Conforme anunciado há alguns dias atrás, hoje entra em cena um novo GOG.com. Deixa de de existir, digamos, o Good Old Games, e passa a existir o GOG, sendo que a partir de agora não existe mais um significado para este sigla. De qualquer forma, conforme anunciado em Novembro de 2011, jogos mais recentes começarão a ser vendidos através do site de distribuição digital de games para PC de propriedade da CD Projekt RED.
“Bigger. Fresher. Newer.” Pode não parecer, mas mas o GOG mudou. O que salta aos olhos logo de início é a disponibilização de jogos mais recentes. O belíssimo Trine, da Frozenbyte, bem como o estupendo point-and-click The Whispered World, da Daedalic Entertainment, já se encontram à venda no site, por preços muito bacanas, livres de DRM e com diversos extras, tais como, por exemplo, manual, trilha sonora, vídeos, wallpapers, artwork, etc. Aliás, o pessoal do GOG menciona que irá manter seu compromisso de não trabalhar com DRM.
Apesar do fato do nome GOG agora não mais estar relacionado ao antigo “Gold Old Games”, o GOG também menciona que manterá a qualidade de seu serviço e dos jogos disponibilizados. Lançamentos mensais são prometidos, também, em relação a jogos mais recentes/indie games, com a consequente firmação de parcerias com mais empresas e desenvolvedores. O próprio website também sofreu modificações sutis em seu layout, e agora ficou mais clean e agradável.
Através da “Community Wishlist” os usuários agora podem votar e discutir a respeito de novos títulos e recursos, e é muito interessante observar nesta lista a presença de games como, por exemplo, “Grim Fandango”, “Diablo”, “The Elder Scrolls III: Morrowind”, “Mass Effect” e “Max Payne”, dentre inúmeros outros.
Também foi lançado um novo “GOG.com downloader“, o qual conta com suporte a download de patches e extras, bem como envio de notificações ao usuário; o novo aplicativo em breve suportará gerenciamento remoto, aliás. Como parte da novidade, o jogo “Legend of Grimrock” já se encontra em pré-venda, e “SpaceChem”, “Machinarium Collector’s Edition” e “Darwinia” chegarão em breve. Mais de 20 novos títulos também são mencionados pelo pessoal do GOG, os quais deverão ser lançados em breve.
A falta de sentido para o nome “Gold Old Games” fica bem clara agora, uma vez que o site não venderá mais somente jogos antigos. Aliás, é muito bom termos no mercado um novo serviço de distribuição digital que também venderá títulos atuais. Concorrência sempre é saudável, pois faz com que o mercado como um todo se mexa para “ganhar pontos com o cliente”. Se o Steam domina a área, é até mesmo possível que no futuro ele tenha de se preocupar não somente com o GOG, mas também com outros serviços similares, como o GamersGate, por exemplo, o qual aos poucos começa a incrementar seu GamersGate Free Games (agora Void).
Com esta expansão em sua área de atuação, o GOG pode conquistar ainda mais clientes e no futuro se tornar uma alternativa muito interessante para a aquisição de diversos títulos, tanto devido à ausência de DRM quanto devido aos extras oferecidos. Vamos torcer para que mais e mais novos jogos sejam lançados por lá, e para que o site também continue com seu belo trabalho de adaptação e lançamento de games antigos.
Que bom, quanto mais concorrência melhor para nós!
@Rodolfo,
Com certeza. Também penso assim, e espero que mais novos títulos sejam disponibilizados por lá!
@Hideki T,
Puxa, Hideki, será que tem chance do Grim Fandango sair por lá? Já votei, até. Eu também esperava algo mais agressivo, mas talvez isso venha com o tempo. Talvez eles comecem timidamente e incrementem o catálogo aos poucos. Só achei estranha aquela válvula no helmet…hehehe
@Felipegear,
Eu também, Felipe. Fiquei com um pouco de receio depois daquela brincadeira do fechamento, mas esqueci…rsrs Eu também acho sensacional os bônus que eles oferecem com cada game. Manuais, trilhas sonoras, etc. Tenho o The Witcher 2 lá, e é fantástico. O material extra que acompanha o game conta com itens que você só encontra lá. O serviço dos caras é muito bom mesmo.
Rá, vou votar no Grim Fandango e no Mass Effect, o primeiro por ser dificílimo de achar e o segundo por não rodar no Windows 7 64 bits.
Claro que tenho pouca esperança de ver meu sonho realizado mas, se eles estão pedindo sugestões, não custa tentar.
Pelo comercial esperava algo mais agressivo, pensei que tivesse algo haver com a Valve, mas não deixa de ser uma ótima notícia.
Acho o serviço do GOG excelente. O que eu acho mais fantástico no site, é todos os bônus em todos jogos, olhar os bônus do Witcher 2 da vontade de comprar só pelo cuidado que tiveram de dar um produto de qualidade, e ainda não tem DRM, porque a steam é um pouco DRM.