoso, e consegue fazer com que até mesmo quem não aprecia futebol se divirta muito, mas muito mesmo, ao jogá-lo.
Achei estranho, entretanto, o fato de Civilization V ocupar neste momento a décima posição. Ou melhor, não estranho, mas não esperava por isto. Talvez os gamers estejam dando uma pausa na estratégia enquanto batem uma bolinha virtual. 🙂
(Via: gamesindustry.biz)
Divertido é pouco né não Marcos?
Hehehehe.
É, os títulos de futebol sempre ocuparam as primeiras posições no Reino Unido, o pessoal lá curte demais futebol.
Apesar de não ser o foco da notícia, pra mim, Fifa ainda é o melhor título de futebol que tem! =)
@Henrique,
Muito divertido, cara. 🙂
É, lá futebol é demais. Se esse relatório fosse preparado aqui, não daria outra, também…rsrsrsrs Mudanças nas outras posições, mas o FIFA em primeiro…rsrsrs
Olha, é o único título de futebol que joguei até hoje, sem contar indie games, e é o melhor, mesmo.
FIFA é uma porcaria, só tem de bom o modo dirigente, mas jogabilidade…
FIFA é pra quem não tem habilidade nem inteligencia
@Igor,
Olá Igor.
Olha, acho que é uma questão de opinião. Gosto. Cada um gosta de determinados tipos de games, e de determinados games. Falta de inteligência, ou melhor dizendo, presença de preconceito (com destaque ao fator “pré-conceito”, ou seja, formar um conceito antes de ver/testar alguma coisa), seria deixar de pelo menos experimentar uma demo de um novo lançamento em uma franquia (caso tivesse sido lançada uma demo de FIFA), somente pelo fato de não ter gostado dos outros games anteriores da série.
Eu comprei e estou gostando, e nem por isto sou burro. 🙂
Claro, nem todo mundo que joga fifa é burro, eu tb joguei fifa, mas só modo dirigente, porque quando jogava normal aconteciam coisas bizarras, como um zagueiro da maquina pegar a bola na defesa, correr reto até a lateral direita, virar e correr reto até a minha linha d fundo(ultrapassando todos os meus jogadores) e chutar pro gol. e era muito comum isso.
FIFA pode ser um jogo divertido, mas não quando encarado como simulador de futebol, principalmente quando você ve que CRonaldo é melhor que Messi.
Igor,
Eu encaro jogos de futebol como “diversão”, e não como “simuladores”. Por isso gosto do FIFA.
@Igor
Estranho cara, não é o que a mídia especializada diz. Inclusive um dos dirigentes do PES disse que adoraria ter a jogabilidade de Fifa em seu jogo.
Ele próprio admitiu que o Pro Evolution não é um simulador.
Eu possuo o PES 2010 e achei uma porcaria também, mas nem por isso acho que quem joga o mesmo é Burro ou não tem habilidade. Achei o Fifa muito mais Completo, movimentação muito mais real, os toques de bola são mais efetivos, os gráficos melhores e as opções de jogo variadas.
Sinceramente cara, não sei se você foi infeliz no seu comentário, mas gosto não se discute , e em nada está relacionado em habilidade ou inteligência. É como dizer que quem joga Halo é burro e quem joga Moder Warfare é habilidoso e inteligente só porque ele é mais real.
O fato é que quando jogava FIFA fazia 8 gols numa partida, e no PES faço uns 3, algumas poucas vezes 5 gols contra um adversario mais fraco.
Fifa simplesmente não tem disputas no meio campo, jogos equilibrados… as situações de gol são muito artificiais.
Eu já não sinto o mesmo no Fifa. Agora tudo isso que você falou, eu vi no PES 2010.
Comprei ele para o Xbox 360 e juro que tentei me acostumar.
Joguei várias partidas onde passei muita raiva ao tentar tocar a bola para um jogador, que muita das vezes estava do meu lado, e o que estava com a bola toca para um outro completamente diferente.
E não é questão de saber tocar, ou não ter direcionado a bola corretamente. Até por que, muita das vezes, não havia o porque errar, mas simplesmente a bola teimava em ir para onde eu menos queria.
Outro problema que vejo é a total inutilidade do botão de enfiar a bola. Ele praticamente não funciona pra mim naquele jogo. Por mais que eu tentasse, raras as vezes é que um lance, que muita das vezes parecia ser perfeito para uma enfiada na bola, é que realmente dava certo.
Outro ponto crítico do jogo pra mim é a cobrança de pênaltis durante a partida. Você se mantêm na visão corrente do jogo, ao invés do tradicional Jogado de costas + GOL a frente. Isso eu achei ridículo.
Os Efeitos da bola quando você chuta são quase nulos, e as jogadas rápidas são brochantes.
Os Dribles do Fifa acho muito mais real e emocionantes de se fazer.
Acho que a única coisa que admito que prefiro no PES é a organização dos jogadores no campo e escolha da formação, marcação e coisas do do tipo. Achei mais intuitiva e fácil de mexer do que no FIFA.
Do contrário não tenho dúvidas de dizer que sou muito mais Fifa ao PES.
Mas é tudo questão de gosto e não adianta. Você curte o PES, eu curto o Fifa, assim como outros leitores daqui provavelmente curtem um dos dois.
Mas se Fifa fosse tão ruim, não seria o fenômeno de vendas que é.
Admito que até o 2008 era muito fraco e sem sentido. E para o PC, o 2009 é um grande fracasso, um jogo totalmente atrasado e longe de ser o que era nos consoles. Entretanto, o a versão 2010 do PC finalmente é igual ao dos console, o que muda completamente o que era o antigo fifa para PC.
Sobre os erros de passe, você tem que estar bem posicionado pra acertar todos os passes, jogadores como Xavi, Pirlo, não cometem esse tipo de erro, mas é normal errar passes, faz parte do futebol.
Ja a enfiada de bola, é a melhor coisa do PES, eu jogo com Arsenal, então sempre tem contra ataques velozes pelas pontas, o volante enfia a bola e o ponta pode receber em velocidade, não tenho nenhum problema com esse comando, só não serve pra tocar pra quem está na mesma altura do campo. Nesse caso o toque normal ja vai adiantado. A enfiada pelo alto é a melhor coisa do universo.
Penalti é mesmo uma merda, não sei pq mudaram.
Efeito você pode aplicar com RT ou posicionando o jogador pra chutar de trivela.
Eu prefiro os dribles do PES pq você tem mais controle sobre o jogador, e pode errar.
Sobre vendas, God of War é fenomeno de vendas, mas é um jogo mediano, num estilo que existe desde o PS1 e sem nenhuma relevancia estetica. Outro exemplo é Final Fantasy, que vive até hoje com o nome que foi criado no snes, lançando porcaria atras de porcaria, com promessas de grandes graficos que nunca são realizadas…
=)
Eu entendo o seu ponto de vista.
Mas o que eu estou tentando dizer é que o fato de você não gostar de um jogo não diz que ele seja ruim, mas apenas que ele não agrada aos seus conceitos prévios de um jogo bom.
Você citou Final Fantasy do Snes, que na verdade foi criado no NES hehe, mas que depois da geração 16 bits passou a ser um jogo ruim. Mas por exemplo, eu, acho que Final Fantasy VII foi um puta jogo. Em seguida o Final Fantasy VIII, que apesar de apresentar uma história um pouco melosa, me surpreendeu demais.
Os demais não posso falar muito pois não joguei.
Você citou que o God Of War é um fenômeno em vendas e é um jogo mediano.
Mas vendas é indicativo de um jogo bom. O que não quer dizer que vá agradar a todos.
É o caso do Alone in the Dark, o último que saiu. Foi um jogo que foi super criticado, vendeu super mal, mas que eu curto demais. Gosto tanto que comprei uma edição de colecionador só para ter aqui comigo. Sou um grande fã da série, mas mesmo assim, o jogo conseguiu me agradar, mesmo com todos os defeitos apontado pelas reviews. Mas, no geral,não agradou a maioria, logo, vendeu pouco.
Mas entendo que você prefira PES ao FIFA.
Porém só quis dizer aqui que , apesar de você não gostar, existem pessoas que gostam, curtem, e sabem jogar o Fifa. No entanto, você diz no seu comentário que essas pessoas não têm habilidade e nem inteligência, o que pode ofender as pessoas que,assim como eu, jogam Fifa. Então temos que tentar ser mais cautelosos nos comentários. Você pode não gostar de um jogo, achá-lo uma porcaria, enfim, denegrir a imagem do jogo, mas não a imagem do jogador.
=)
Mas eu disse que são burros porque eles continuam falando que fifa tem grafico melhor, não tem anatomia errada, os jogadores não deslizam sobre o campo…
Simplesmente não consigo compreender, quando você ve PES parece q esta assistindo um jogo pela ESPN, quando ve FIFA parece que esta vendo bonecos desengonçados flutuando sobre um gramado de cristal radioativo, com velocidades que ignoram inercia. Então não consigo encontrar outra explicação pra acharem esse jogo bem feito.
@Igor,
Meu caro, burrice ou inteligência não tem nada a ver com gostar ou não de um jogo. Você citou Final Fantasy, e adorei, por exemplo, FFVIII. Gosto mais dos gráficos do Fifa 11 do que o que vi do PES 2011. É questão de gosto. Tem gente que ama os gráficos de Gears of War, e tem gente que odeia. Tem gente que ama gráficos e/ou jogabilidade de determinados games, e tem gente que odeia.
Eu adoro Alan Wake. É um dos melhores games exclusivos para o Xbox 360. Sendo um fracasso nas vendas, seguindo sua linha de raciocínio: ele é ruim ou, quem o aprecia, é burro? Para mim seus gráficos, seu enredo, sua jogabilidade, são fantásticos.
Não concordo com o fato de chamar ninguém de inábil ou burro simplesmente por não gostar de determinada coisa. Há gosto para tudo. Eu só peço um pouco mais de cuidado nos comentários. Muita gente, como eu, pode se sentir ofendida quando determinado tipo de comentário é postado. Não sou burro, e estou adorando FIFA 11. Posso não jogar o título como gostaria, ainda, principalmente porque minha última experiência com o FIFA foi em 1999, 2000 e 2001, mas nem por isso me falta inteligência.
Hehehehe.
Cara, a gente deve tá falando de jogos diferente, não tem como.
Você jogou qual fifa e pra qual plataforma?
joguei FIFA 2009 pra ps2 e 2010 pra 360
o FIFA 2011 parece ser o melhor ja feito, mas só de olhar ja da pra ver que esta longe de ser futebol.
Quando disse que FIFA é pra gente burra eu quis dizer que esse provavelmente é o publico alvo, assim como publico de NFS era quem não usa freio e quem gosta d Tuning, mas agora eles estão tentando fazer um jogo mais realista, sem sucesso.Gran Turismo sempre vai ser melhor.
E voces tem que lembrar que jogos ruins tambem divertem e tambem tem fãs.
@Igor,
Concordo, Igor. Mas dizer que FIFA é para gente burra, ou que o público alvo de FIFA é composto de “burros”, é o mesmo que dizer que quem discorda de mim ou de você é algo que você ou eu supomos que a pessoa seja ou não. Nada justifica dizer que alguém é burro, continuo batendo nesta tecla, apenas por gostar de um game que você não gosta e/ou enxerga falhas.
Teríamos, assim, milhões de burros pelo mundo inteiro comprando FIFA, Modern Warfare 2, PES 2011, God of War 3, etc, apenas por “imaginarmos” que nosso gosto é a verdade, quando na verdade nossa opinião é apenas nossa opinião. Minha verdade não é a sua, e vice-versa. Acho que temos de um respeitar a opinião do outro, sem ofensas, e sem chamar ninguém de burro.
Se você acha que quem gosta de FIFA é burro, então, não acho legal ficar espalhando esta “opinião” aos quatro ventos. Muitas vezes, é melhor irmos pelo lado da calma, da amizade e da educação, do que ofender pessoas que sequer conhecemos. Se eu gosto de FIFA, então para você eu sou um burro. E discordo totalmente, mas nem por isto te ofendo.
Burro pra mim é quem não sabe analisar um jogo. Quem é fã boy e não tem argumentos. Quem só sabe criticar e não tem um fundamento. Quem se baseia em fatos inverídicos para argumentar em algo ao seu favor.
Sinceramente cara, você perdeu qualquer credibilidade pra mim ao continuar argumentando sobre jogos voltados a pessoas “burras”.
Você é do tipo que diz: ” O que eu gosto é o melhor e o resto que se dane”.
Provavelmente é algum moleque que começou a vida de gamer com um Playstation 2 e acha que sabe alguma coisa.
E se não for, só demonstra que burro e desentendido aqui é você.
Talvez fosse hora de você começar a aprender a criticar ao invés de venerar seus queridinhos jogos achando que eles são tudo no mundo.
Se não gosta de Fifa ok. Se ele não atende às suas expectativas,ok! Mas guarde seus argumentos sem sentido para você ou para a sua comunidade do “Eu odeio o Fifa” no okrut!
Sem mais. Pra mim qualquer post seu nesta comunidade passará em branco. Jamais argumentarei com um moleque como você. Passar Bem.
@Henrique,
Assino embaixo. Qualquer menção a “burrice” neste post será não somente ignorada como apagada.
Bem, se voces realmente acham o FIFA melhor, até mesmo em graficos, então eu não sei o que dizer, não vou dizer que é burrice mais, mas vou dizer que é ter conceitos muito estranhos.
Eu disse “burros” porque todas as pessoas que jogam FIFA que eu conheço não tem noção nenhuma de futebol, só querem se divertir, não desejam evoluir tecnicamente no jogo.
Por mera coincidencia essas pessoas que eu citei são burras. Isso não tem relação com o jogo, mas acontece.
Assim como aconteceu com você 😉
Pessoal, achei engraçada a discusssão e como joguei todos os FIFAS e PES digo o seguinte.
Tem gente ai comparando o PES 2009 (nem digo 2010) com o FIFA 94 para mega drive.
Abs
Filipe
@Lipe,
Nossa, que comparação, hein? rsrsrs
E aí, o que está achando do FIFA 11? Não costumo jogar muito games de futebol, mas estou gostando desse. 🙂