Sou adepto da seguinte linha de pensamento: quanto mais gamers possuírem acesso a um game, melhor. Quanto mais games multiplataforma forem lançados, melhor. Quanto menos exclusividades existirem, melhor. Não podemos negar que existe um certo “charme” e também muitos benefícios para desenvolvedoras, distribuidoras, fabricantes de consoles e gamers quando falamos em exclusividades, mas acredito que tudo isto é obscurecido (ou pelo menos seria, caso mais games fossem lançados para mais de uma plataforma) quando observamos games de peso sendo lançados para mais de uma plataforma. Ganham todos, no final das contas, se pensarmos bem.
A BioWare anunciou, durante a GamesCom, que Mass Effect 2, título pertencente a uma série até hoje exclusiva do Xbox 360 e do PC, será lançado também para o Playstation 3. E eu comemoro: Maravilha! 🙂 Apesar de não possuir o console da Sony, sou literalmente louco por Mass Effect, e tenho plena certeza de que os donos de um Play3 amarão Mass Effect 2, esta fantástica mescla de RPG, ação e ficção científica, que “submerge” o jogador em um mundo do qual é difícil sair.
Mass Effect 2 foi lançado no início de 2010, e confesso que ainda não o finalizei por dois motivos: adoro fazer TUDO o que há para ser feito, explorar todo e qualquer recôndito do jogo (aliás, de todos os games que jogo), realizar todas as missões secundárias, “escanear” planetas em busca de minerais (é, também aprecio esta parte que muitos jogadores odeiam) e, enfim, Mass Effect para mim é “O” jogo. Além disso, estou adorando tanto este belo trabalho da BioWare, que estou jogando aos poucos, com medo de terminar logo.
É por isto tudo que comemoro esta notícia. Mass Effect 2 será agora “apresentado” a outra audiência, a outros gamers, e marcará presença em outro console. De forma bombástica, tenho total certeza. O lançamento de Mass Effect 2 para o Playstation 3 não está longe. Ele ocorrerá em Janeiro de 2011, e incluirá, segundo a própria BioWare, “horas de conteúdo bônus“.
Sou partidário da derrubada das barreiras que deixam algumas pessoas “fora da brincadeira”. Da derrubada destes limites impostos pelas exclusividades. Não vejo motivos para um game não ser lançado para mais de uma plataforma. Agora, espero que em um futuro próximo o Xbox 360 e quem sabe o PC recebam LittleBigPlanet e God of War (será que é sonhar muito alto? 🙂 ).
Em relação a LittleBigPlanet, o Create, da EA, está chegando, e talvez esta nossa “carência” seja suprida. Mas assista ao trailer que anuncia o lançamento de ME2 para o Playstation 3. A Normandy é linda demais, não?
(Via: Mass Effect Website)
Só não vejo sentido para se jogar um jogo cuja a continuação é direta do primeiro.
Se eu tivesse um playstation 3 apenas, pensaria duas vezes antes de jogar o jogo.
Mas para quem tem pelo menos um PS3 e um PC, não terá grandes problemas.
O fato é que exclusividades são importantes para sobrevivência de um console, mas não vejo sentido em se fazer exclusivas franquias que são verdadeiras obras de arte.
Acho que todos os jogadores deveriam conhecer o Mass Effect, mas também Uncharted, Little Big Planet, Metal Gear.
O que eu quero dizer é que não é só do lado da Microsoft que as exclusividades deveriam ser tomadas, mas de todas as plataformas.
De qualquer forma, só me revolta uma coisa, o que é essa tal de “horas de conteúdo bônus”?
Quer dizer então que quem comprou o jogo primeiro pro xbox e para o PC não terá nada de bônus enquanto a galera do PS3 vai? Daí já começou a sacanagem, se isso for verdade.
@Henrique,
Olha, isto é verdade. Deveriam ter lançado os 2, juntos. Assim, o pessoal poderia ter oportunidade de jogar a saga inteira, até agora. E, podemos até prever que Mass Effect 3 será lançado também para o Playstation 3, não? 🙂
Mas, mesmo assim, cara. Se algum dono de um PS3 joga também no PC, ele poderá jogar o 1 no PC e o 2 no Play 3. Essa questão das exclusividades é complicada. Por um lado, ajudam aos fabricantes, desenvolvedores, etc, mas por outro matam os gamers…rsrsrsrs
Agora, todos esses games que você citou, deveriam ser multiplataforma. Com certeza, principalmente o Metal Gear… 🙂
Essas “horas de conteúdo bônus” também achei sacanagem. Quer dizer, no mínimo vão lançar junto todos, ou alguns, DLC’s que já lançaram para o ME2, sendo que quem joga no PC ou no Xbox pagou pelos mesmos. Isso é sacanagem, mesmo. A BioWare vai ter que fazer algo para nos compensar. Pelo menos, assim espero…hehehehe
Mancada não lançarem o primeiro título, mas pelo menos melhor que nada.
Agora quanto a questão de exclusividade os únicos beneficiados são os fabricantes de console.
Multiplataforma e a possibilidade de cross nos multiplayer em todos! Hehehe
Agora que sacanagem esse “bônus” ser só para o PS3, DLC gratuito ai pra todos BioWare!
@Rodrigo Lima,
Sacanagem mesmo. Puxa, e a gente que comprou os DLC’s pro Xbox? Como ficamos? O pessoal do Playstation 3 vai ficar só na mamata? rsrsrsrsrs
Olha, também acho ruim, de certa forma, esse lance das exclusividades. Ok que elas têm lá sua importância, mas não poderiam todos ganhar muito mais caso um game fosse lançado para todas as plataformas, e os fabricantes de consoles, por exemplo, “brigarem”, então, entre si, para oferecerem sempre melhores serviços? É algo para se pensar. 🙂
Só acho também que, já que lançaram o segundo, o primeiro também deve ser lançado. Vai representar também uma belíssima adição ao catálogo de games do PS3.
Parabéns aos donos de PS3!
@Erick,
Também digo o mesmo, mesmo não tendo um Playstation 3. 🙂
@Henrique,
Olha, essa questão de lançarem com os DLC’s junto é sacanagem, se não derem os DLC’s para quem comprou pra PC ou pra Xbox. Mas tenho certeza que não vão dar…rsrsrsrs
@Erick
Parabéns o escambal… Eu quero é minhas horas a mais também!!! kakaakakkaa.
Brincadeira.
Mas ainda continuo achando sacanagem se a galera do Xbox/Pc não tiver o mesmo privilégio.