O episódio 2, Rules, de Life is Strange 2, mantém a qualidade do capítulo anterior e nos apresenta a dois irmãos ainda mais unidos. Sean e Daniel continuam na estrada, isto é óbvio, ainda pensando em Puerto Lobos, mas dão uma parada na casa de seus avós maternos, Claire e Stephen.

Os dois irmãos, que no capítulo anterior brigavam com certa frequência e se desentendiam por motivos bastante fúteis, até, com Sean tendo de intervir (caso o jogador assim decidisse, é claro), muitas vezes, de maneira bem dura, agora se tornaram mais amigos, mais íntimos, chegando a compartilhar vários momentos de enlevo e de ótimas recordações do passado.

Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules

O passado, vale lembrar, ainda os persegue. Eles continuam sentindo de forma bastante dolorida a morte do pai, em Seattle, acontecimento que acabou culminando com a fuga de ambos e também com o fato de agora serem fugitivos da polícia; eles também continuam decididos a irem até Puerto Lobos, vale lembrar novamente, no México, terra de onde a família de ambos é originária.

Mas em uma pequenina cidade no Oregon chamada Beaver Creek, os dois acabam encontrando alguns momentos de paz, ao mesmo tempo em que reencontram seus avós maternos, os quais não viam há muito tempo (Daniel, por exemplo, nem os conhecia, dada sua tenra idade).

É aí, também, que ocorre intersecção de Life is Strange 2 com a aventura gratuita “The Awesome Adventures of Captain Spirit”, cuja análise já foi inclusive publicada aqui no XboxPlus. Daniel acaba se tornando bastante amigo de Chris, protagonista de “The Awesome Adventures of Captain Spirit”, e qualquer ranço que tenha ficado na mente do jogador em relação ao pai deste último é felizmente desfeito em Rules: o pai de Chris apenas sofre em demasia devido à perda de sua esposa, além de amar bastante seu filho – disto podemos ter certeza.

Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules

É em Beaver Creek, aliás, que acabamos tomando conhecimento de um fato bastante desagradável na vida dos dois irmãos. Sua mãe, Karen, os abandonou, há bastante tempo, e Claire, a avó, parece desejar manter tudo em segredo. É como se ela temesse revolver o passado, é como se ela tivesse cortado quaisquer tipos de laços com sua filha. Ela, na verdade, não quer nem ouvir falar no nome da mãe dos dois garotos.

Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules

Claire é um personagem um tanto quanto dominador, e ela chega a tentar estender tal dominação em relação a Sean e Daniel. Obviamente, pelo menos aqui temos um motivo para isto: ambos encontram-se escondidos, fugindo da polícia, e qualquer passo em falso pode ser extremamente negativo.

No entanto, Claire possui bom coração, e ama seus netos apesar da distância que os separou durante tanto tempo. É até mesmo notória a relação anterior de Claire com sua filha, Karen (mãe dos dois meninos), relação esta que acaba sendo revelada em partes através de objetos deixados para trás e também através de cartas e bilhetes.

Ambos os meninos sentem bastante ressentimento devido a terem sido abandonados pela mãe, enquanto ainda viviam com o pai, mas tudo aqui envolve um quê de mistério, além de uma certa necessidade de reencontro, ou de respostas, por mais incrível que possa parecer dadas as circunstâncias.

Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules

Em Rules, também, somos apresentados de maneira mais clara ao poder de Daniel, sendo que podemos controlá-lo em determinados momentos (algo que eu sinceramente desejava, desde que joguei o episódio 1). Daniel se mostra extremamente empolgado com seus poderes, mas Sean impõe algumas regras a ele (daí o nome do episódio: Rules = Regras). Dentre tais regras, é dito que Daniel não pode se exibir nem tampouco sair por aí alardeando que possui poderes especiais (além de estranhos). Isto dá também margem a algumas discussões entre os dois irmãos, mas tudo pode ser resolvido através das escolhas que o jogador realiza (ou não).

As escolhas continuam determinantes para o desenrolar da história como um todo, e existem até momentos em que somos obrigados a realizar escolhas verdadeiramente impactantes, as quais verdadeiramente serão capazes de alterar drasticamente o rumo da história.

Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules

O ambiente na casa de Claire, a avó materna dos meninos, começa a ficar um tanto quanto complicado devido à insistência dos dois em saberem mais a respeito do passado de sua mãe. Isto enquanto Sean parece repudiá-la, e à tudo o que ela representa, ao mesmo tempo em que Daniel parece sofrer com enorme nostalgia e desejo de saber mais; o quarto de Karen, a mãe de ambos, aliás, vive constantemente trancado na casa, fato que aguça bastante a curiosidade dos dois.

Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules

A DONTNOD Entertainment conseguiu criar um segundo episódio ainda mais empolgante do que o primeiro, com mais revelações e com a “liberação”, digamos, do uso do poder de Daniel, dependendo das circunstâncias. Obviamente, não podemos utilizá-lo quando bem entendermos, mas em momentos de grande necessidade, a opção relacionada é sempre ofertada.

É verdade que, assim como em Roads, tudo começa de maneira bastante lenta. Mas tão logo os acontecimentos ganham força, tão logo somos expostos a mais aspectos relevantes da narrativa, é impossível largar o teclado e o mouse. Trata-se de uma história que vale a pena ser experimentada, repleta de dor, de momentos de relaxamento, de uma trilha sonora cativante ao extremo e também de oportunidades para grandes amizades.

Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules

A xenofobia presente no primeiro episódio de Life is Strange 2, aliás, volta a dar as caras em Rules. Em determinado momento, Sean consegue acessar um notebook e com ele ter acesso a alguns sites e notícias. Aí, ele encontra detalhes relacionados ao incidente em Seattle, e pode perceber que existem pessoas chamando-os de assassinos, além de pessoas que afirmam que “nenhuma cidade deveria abrigar este tipo de gente” (vale lembrar: eles são mexicanos). Ameaças aos dois também são feitas, e Sean com elas se depara durante este momento de navegação, o qual é bastante breve, diga-se de passagem.

Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules

Também é interessante observar como diversos acontecimentos de “The Awesome Adventures of Captain Spirit” são agora explicados (lembre-se: Sean e Daniel apareceram no título brevemente), sem falar que a relação entre ambos os jogos é melhor detalhada, agora, incluindo em relação ao próprio Chris, filho do pai alcoólatra que perdeu a esposa de forma trágica (e que sofre bastante por isso).

Podemos até mesmo dizer que alguns dos acontecimentos do jogo gratuito, aliás, se completam no episódio 2 de Life is Strange 2. E isto é muito bacana, além de nos dar a clara noção de que aquele jogo não foi uma mera maneira da desenvolvedora “encher linguiça”. Muito pelo contrário.

Neste episódio 2, aliás, também são fornecidos indícios de que Karen, a mãe dos dois personagens principais, não é bem quem Claire diz. Ou melhor, indícios são fornecidos de que ela não abandonou, de fato, os dois garotos, e que com eles deseja voltar a manter contato. Isto, aliás, parece deixar a vovó bastante irritada.

E finda a aventura, o jogador fica com várias perguntas em mente: como os dois irmãos chegarão a Puerto Lobos? Eles realmente conseguirão? E sua mãe? E seus avós, retornarão novamente à aventura? Só jogando, mesmo, para descobrirmos tudo isto.

Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules

Vale também a pena destacar alguns problemas no jogo, não percebidos no primeiro episódio. Por duas vezes percebi que os modelos dos personagens sumiam de cena. Tudo isto enquanto suas vozes eram ouvidas e objetos por eles manipulados continuavam a se mover, “soltos no ar”. Isto aconteceu comigo por duas vezes, uma com Stephen, o avô dos garotos, e outra com Daniel.

Ao final da aventura, também, o jogador obtém acesso a um relatório muito bacana a respeito dos momentos cruciais do game, o qual compara suas escolhas com a dos outros jogadores. Assim, por exemplo, você fica sabendo o percentual de jogadores que agiu de maneira semelhante a você. Ou de maneiras divergentes. É muito bacana.

Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules

Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules é parada obrigatória caso você tenha jogado o primeiro episódio, Roads. Aliás, se você não jogou nenhum dos dois, faça este favor a si mesmo e jogue o quanto antes. A aventura é tocante ao extremo, repleta de momentos emocionantes, de ternura e de ação, além disso. Verdadeiramente imperdível.

Ficha técnica

Título: Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules

Gênero: aventura

Desenvolvedora: DONTNOD Entertainment

Publisher: Square Enix

Data de lançamento: 24 de Janeiro de 2018

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One

Versão analisada: PC

Pin It on Pinterest